IPhone 13 PRO versus Camera M4/3 com 13 anos

Pelo que vi aqui não, o padrão é raw de 16MB. :doh:
Alguns até produzem o jpg na alegada resolução mas a qualidade é horrível, cheio de artefatos.

Pode ser que eu não esteja sabendo usar. Já vi que tem como entregar um jpg de 108 Mp (12000 x 9000), mas ainda não um raw. Mas aí, vai saber que processamento foi aplicado ao jpg.

Pelo que vi não entrega o raw por causa da matriz quad bayer, deve ter algum algoritmo proprietário para interpolar.

O Nokia 1020 entregava o raw. Mas era uma porcaria.

Voltando a esse papo, usei mais um pouco pra entender.

O zoom ótico de 10x e 10 Mp funciona bastante bem de perto, pois deve usar imagem de pelo menos duas câmeras+binagem. Tem um close-up com bastante detalhe. Olha a areia de Ipanema:

Quando se usa pra longe, começa a usar somente a câmera tele, e a imagem piora um pouco.

Mas ainda assim, há binagem de 108 Mp pra 10 Mp. Quando se usa o zoom ótico, a binagem vai pro espaço. Em 100x, a imagem fica borrada, pois não tem fóton pra tanto pixel. Pra confundir, essa última foto foi em Maceió! :wink:

Ainda acho que fica borrado porque a lente não consegue resolver os detalhes a essa distância…

Resumindo, sou mais uma Panasonic LX3 velha do que qualquer celular moderno…