Bom dia a todos! Procurei no fórum e não encontrei muita coisa a respeito do que passo a relatar: Estou experimentando uma T5i e, durante algumas fotos (nem sempre), a imagem transmitida pelo visor treme por alguns segundos sempre que tento focar com a lente do kit. Como não tenho outra lente, não sei se o problema é dela ou do corpo da máquina (ou da bateria, que parece meia-boca, sei lá). É como se ela não achasse o foco e entrasse em parafuso, voltando ao normal após alguns segundos. Vcs saberiam me dizer o que pode estar acontecendo? Quero ficar com o corpo da máquina (a lente é só para experimentar e não faz parte do negócio, e temo que o problema seja da máquina. Gostaria de saber se isso já aconteceu com alguns de vcs tb!!! Um grande abraço!
Olá.
Na minha câmera Nikon isso é normal e acontece quando estou com o sistema de estabilização da lente ativado. Claro que não é nada exagerado: apenas uma leve tremida até a lente focar e depois fica normal.
Sugestão: desative a estabilização da lente e verifique se a “tremida” continua.
Por favor, ainda que resolva seu problema, poste o resultado aqui para ajudar no caso de alguém mais passar pela mesma situação no futuro.
Boa sorte.
Luis
Obrigado, Luís! Tenho uma D90 e nunca notei algo parecido, mas fico tranquilo em saber que parece ser algo comum. Vou fazer alguns testes e postar aqui o resultado. Alguém mais já viu esse comportamento da lente/câmera?
Minha lente 18-55 tem IS e isso não acontece. Qual velocidade de obturador você está usando… as vezes essas tremidas podem acontecer pela baixa velocidade + IS funcionando. Eu sempre uso IS e ponto central de foco; nunca tive esses problemas ; as 18-55 antigas com IS da Canon o mecanismo do IS as vezes dava umas tremidas, mas não é nada grande . Pode ser defeito na lente, no mecanismo do IS. O ideal seria ter uma outra lente; ou desligar o IS pra ver se o problema persiste.
Obrigado, Cheferson!
Estava testando no modo automático mesmo! Vou providenciar uma nova lente para testar. Vc acha improvável o defeito ser da câmera?
Quase nula a chance de ser defeito na câmera; ainda mais usando automático. Precisa testar no modo Manual ou modo TV pra ver se é defeito da câmera; velocidades baixas tipo 1/8; 1/5 dão tremido mesmo. Por isso seria importante testar com outra lente ou desligar o IS. Algumas lentes da Sigma com OS, o estabilizador não estabiliza a imagem no viewfinder, só na hora do click, um exemplo interessante são algumas Sigmas Arts que tem isso, enquanto a 17-50 2.8 que é uma lente barata, estabiliza bonito a imagem no visor, vai entender rs
Hoje à tarde recorri a um amigo e testei a T5i com uma Tanrom 17-50, uma Canon 10-22 e uma Cinquentinha (cerca de 50 clicks com cada uma) e nada de oscilações. Foi voltar na lente do kit e começou a tremedeira. A curiosidade é que, durante a mesma sessão de testes, a T5i não aceitou o anel adaptador para uma helios, lente e adaptador que funcionaram perfeitamente com uma 5D e a 7D. Abs.
Provavelmente é o estabilizador de imagem. Testa com outra lente.
Quase certo que seja o estabilizador, ele funciona no momento que vc começa a focar, desliga ele e ve o que acontece. Na minha Tamron 45mm tbm acontecia de leve quando usava ela, e era uma 6DII, isso não é um defeito. Eu usava raramente o estabilizador. Em lentes normais (abaixo de 50mm) consigo segurar de boa no braço.
Boa noite, Lindoerle!
Testei com 4 lentes variadas (inclusive uma do kit, diversa da lente da maquina), sempre no modo automático, e o problema só ocorreu na lente do kit que acompanhava a máquina.
Acho que tudo indica problema na lente.
Obrigado pelo retorno.
Boa noite, Pablo.Ebani!
Desliguei e liguei o estabilizador e tudo ficou como antes! O problema não é um simples tremelique. Tem ocasiões que o foco fica impossibilitado mesmo, uma coisa acintosa! Estou convencido que é problema na lente (que já foi devolvida). Ainda estou postando pois o tópico pode servir para futuras consultas. Não há nada pior do que vc buscar um tópico visando esclarecer uma dúvida e descobrir que ele morreu no meio da discussão.
Tem 3 mecanismos eletrônicos m lentes com IS; um pra alinhar os elementos pra estabilizar a imagem, com o IS ligado; o motor de foco e o motor de abertura do diafragma. Lentes de kit são comuns darem defeito em um desses sistemas.
Pelo custo de se achar uma usada no OLX-Mercadolivre da vida e em bom estado, nem compensa fazer manutenção nessa 18-55; acaba sendo mais vantajoso pegar uma usada em bom estado. No Olx sempre tem por preços entre 150 a 300 reais; a versão STM sendo a melhor delas em ótica.