Pessoal, estou procurando dois acessórios de iluminação (se é que posso chamar assim) para ajudar em astrofotografia.
1º Headlamp com função de luz vermelha - Esse acessório é até fácil de encontrar, mas não conheço marcas e não sei identificar se são bons. Se alguém que já entenda do assunto puder indicar alguns modelos bons de headlamp e também onde comprar (loja física em SP ou site), me ajudaria muito. Não precisa ser o melhor modelo, mas algo de qualidade que não vá me deixar na mão tão cedo.
2º Laser para astrofotografia - Quando estive no Atacama, o guia do evento de astrofotografia tinha uma laser verde muito forte que o ajudava a apontar para uma estrela ou constelação e facilitar a visualização de quem estava assistindo. Vi que esse laser é bem polêmico e o uso dele tem restrições por conta da sua força, mas gostaria de saber onde posso encontrar para vender. Não achei nada parecido na internet.
Pra facilitar, esses são exemplos de itens que estou procurando:
O headlamp precisa ter a função lanterna com luz branca ou amarela e também a luz vermelha para não atrapalhar as fotos (minha e de outros fotógrafos durante a astrofotografia).
Esse é o laser que comentei. Dá pra fazer muita foto legal com ele.
O primeiro item não sei, mas o laser verde tem aos montes no Mercado Livre. Já tive alguns para outra finalidade e funcionam bem para “apontar” estrelas.
Ela tem as duas cores, tem regulagem de intensidade de cada uma delas, e é bem mais fácil ligar/desligar que mudar de cor; ambas funções são acessíveis no escuro, mas o botão que muda a cor é fundo e sem textura, enquanto o liga/desliga/instensidade é maior e texturizado. A bateria comigo dura várias semanas.
É bem mais barato, mas não tem as duas cores, tem só vermelho. Pra mim não é muito problema, pois quando já estou acostumado com o escuro, a luz vermelha é suficiente. Já tive uma luz dessa que era vermelha ou branca, mas usava o mesmo botão pra ligar, desligar e mudar de cor. Eu acharia arriscado pra astrofoto, porque o risco de ligar a branca e deixar todo mundo irritado é grande.
Led verde, eu tenho também. Mas acho polêmico quando tem muita gente fotografando ao mesmo tempo, ou perto de aeroportos. Eu particularmente não uso.
A Petzl tem uma série de lanternas de cabeça chamada Tikka que atendem a sua necessidade.
Aqui em casa temos duas. Uma, eu uso e a outra, minha esposa que usa. Não vou lembrar os modelos pois são bem antigas, mas são da série Tikka. Uma delas temos a mais de 8 anos e está funcionando bem. Ela tem uma parte móvel de plástico que é para difundir um pouco a luz branca. Essa parte soltou em uma queda, mas dei um jeito de fixar no local. A outra lanterna não tem esse extra, logo, mais robusta a queda. Usam pilha AAA. A Petzl tem um módulo de bateria que permite ser recarregada via micro-USB direto no pack de bateria, mas é bem caro aqui no Brasil.
A Decathlon também tem modelos que atendem a sua necessidade e algumos modelos recarregam via USB-C, outros usam micro-USB.
Gosto muito de astrofoto e devo ir para o Salar do Uyuni em março. A foto da via láctea não pode faltar! haha
Já estou começando a planejar algumas coisas pra não ter erro.