Olá!
Estou montando um local para deixar as minhas câmeras e acessórios, não coloquei tudo ainda, mas a lampada fluorescente é recomendado existe algum pró ou contra(fungos ou etc)? :assobi:
Olá!
Estou montando um local para deixar as minhas câmeras e acessórios, não coloquei tudo ainda, mas a lampada fluorescente é recomendado existe algum pró ou contra(fungos ou etc)? :assobi:
Duartes, a lâmpada florescente não vai servir para o propósito.
A questão é prover um nível de calor (moderado) e luz no ambiente exatamente pra controlar a umidade e, consequentemente, a formação de fungos, que é prejudicial para as lentes.
A grosso modo, acho que não tem contra, mas pró também não tem.
Melhor incandescente mesmo, como o colega explicou!
Olá Isaacwga,
Então vou providenciar de uma lampada halogenia ou as atualmente raras incandescente, Obrigado :D.
Olá Kokimoto,
Coloquei na lista para comprar junto com o higrômetro, sílica e eva :). Valeu!
Outra coisa QUASE sem importância … fungos sao invisíveis sob luz fluorescente , vc deverá escolher uma luz do tipo incandescente , para obter algum resultado .
Olá Bjorn!
Sem nenhum importancia quase rsrsrs.
E ai pessoal, arrumei uma caixa(não sei se coloco elas ali dentro com sílica e higrômetro ) e troquei de gaveta e coloquei as Yashicas e outras coisas com uma lampada incandescente de 15W(falta a sílica e higrômetro) .
Minha opinião.
Acho desnecessário usar lâmpadas para conservar os equipamentos. Eu uso sílica gel com indicador de saturação (muda de azul para rosa) para manter o ambiente seco. Com isso consegui eliminar o surgimento de fungos. Conservo 2 câmeras e 1 lente numa caixa de plástico com vedação na tampa mais 250g de sílica gel num saquinho de TNT. A umidade dentro da caixa varia de 20 a 35%.
A vantagem da sílica é que ela pode ser recuperada com aquecimento quando já está saturada. Quando a sílica começa a mudar de cor eu a aqueço numa panela levada ao fogo para remover a umidade absorvida.
Outra coisa. Percebi pelas fotos caixinhas de filmes perto da lâmpada. Filmes devem ser conservados longe de fonte de luz e de calor.
Acho até perigoso manter uma lâmpada dentro de uma gaveta. Vai que dá um curto e pega fogo em tudo…
Dá uma lida neste tópico:
Desculpa está revivendo este tópico, mas de todos esse foi o menos antigo que encontrei rsrs
Eu comprei uma Canon T5i e veio com a lente 18-55 e 55-250, e agora estou querendo entrar para o mundo da fotografia, pesquisando na net fiquei meio maluco com esse negocio de fungo :aua:, vi que essas caixas DryBox são bem caras, e vi pessoas falando que acharam umas caixas plásticas que veda bem a entrada de ar por um preço bem em conta, mas não colocaram link e nem onde compraram, queria saber se devo mesmo ficar meio maluco na questão de fungos e onde encontro uma caixa com um preço bacana, e se eu colocar os saquinhos de silico nessa caixa já me ajuda???
![]()
Coloca o equipamento em uma caixa de plástico trasparente, dentro junto, um pode com anti mofo ( por ex o “Secar” ) que tem uma parte aonde a água fica acumulada. Depois que encher de água compra outro.
Mantenha o pote do equipamento semi aberto ou faça furos para uma entrada de ar ( embora se o clima estiver seco pode ate deixar destampado ), e sempre as lentes voltadas para luz, pode ser uma lâmpada ou melhor atá uma janela.
Fungo ocorre por umidade e escuridão. ![]()
Opa Raphael,
obrigado pela resposta, farei isso, vou tentar encontrar uma caixa que se Adéque ao meu uso.
Eu pensei em conservar num armário com lâmpada UV, tipo luz negra de boate. Hoje em dia é fácil de encontrar elas para soquete E27. O tal de SECAR eu acho barato pelo que pode salvar. Não sei onde comprar a sílica à granel. Mas também não pesquisei corretamente por ser muito fácil achar o tal potinho SECAR.
O que acham da luz negra?
Cuidado!
Luz negra não é bactericida e luz UVc (a “da boa”) é altamente cancerígena!!!
Deixo minhas lentes abertas num armário onde instalei uma lâmpada UVC, mas, na hora que abro a porta o circuito abre e a luz apaga antes de eu ter contato com a radiação.
Bom dia, Leonardo.
Já haviam me alertado sobre essa lâmpada em questão. No caso, é melhor tomar cuidado mesmo. Não dá pra facilitar, ainda mais quando se divide o armário com a esposa. Normalmente eu deixo minhas lentes num banho de sol ao menos uma vez ao mês. Se é pouco, não sei. Mas como tenho poucas lentes e as uso frequentemente, então acho que ainda não serei agraciado com fungos.
Mas pensei que a luz negra tivesse algum efeito, mesmo que muito menor que a tal lâmpada UVC que você citou. Não sabia que não faria diferença.
Na verdade a ho que a caixa seca é a melhor opção… Só vai ter que comprar uma boa sílica e trocar quando indicado. Só fiz essa bobagem do armário porque curto fazer umas gambiarras eletromecânicas quando tenho tempo :doh:.
Agora pelo que eu já li sobre isso, expor à luz do sol não adianta. Primeiro porque a camada de ozônio filtra os raios uv que poderiam ajudar na descontaminação, depois porque a maior parte das lentes mais modernas já tem filtro UV.
Sou achista no assunto, então é importante ouvir um colega que realmente entenda do riscado. Eu também vou acompanhando :snack: