Full frame

Amigos, depois de muito pesquisar e levar em conta foco, construção, silêncio optei por uma Lente Sigma 18-35mm F/1.8 Dc Hsm Para Nikon. Acho que o preço tá salgado, mas em relação as outras tem um acabamento melhor e é mais clara.
Abração a todos e obrigado pelas dicas.

Cara lentes DX da Nikon não precisa considerar o fator de CROP, pois elas foram projetadas para atenderem as cameras com sensor APS-C
Somente de utilizar as lentes FX em sensor APS-C que coloca o fator de CROP pois essas lentes sim foram projetadas para sensor Full Frame
Uma DX 35 mm como a que utilizo na minnha D7200 é 35 mm, enquando que minha FX 50 mm é equivalente a uma 75 mm na mesma camera, mas continua sendo 50 mm quando utilizada na D750

Legal. É uma lente muito bem recomendada. Eu peguei uma 17 70 2.8 -4 C e usb doc. Gostei da lente, exceto o sentido do anel de zoom.

Uma lente 35mm, seja ela DX ou FX, terá um campo de visão equivalente a 52mm quando montada numa D7200. Seria +/- equivalente ao campo de visão de uma 50mm montada numa D750. Isso independe da marca. A diferença de uma lente DX para uma lente FX é que ela tem uma construção menor para cobrir somente a área de um sensor DX. A referência de distância focal está padronizada para sensores FX em todas as marcas, portanto, o fator de crop deve ser considerado mesmo para lentes Nikon DX.

É impressionante a confiança que vc tem em si ao corrigir algo que está correto com uma informação errada.

Me explica então por gentileza por que ao colocar minha 35mm DX na D750 do meu pai a camera automaticamente mostra o retangulo de corte menor e não utiliza a área total do sensor
Concordo que utilizar uma lente desenvolvida para sensor Full em um sensor APS-C tem que aplicar o fator de corte, isso sem considerar que também esta perdendo luz, pois o circulo de projeção é totalmente outro e maior que o sensor APS-C

só para referencia, site oficial da Nikon USA

A 18-35 é uma lente excelente. Mas em DSLR precisa ver se está com boa precisão de foco. Só fazendo os testes e , eventualmente, calibrando com o Sigma Doc.

Eu disse anteriormente no meu texto: a distância focal de uma lente NÃO MUDA . Uma lente 35MM continuará sendo 35MM em qualquer sensor. O que muda é o ENQUADRAMENTO do sensor menor (conhecido como fator de corte). O que estão confundindo é uma lente projetada para determinado tamanho de sensor com a distância focal e fator de corte.

DISTÂNCIA FOCAL: As lentes, em geral, são projetadas para o filme fotográfico 35MM , o que traduzindo para o digital, é o sensor Fullframe. O pessoal que usa Nikon chama de FX . Pra exemplificar, a lente Nikon FF (conhecida como FX) 35MM 1.8 e a lente para CROP Dx 35MM 1.8 , as duas possuem a distância focal (ou seja o ângulo de captação da luz) de 35 Milímetros . Ou seja , a Distância Focal da lente, é Independente do Tamanho do Sensor.

PROJEÇÃO DA LUZ: A lente pode ser projetada para um determinado tamanho de sensor. Dando um exemplo, eu posso produzir uma lente 35MM CUJO ÂNGULO DE CAPTAÇÃO DA LUZ é de 35MM para Médio Formato, para Full Frame(FX) ou para Cropadas (DX). A distância focal nunca muda . Isso é o mais importante. O que muda é que se eu faço uma lente 35MM projetada para um sensor Menor (cropadas / DX) , essa lente cobrirá um círculo menor de luz do que se fosse uma lente projetada para um sensor maior. É por isso que se você colocar uma lente Crop (DX) de 35MM na sua D750, por exemplo , que usa sensor Maior (Fullframe/FX) , a lente não irá projetar a luz no sensor todo e será formado vinhetas pretas , justamente pela falta de vidros para captar a luz completamente.

O raciocínio inverso ocorre: se você usar uma lente de 35MM projetada para um sensor Maior (Fullframe/Fx) numa câmera de sensor menor Crop (DX) , não haverá a formação de vinheta . Porque ? Porque a luz captada pelo sensor da câmera Crop (DX) sofreu um “corte” no tamanho da imagem pelo motivo do sensor ser menor. Mas note que a Distância focal da lente não muda, apenas o ângulo de captação da luz e , por fim, o tamanho do sensor .

