Ganhei um Gossen Lunasix!

Agora é esperar chegarem as baterias…

2 curtidas

Tem uma pegadinha no uso de baterias para ele, como deve saber. Usa as PX625/V625PX/PX13 de 1.35V a base de mercúrio que foram proibidas.

Imagino que deva ter comprado a MRB625 da Wein Cell que tem a voltagem apropriada. Contudo, alguns destes Gossen tiveram seus circutos adaptados para funcionar com baterias de 1.5V mais baratas e fácil de encontrar. Comprei um em um leilão que havia passado por esta cirurgia sem eu saber.

1 curtida

Isto eu nunca vi…!!!

Na verdade, comprei a 675, uma bateria para implante coclear, 1.35 V. Dura menos que uma LR44, dura mais que a 625 e é super barata… Só precisa casar o diâmetro, mas já fiz um adaptador com impressão 3D.

Não descarto a adoção do diodo schottky para adaptar LR44, mas antes vou testar ele. Preciso saber se o molho vale mais que o peixe…

Baterias de aparelhos auditivos são boas opções sim pela curva de descarga plana.

Essse é o ponto!!! A 675 usa a mesma tecnologia da 625 (zinco/ar), mas é muito mais barata. As baterias zinco/ar são famosas pela baixa durabilidade, mas ninguém reclama de baterias baratas que duram pouco. O problema das Weincell 625, é que custam caro bagaray e não duram nada…

O estado ideal, seria a adaptação das baterias de 1.5V (Ag2O), mas das duas uma, ou eu teria de abrir e fazer eu mesmo ou teria de pagar alguém pra fazer… Nenhuma das duas opções me deixa muito confortável…

Lembro que tinha outra opção também o de adaptadores ativos, mas nao tenho ideia se funciona.

O problema no caso, é que esse adaptador comporta apenas uma bateria e o Lunasix usa duas em série. Precisaria dois adaptadores… Ou então, tinha algo ainda melhor, um adaptador fornecido pela própria empresa Gossen para duas baterias, projetado especificamente para os Lunasix. Este último infelizmente foi descontinuado…

Atualizando: Instalei as baterias. O fotômetro está funcionando. Vou começar a pesquisar a adaptação para baterias de 1.5 V. Não tenho pressa entretanto. Vou avaliar a durabilidade das baterias 675. Conforme o caso, vai ficar assim mesmo.

O adaptador de calço que fiz, consiste de um tubo impresso em 3D que corrige o diâmetro da montagem. As pilhas 675 têm diâmetro ligeiramente menor que as PX13 originais. Foi necessário calçar também no comprimento, pois a 675 tem 0.5 mm a menos de altura. Uma arruela de latão resolveu a parada…

Criei um novo adaptador, desta vez com um diodo schottky embutido. Agora dá pra usar as comuns, baratas e duráveis LR44 sem alterar a leitura do fotômetro…