Granulado em ISO baixo - Canon R6

Pessoal, nas mirroless tem alguma configuração na câmera ou algo assim que aumenta muito o ruido das fotos ?

Pq na minha R6 da canon , tem algumas fotos que tem dado muito ruido

Foto 1
Foto 2

1 curtida

Opa,

Tem algum processamento de nitidez sendo feito no LRC? Dependendo dos ajustes o ruido fica mais aparente.

As duas fotos que você usou não são um bom exemplo para ilustrar sua dúvida, visto que possuem ISO bem diferentes. Mas vamos lá, nesse exemplo as fotos já passaram por algum ajuste? Você está fotografando em RAW ou JPEG?

Eu nunca usei a R6, mas o consenso geral é que a qualidade de imagem em ISO é muito boa.

Outra coisa: chegou a testar o removedor de ruído baseado em IA no LRC?
https://helpx.adobe.com/br/lightroom-cc/using/whats-new/2023-3.html#denoise

ISO 2000 não é baixo, não. De qualquer forma, pela aparência, me parece bem possível aplicar uma redução inteligente de ruído sem perder detalhes.

Pode ser também que o sensor esteja quente. Tanto deixar no sol quanto usar por longos períodos pode causar aquecimento do sensor.

1 curtida

Opa, blzinha ?

Então, ai ja tinha algum tratamento. Não cheguei a usar nada de nitidez no lcr. Fotografo sempre em RAW.

Sobre o usar a AI do LRC usei algumas vezes para ver, mas algumas fotos perde bastante textura, então evito as vezes de usar.

1 curtida

Sensor quente ? Eu nunca ouvi falar disso para gerar ruido, mas tbm não sou expert nesses detalhes. De toda forma, essas fotos eu tinha acabado de ligar a camera, então não creio que o sensor estivesse aquecido.

1 curtida

Você está colocando o slide de ajuste com um valor muito alto?

Para referencia básica: de 20 a 30 para imegns não muito ruidosas e de 40 a 50 para imagens bem ruidosas. E depois da redução de ruido, se quiser, aplicar um pouco de nitidez para recuperar um pouco mais de textura.

1 curtida

Opa, mais uma vez obrigado. Vou testar esses valores que passou.

1 curtida

Pensando aqui…

Verifique na sua 90D como o parâmetro “High ISO speed NR” está configurado.

Não achei uma foto exata do MENU da 90D, segue uma imagem de referência do MENU para você ter uma noção do parâmetro:

Pode ser que na sua 90D esse ajuste esteja em HIGH e na R6 esteja em LOW ou Standard e por isso você está com essa impressão que o ruido na R6 é maior.

MENU na R6:

1 curtida

Agora fiquei mais grilhado. Fui conferir isso em ambas as maquinas.

Na R6 estava com redução padrão ( II pontinhos ), ja na 90D estava desabilitado. Lasqueira viu :rofl:

@edit coloquei as fotos de ambas
Foto1

1 curtida

Bom pelo menos já eliminamos uma opção. :joy:

1 curtida

Chegou a testar fotografando o mesmo assunto com as duas câmeras (com configurações similares) e usando a mesma lente em ambas?

Se quiser fazer esse teste e disponibilizar o RAW aqui para analisarmos, fique a vontade. :+1:t2:

Não fiz… Vou tentar hoje fazer esses testes e disponibilizo esses raw aqui.

Queria dar só um pitaco aqui, que é a subexposição.
Tem q tomar cuidado com o qto subexposto está sua cena se vc busca ruido menor. É preferível as X usar um iso maior que sub-expor muito a cena e ter que “puxar” no lightroom…

Opa, ta aqui os raws. Aproveitei que uns amigos iam fazer uma apresentação ontem e testei. Tentei deixar ao maximo tudo bem parecido nas configurações. Local tinha uma luz horrivel, então as fotos mesmo com a lente 1.8 ficaram escuras.

Tentei postar o Raw direto aqui, mas não consegui. Coloquei no wetransfer para quem quiser dar uma olhada.

https://we.tl/t-YtTSLMFRkj

Postar direto não tem como mesmo. É sempre por link. :+1:t2:

1 curtida

Dei uma olhada rápida nos arquivos. As fotos estão sub-expostas e como o Galeno mencionou na hora de corrigir a exposição o ruído fica mais evidente.

Peguei um dos arquivos da R6 e fiz uma edição rápida usando o Adobe CameraRAW e apliquei a redução de ruido IA e achei o resultado satisfatório.

Nessas fotos , com a R6, creio que teria fotografado em ISO 2500 ou 3200 e aplicado a redução de ruido no processamento dos arquivos.

Ainda exister aquela coisa de o ISO não ser invariante nas Canon? Lembro que enquanto nas Canon era diferente fotografar em ISO 200, depois elevar pra 2000 de fotografar direto em 2000. Nas Nikon e Fuji, meio que tanto faz.

Entendi, valeu demais pelas dicas.

Como assim ? fotografar em 2000 ou elevar a 2000 ?

@felipemendes , eu acho que a R6 é ISO Invariant. Mas não tenho certeza.

@raphaelprata20 , dâ uma pesquisada no youtube sobre “dual native ISO” e “ISO invariant”. Acho que vai ficar mais fácil do que explicar aqui. :+1:t2:

1 curtida