GraXpert AI

Logo após o empilhamento de astro imagens, um dos primeiros passos é a remoção de gradientes, normalmente causados por condições atmosféricas ou poluição luminosa. Os métodos tradicionais costumam pedir pra que o usuário selecione vários pontos onde não há estrelas ou nebulosidade do assunto fotografado, pra que o programa calcule o gradiente corretamente e subtraia (ou divida) da imagem inicial. Isso faz com que o fundo fique, na melhor das hipóteses, uniforme. Na pior das hipóteses, vários defeitos de empilhamento vão aparecer.

O GraXpert, ferramenta gratuita excelente de remoção de gradientes ficou ainda melhor, com a adição de recurso que usa inteligência artificial pra detectar e remover gradientes. Testei aqui e funciona que é uma beleza. Não é mais necessário selecionar pontos de amostras, o algoritmo IA faz tudo por conta própria.

Com gradientes:

Sem gradientes:

A versão beta (que possui o recurso IA) está aqui: Releases · Steffenhir/GraXpert · GitHub

Graxpert está na versão 3.0.2! Eu pulei algumas versões, da beta 3.0 até agora. Eles adicionaram uma ferramenta de remoção de ruído bem útil, mas que não uso porque uso outra ferramenta (falo sobre ela depois).

Além disso:

• Added cancel button for denoising
  • Hardware Acceleration can now be turned off to avoid driver issues
  • Prepared denoising for AI model 2.0.0

Esse é para usar depois do stacking né ? Tipo stacking no Siril ou no Affinity e depois esse…

Fica outra coisa.

AI sendo usada para o bem é uma mão na roda.

Isso mesmo. No meu fluxo de trabalho, vem logo depois do empilhamento. Aliás, estou devendo um artigo sobre empilhamento e esticamento. Talvez até o final de semana.