Headlamp e laser - Astrofotografia

Pessoal, estou procurando dois acessórios de iluminação (se é que posso chamar assim) para ajudar em astrofotografia.

1º Headlamp com função de luz vermelha - Esse acessório é até fácil de encontrar, mas não conheço marcas e não sei identificar se são bons. Se alguém que já entenda do assunto puder indicar alguns modelos bons de headlamp e também onde comprar (loja física em SP ou site), me ajudaria muito. Não precisa ser o melhor modelo, mas algo de qualidade que não vá me deixar na mão tão cedo.

2º Laser para astrofotografia - Quando estive no Atacama, o guia do evento de astrofotografia tinha uma laser verde muito forte que o ajudava a apontar para uma estrela ou constelação e facilitar a visualização de quem estava assistindo. Vi que esse laser é bem polêmico e o uso dele tem restrições por conta da sua força, mas gostaria de saber onde posso encontrar para vender. Não achei nada parecido na internet.

Obrigado!

1 curtida

Pra facilitar, esses são exemplos de itens que estou procurando:
O headlamp precisa ter a função lanterna com luz branca ou amarela e também a luz vermelha para não atrapalhar as fotos (minha e de outros fotógrafos durante a astrofotografia).
81zLaUio-zL.AC_SL1500

Esse é o laser que comentei. Dá pra fazer muita foto legal com ele.
laser

2 curtidas

O primeiro item não sei, mas o laser verde tem aos montes no Mercado Livre. Já tive alguns para outra finalidade e funcionam bem para “apontar” estrelas.

2 curtidas

Fala Mario! Bom ver mais gente interessada em astrofoto por aqui.

Minha luz favorita é essa, da Black Diamond:
Cosmo 350-R Headlamp | Black Diamond Equipment

Ela tem as duas cores, tem regulagem de intensidade de cada uma delas, e é bem mais fácil ligar/desligar que mudar de cor; ambas funções são acessíveis no escuro, mas o botão que muda a cor é fundo e sem textura, enquanto o liga/desliga/instensidade é maior e texturizado. A bateria comigo dura várias semanas.

Além desse, eu tenho uma bem mais simples, que eu fiz com lanterna traseira de bicicleta, presa numa tira de velcro dupla face:
USB Rechargeable LED Cycling Bike Warning Light Mountain Bicycle Taillight MTB Red Light Bike Rear Light - AliExpress 18

Wire To Tie Rebar|heavy-duty Hook & Loop Fastener Tape 5m - Versatile Cable Management (aliexpress.us)

É bem mais barato, mas não tem as duas cores, tem só vermelho. Pra mim não é muito problema, pois quando já estou acostumado com o escuro, a luz vermelha é suficiente. Já tive uma luz dessa que era vermelha ou branca, mas usava o mesmo botão pra ligar, desligar e mudar de cor. Eu acharia arriscado pra astrofoto, porque o risco de ligar a branca e deixar todo mundo irritado é grande.

Led verde, eu tenho também. Mas acho polêmico quando tem muita gente fotografando ao mesmo tempo, ou perto de aeroportos. Eu particularmente não uso.

O meu é esse:
Amazon.com: YEHUOT Long Range Green Pointer Beam with USB Charging, Presentation Remotes for Indoor Meetings, Presentation, Interactive Toys for Indoor Dogs Cats : Office Products

Tem vários no Aliexpress, mais baratos, mas tem que comprar a bateria separada. Normalmente é uma bateria 16340 ou 18650.

2 curtidas

A Petzl tem uma série de lanternas de cabeça chamada Tikka que atendem a sua necessidade.

Aqui em casa temos duas. Uma, eu uso e a outra, minha esposa que usa. Não vou lembrar os modelos pois são bem antigas, mas são da série Tikka. Uma delas temos a mais de 8 anos e está funcionando bem. Ela tem uma parte móvel de plástico que é para difundir um pouco a luz branca. Essa parte soltou em uma queda, mas dei um jeito de fixar no local. A outra lanterna não tem esse extra, logo, mais robusta a queda. Usam pilha AAA. A Petzl tem um módulo de bateria que permite ser recarregada via micro-USB direto no pack de bateria, mas é bem caro aqui no Brasil.

A Decathlon também tem modelos que atendem a sua necessidade e algumos modelos recarregam via USB-C, outros usam micro-USB.

2 curtidas

Fala Felipe.
Obrigado pelas dicas!

Gosto muito de astrofoto e devo ir para o Salar do Uyuni em março. A foto da via láctea não pode faltar! haha
Já estou começando a planejar algumas coisas pra não ter erro.

2 curtidas

@Andre_Sena ´
Obrigado!

1 curtida