TAMANHO DO SENSOR: Aqui entra o fator de corte. Se você usar uma lente de 35MM num sensor menor do que o Fullframe/FX , haverá o FATOR DE CORTE do sensor que é a proporção matemática de quanto o sensor menor CROP/DX é menor em relação ao sensor DX . E isso afetará NÃO A DISTÂNCIA FOCAL DA LENTE E SIM UNICAMENTE O ENQUADRAMENTO conforme a imagem abaixo:

Coloque uma 50mm na D750 e essa 35mm na camera crop, faça uma foto lado a lado e depois vem contar pra gente o resultado rsrrs

2x …
Basta olhar a diferença na imagem nas bordas dos sensores que o chefferson postou. Aquela diferença são os dois passos para trás ou para frente. Na prática o fator de corte é muito útil. Não posso nem imaginar quantos iniciantes compram lentes erradas.
Você pega a Fuji por exemplo; muitas lentes foram feitas levando o fator de corte em consideração. 56mm(85), 18mm(28), 23mm(35), 33mm(50), 16mm(24) Importa para um fotógrafo saber que uma 35 é sempre uma 35mm? O que importa é a relação real entre as coisas. É em qual tipo de sensor a lente estará sendo utilizada.

.

Em primeiro lugar, peço desculpas pela minha última mensagem, relendo agora fui ríspido desnecessariamente.

Em segundo lugar, faça o teste sugerido pelo colega, a 35mm na d7200 e a 50mm na D750 e compara as duas imagens.

Em terceiro lugar, o corte quando você coloca a 35mm na D750 é devido ser uma lente projetada para sensor aps-c portanto o círculo de projeção de luz não cobre a área do sensor Full frame, na Nikon ela automaticamente entra em modo crop para não gerar vinhetas na imagem.

Mas dá para mudar para fx e ter as vinhetas, se quiser.

Essa opção deve ser interessante para lentes genéricas. Por exemplo, já tive a ótima Sigma 10-20 ; e de 15 a 20MM a vinheta some totalmente. Ou seja, mesmo projetada para um sensor menor, nessa faixa ela se torna uma 15-20 Fullframe. E é uma opção bem baratinha , considerando que em qualquer fabricante uma Grande Angular Fullframe de qualidade tem um custo mais elevado.

Exato, a distância focal de uma lente nunca muda. A única coisa diferente é que em sensores menores, há um corte na imagem. E esse corte, vai criar uma equivalência matemática de distância focal com o sensor maior. Mas a equivalência NÃO É IGUAL.

Coloca uma 35MM num sensor cropado, em abertura 2.8 , e uma 50MM num Sensor Fullframe em abertura 2.8 com o mesmo ângulo, enquadramento, distância do objeto até a câmera, distância do fundo para o objeto e você perceberá que as fotos embora tenham algumas semelhanças em questão de ÂNGULO DE VISÃO , serão diferentes na profundidade de campo, na proporção das linhas e curvas , pois essas características não são do sensor e sim da distância focal escolhida. REPETINDO: Distância focal de uma lente nunca muda, e sim apenas o enquadramento proporcionado pelo Fator de Corte.

Abraços!

Isso é o básico do básico. Eu classificaria isso como conhecimento para iniciantes antes de compras.

O que vc quer dizer com proporção de linhas e curvas? :ponder:

Leandro, quero dizer isto:

Leonardo é o básico. Mas tem muita gente iniciante que usa o fórum como base de conhecimento. Por isso é importante que as pessoas adquiram a cultura fotográfica e isso inclui conhecimentos corretos . Abraços, amigo!

Isso pode ser considerado conhecimento basico do basico para quem já tem experiencia ou fez algum curso mais decente
E concordo totalmente com o cheferson, muitas vezes o forum é utilizado como base de conhecimento
Quando eu começei a fotografar por hobby não sabia dessas coisas, e exatamente a falta desse conhecimento fez eu comprar lente errada e depois acabar comprando a certa
Mas sem grandes perdas, meu pai acaba usando minha 50 mm Fx na D750 dele e eu uso minha 35mm DX na minha D7200, que é a minha lente favorita