Caramba, faz tempo que não uso uma SLR de medio formato. Tive duas Mamiya 645, a qualidade era incrível mas sempre achei o conjunto muito pesado, hoje mantive uma Rolleiflex Tessar 3.5 e algumas folders baratas (para viajar são ótimas e levinhas)
Parabéns ai !
Há algum tempo comprei uma Pentax 645N e adorei o conceito SLR de médio formato. Mas a vontade de ter uma Hasselblad era antiga…
Parabéns!
Brinquedinho de gente grande esse. ![]()
Estou há cinco dias lendo manuais e praticando… Até colocar um filme nela, tem bastante água pra passar por baixo da ponte. A lógica de operação da Hasselblad, é frontalmente diferente de tudo que eu já havia visto.
Começa da empunhadura. O manuseio sugerido pelo fabricante, é segurar com a mão esquerda, situação na qual o indicador pousará na posição correta sobre o botão de disparo. A mão direita fica para focalizar, ajustar diafragmal, ajustar obturador e armar a camera.
Observem, que eu não usei a expressão “avançar o filme” e sim “armar a camera”… Isso se liga diretamente ao próximo ponto. Na Hasselblad, back, corpo e objetiva, são entidades mecânicas independentes, que devem obrigatoriamente ser colocadas na mesma fase pra que a operação ocorra a contento.
No back, isso não é tão difícil de fazer… A lente porém, é um capítulo à parte. Há que se lembrar, que a objetiva tem um obturador central (leaf shutter) incorporado a ela, ou seja, cada objetiva tem seu próprio obturador.
Para colocar ou para retirar uma objetiva da camera, é necessário fazer isso com a camera ARMADA… E se uma das duas não estiver armada antes do acoplamento??? A resposta é mais surpreendente do que parece…
De qualquer forma, a chance de fazer uma besteira se não compreender perfeitamente como ela trabalha, é bem grande. Por isso, estou estudando bem a coisa…
Usei uma Kiev que também tinha uma manha: ‘armar’ o obturador primeiro e só depois ajustar o tempo de exposição. Dois movimentos e nessa ordem.
Mas isso também faz parte da brincadeira.
Ela veio com duas lentes, uma Carl Zeiss Distagon 60 mm e uma Carl Zeiss Sonnar 250 mm (a que está na fotografia). Veio também com o visor prismático HC-4. Dias depois que eu recebi a camera, o cara me mandou um zap com uma foto do visor capuchão perguntando se me interessava… Eu disse que fazia parte do conjunto… Está a caminho…