Tá parecendo ufc esse tópico kkk ![]()
Mas ela tem um esquema que não usa o frame completo, só um pedaço, tanto que os filmes rendem mais
Nada a ver, e não sei quem te falou isso… Estou com um filme 36 poses Kodak Supra 400 aqui, que é o mesmo que eu usava nas Nikon F4, N60, N80 e Canon EOS 30e, e uso na trip.
APS-C é outro formato de filme.
edileal, é sempre assim, cada um defende seu pasto e pronto!!!
Exatamente. Comparar FF com 4/3 é questão de “Colocar tudo em uma balança e ver se vale a pena usar”.
![]()
O problema maior das mirrorless estão no uso de flash com velocidades mais altas.
Problema? Depende do uso. Creio que em macro fotos de objetos em movimento (insetos, por exemplo) pode ser uma grande vantagem uma velocidade elevada do obturador sincronizado com velocidade alta do flash. Talvez nos demais usos voce possa esclarecer o porque da desvantagem…
Nao era o caso das Trips, que usavam o quadro inteiro do filme, maquinas compactadas, simples, robustas, baratas e com qualidade, que além disso tinham um sensor foto-elétrico (solar) para o fotometro que dispensava o uso de bateria. As que usavam meio quadro do filme 35mm eram as Olympus Pen, que foram produzidas de 1959 ao inicio dos anos 80. Tinham a característica marcante da Olympus: eram mais compactadas e leves que as cameras tradicionais de 35mm. Foram inovadoras e inspiraram vários fabricantes a copiarem o conceito.
Valeu por esclarecer a minha confusão
talvez até tenha inspirado a linha PEN digital a ter o conceito, pois o sensor delas é de + ou - 15mm, as Lumix também são ótimas, mas eu adoro aquela cor azulada nos flash e o Boquéh das Zuiko e Leica
O que me incomoda nas 4/3 é o preço. Planejei comprar uma na próxima semana mas o custo está me assustando. Tanto do corpo quanto das lentes. É claro que me refiro às 4/3 com uma gama maior de recursos, como as Olympus EM-1 e EM-5, as fuji e as Panasonic GH3 e Gx7. Pelo menos no Brasil, câmeras e lentes para montar um conjunto que ofereça maior portabilidade e menor peso custam até mais que uma FF como a 6D ou a D610. Não tenho como fazer a compra no exterior. Para mim, que sou hobbista e já tenho um conjunto DSLR FF montado a duras penas, investir uma grana alta em um sistema alternativo fica complicado. Mas acredito que as MFT 4/3 aos poucos vão ganhar mais espaço no mercado. E espero que o custo também caia, pois o dinheiro que iria investir numa Em-5 com um bom par de lentes dá para comprar uma Sigma Art 24-105mm ou até uma Tamron 24-70mm e ainda sobra um troco legal.
Álvaro, também estava de olho numa GX7 mas me assustei com o preço! Não vou nem fazer comparações porque seria alhos com bugalhos, mas achei cara demais. Mesmo nos EEUU. :no:
Pois é, Kokimoto. O jeito vai ser investir na fisioterapia e na academia para reforçar os músculos e ter condições físicas de carregar a 6D e as teles pesadas quando eu sair para “passarinhar”. Fica bem mais em conta.
No Brasil, nao tem como negar que os preços das m4/3 sao, no geral, bem elevados, mas aparecem boas oportunidades nos classificados aqui do Mundo Fotografico. Quanto aos states as coisas mudam de figura, as variaçoes de preços das m4/3 podem bem altas. No geral grandes lojas como BH, Adorama e outras, vendem pelo preço oficial, são careiras, salvo as ofertas esporádicas. Na Amazon (com o Market Place) muitas vezes aparecem preços excelentes. Por esses dias tinha EM-5 nova por $720 o corpo, realmente uma pechincha. As vezes sao vendedores pequenos, mas a Amazon garante. Eu mesmo fui reembolsado de uma compra em que um dos associados me deu calote (seria uma 60mm f2.8 macro). Vi excelentes ofertas de lentes de m4/3 também no mes passado (promoçao da Olympus). No eBay, comprando de pequenos, dá para negociar valor declarado, o que ajuda a pagar menos imposto. Dependendo do valor, as vezes compensa comprar diretamente a partir do Brasil. Para quem video nao é o mais importante, agora temos também a opçao da “em-1 light”, isto é, da OM-10, muito semelhante em qualidade e recursos a sua irmã mais cara. Custa 699 o corpo, um valor atraente pelo que ela oferece (ver reviews), no geral superiores as recursos das APS-C dessa categoria de preço (e superiores).
Legal Angelone, daí começa a ficar interessante mesmo. Hoje mesmo, uma GX7 com lente quite está 1000 dólares na Beagá!
:no:
Veja como os preços variam ao infinito. Acabei de conferir agora, uma GX7 com lente 20mm f1.7 pana por $999, muito bom preço… Considerando que só a lente custa mais de $400 é tentador…
http://www.amazon.com/Panasonic-LUMIX-Camera-Tilt-Live-Viewfinder/dp/B00F4MU0KO/
Acho a portabilidade e sistema de foco das Oly M4/3 fantástico mas esse final de semana pude passar por uma experiência que me desanima um pouco com a M4/3. Tirei fotos na sexta e sábado com a minha E-PM2 e Pana 20 1.7. No domingo e ontem tirei fotos com a Sigma 24-105 e a Canon 50 1.8 na 6D, aí fui editando as fotos nesses dias de folga.
Eu entendo que são categorias diferentes mas ainda não me acostumo com a retenção de detalhes das M4/3 quando em ambientes de média ou baixa luminosidade.
É por essas e outras que fico tentado em experimentar uma E-M1 pela ausência do filtro AA mas também de ir para um outra categoria de mirrorless. Até pensei e li bastante da A7 nesse fds, mas o preço das lentes está proibitivo. Aí tem uma marca que tem me cativado bastante pela retenção de detalhes, DR, performance em baixa luz e cores lindas que são as novas Fuji com o sensor X-Trans II de 16 MP sem ausência do fiiltro AA.
É o que sente um fotógrafo acostumado a médio formato, quando usa uma 6D, 5D, D800, o cara quer jogar a câmera no lixo. Pra quem coloca retenção de detalhes e análise da foto em 100% de zoom no monitor, m43 não serve, e talvez nem as nossas fullframes sejam a melhor escolha.
Mas para o uso prático de muita gente elas servem, sorte que me enquadro, pois ficaria infeliz se minha demanda fotográfica não permitisse o uso de uma m43 de vez em quando.
Mas eu entendo a sua frustração, temos que baixar nossa expectativa na análise pixel a pixel. Eu sinto isso quando analiso as fotos com mais minúcia, eu não consigo, por exemplo, nem usar a 24-105, pois ao compará-la com minhas outras objetivas, a diferença é enorme na 5D MKIII. Mas quando pego a m43, já sei que tipo de foto posso fazer e que tipo não posso.
eh bem por ai.
cameras sempre foram como automoveis.
sempre vai existir o caminhoneiro, o taxista, o carro esporte…o conversivel…e o carro q leva a familia para viajar…
no mercado de automoveis estas diferencas ja sao bem claras para o publico.
na fotografia sempre existiu e ainda existe a confusao entre o que atende melhor cada um.
na era filme nunca uma modalidade matou a outra e assim sera na digital.
As medio e grande formato chegaram no seculo 19 e ainda estao ai, com seu espaco garantido, firme e forte.
O estilo compacto das leica comemora 100 anos e apenas foi rebatizado para mirrorless. E assim como hoje, a galera do medio formato sempre o desmereceu.
E as reflex, que passam dos 70 anos, tambem chegaram pra ficar, por mais que os amantes do estilo Leica repitam, por mais de 70 anos sem fim, que o espelho eh desnecessario.
sem novidades, mudam pessoas, geracoes passam e a discussao segue de um querendo q o outro desapareca…
É isso mesmo Cláudio. Eu volto a dizer que o pessoal tem que parar de olhar para MFT somente como sistema de reserva ou somente para fotos descompromissadas e analisar bem os pontos fortes do sistema para empegá-las de forma correta.
O que aconteceu por aqui no MF é que de uma hora para outras muitos resolveram, como o TSouto, experimentar a tecnologia mas querendo comparar com outro sistema. É como comparar APS com FF, não tem jeito.
O sistema é ótimo, pode ser portável, tem lentes primorosa e corpos no estado da arte para amadores e profissionais. Mas tem que ter em mente que oque o Sistema entrega é diferente das APS tradicionais.
TSouto, me parece que você realmente não se adaptou ao sistema, ou, tenta comparar de forma equivocada com a 6D.
A EPM2 é antiga em 2013 o sistema evoluiu muito, a retenção de detalhes comb pouca luz e ISO elevado na GX7 e OM1 são bem satisfatórios se comparado com D7100 ou 70D, mas perdem de goleada para uma D610 ou 6D.
Enfim, nem melhor e bem pior. Diferente.
![]()
Efilho, eu não comparo (de maneira oficiosa e séria) os sistemas porque sei que o sensor duas vezes menor faz diferença. Contudo, quando se tem os dois sistemas, é inevitável a nossa mente não cair em comparações.
Talvez parte da minha frustração seja em não ter um equipamento com a pegada tipo DSLR e em cores não muito vivas em situações onde não há aquela luz do dia farta.
Em relação à EPM2, ela tem o mesmo sensor da EM5 e acho muito competente.
Aproveito o tópico para perguntar àquelas pessoas que tinham EM5 e hoje tem a EM1: a diferença no sensor sem filtro e novo processador é perceptível?
Os preços variam muito. M4/3 compensa comprar nas ofertas.
Comprei minha GX7 kit na semana anterior à Black Friday na Amazon por 853 dólares. E pra quem não tem pressa, quase todas as mirrorless caem vertiginosamente de preço depois de um ano - só ver como anda o preço da GH3 agora.
Como também gosto de vídeo, estou fascinado pela GH4 - mas só devo começar a pensar em comprar uma daqui a um ano; até porquê o vídeo da GX7 é surpreendente.
E estou com uma OM-10 à caminho, vindo com meus pais dos EUA. ![]()