Dando seguimento ao assunto de outro tópico, fiquei interessado no Immich, software de backup de imagens do celular pra um armazenamento próprio, não dependendo de serviço de terceiros (Google Photos, Amazon, etc).
Pelo que entendo, o Immich depende de licença perpétua, atualmente 25 doletas pra um usuário, 100 pra família. No meu caso, somos uma família de 4 pessoas, então eu não precisaria tomar a decisão entre único usuário e família imediatamente. Me preocupa um pouco, pois sobram exemplos de licenças perpétuas onde a empresa depois fechou por falta de receita.
Preocupação com o que é feito com nossos dados é cada vez mais importante. Não sabemos se nossos dados estão sendo usados pra treinar IA ou simplesmente vendidas por aí. A empresa por trás do Immich se chama FUTO, e parece ter a cabeça no lugar: About - FUTO. Por experiência, sei que isso não quer dizer muito, uma vez que o Google também já teve como lema “Não seja malvado” (Don’t be evil), e… tema pra outro tópico.
A instalação no meu NAS foi bem fácil, embora não exatamente rápida. Nos Asustor há uma central de apps, e o Immich está lá. A instalação já faz a verificação das principais configurações.
Levou alguns minutos porque o NAS ficou um tempo processando os toques finais.
Na primeira execução… erro de Bad Gateway. Assim que puder, mostro como resolvi, mas já demanda algum conhecimento.
Em tempo, se alguém mais tiver experiência e quiser compartilhar, sinta-se à vontade.
Acho que esse tópico começou quando eu citei o Immich em outro tópico, então me vejo na obrigação de colaborar
Quanto ao preço: o Immich é totalmente grátis, você só paga se quiser contribuir com o projeto (tanto é que eles mesmos dizem que pagar não te dá nenhuma feature adicional). Portanto, quem quiser testar/usar sem pagar, pode fazer tranquilamente.
Não sei avaliar se a instalação foi fácil ou difícil, pois foi meu primeiro contato com Docker (meu home server roda CasaOS), então era um mundo completamente desconhecido. O que posso dizer é que tem video no Youtube, documentação no site, tópico no Reddit… Enfim, você sempre vai encontrar alguém com a mesma dificuldade (e alguém mostrando a solução). No mais, o Immich é rápido, tem boa interface (coisa raríssima em software gratuito) e o melhor: não transforma sua biblioteca em um monstrengo com formato proprietário (oi, Apple Photos!).
Haha, eu continuo sem entender o que é Docker! Sei que existe, tenho no meu NAS, mas não sei se meu Immich no NAS usa Docker. Encontrei o guia rápido deles mesmos:
Ontem tentei conectar o app de celular, mas não funcionou de primeira e eu estava com pressa de fazer outra coisa. Vou testar de novo mais tarde.
Bom saber que não preciso comprar nada. Se funcionar bem, ainda assim vale a pena pagar, se for pra sair do Google.
Só reforçando que o Immich é gratuito e a “compra” é opcional, mas não traz nenhuma função extra. Instalei em um servidor aqui em casa com o Docker e uso o aplicativo no celular. Dá para inclusive sincronizar fora de casa usando o Tailscale, se quiser. Para mim foi uma ótima substituição ao Google Fotos. Minha questão nem é tanto fugir das big techs e sim não querer pagar por armazenamento em nuvem. Prefiro ter tudo no meu servidor pessoal.
Eu ainda estou enrolado com o app. Consigo acessar pelo navegador do celular, mas o mesmo endereço no app dá erro. Pior que, procurando solução, encontrei relatos de gente que tinha o problema e um belo dia o app resolveu funcionar do nada. Ou seja, não encontrei solução.
Acho que muitas pessoas que querem fugir das big techs o faz por questões de privacidade ou ideologia, que eu também acho válidas. E nesse caso ainda tem a questão econômica.
Será que eu consigo ajudar? Vamos ver: você instalou no seu NAS, então consegue acessar localmente, via browser, usando o IP do NAS e a porta do Immich, certo? Isso funciona no browser do computador e do celular?