Tenho visto muita GX7 aqui em Londres, o pessoal tá gostando. O que tenho notado depois de algum tempo usando, conversando com usuários, percebendo elogios, críticas e comentários é que o formato m43 definitivamente não é indicado pra fotógrafos inseguros.
Thales, estou com a EPM2 também, pouca diferença para a EM5. Com relação à EM5 e EM1, a imagem é pouca coisa superior na EM1 em situações adversas, como baixa luz. A usabilidade da EM1 é uma coisa impressionante, melhor que qualquer rebel da vida…
desde que você não precise imprimir em formatos gigantes, a coisa passa a se basear na usabilidade mesmo. Eu sou contrabaixista há 25 anos e colecionador de instrumentos. Nos fóruns internacionais que participo sempre conversamos sobre “o que é um bom instrumento”. Eu sempre digo que “um bom instrumento é aquele que conduz o músico a uma execução melhor das suas idéias”. Pra mim, isso é uma boa câmera, aquela que desaparece entre o fotógrafo e a fotografia, passando a ser uma coadjuvante no processo fotográfico. A OMD em1 é assim, tão prática, tão rápida, inteligente, funcional, rápida, que transforma nossas idéias em imagens em um piscar de olhos. Uma delícia de usar. Os pixel peepers que me desculpem, mas a OMD Em1 é uma câmera sensacional.
Quer captar moléculas? Use uma MFD de 80MP, o resto é lixo comparado a ela.
Pois é…essa mania de ficar no pixel-peeping (eu incluso) acaba causando só ansiedade e insatisfação.
Outro dia estava vendo umas fotos antigas minhas (quando mal comecei a me interessar por fotografia) e achei umas que, sem ficar dando zoom, são excelentes até pro meu nível atual. E foram feitas com uma Sony P&S de 10mp.
Tenho começado a parar de me fixar tanto em equipamento e começando a estudar mais técnica - pois com certeza hoje minha limitações são muito mais pessoais do que de equipamento.
Uma boa é você utilizar uma tela de 200 a 300 dpi, como um ipad, macbook retina ou outra. Assim você tem a resolução próxima da impressão. E analisa o mais próximo possível do que será impresso. Eu presumo que, já que estamos falando em “fotografia”, que tudo que fazemos mais a sério é pra ser impresso, não? Pois se a saída for web, então precisa menos pixels ainda.