Olá!
Sou novo na fotografia, e por enquanto começando por hobby mesmo, fotos em família, aniversários de amigos, etc.
Tenho uma Nikon D5300, mas a lente do kit 18-55 parou de focar (aut e manual).
Pelo que tenho visto falam que não compensa arrumar. (Caso tenham ideia de valores me ajudaria muito), caso não valha arrumar mesmo, tô pensando se seria melhor uma 50mm ou uma 18-140mm pensando no meu uso de hobby.podem me dar sugestões, dicas…
Desde já agradeço muito.
Não consigo te responder sobre arrumar, mas uma 18-140mm é bem legal por ter uma versatilidade interessante! Depende do que você gosta de fazer na fotografia, na real.
A 50mm é bacana para retratos.
Eu sou tão nova por aqui quanto você, mas vou aconselhar pelo mesmo caminho que vou tomar quando for comprar uma segunda lente. O legal é escolher com base no que você pretende fotografar mais. Eu por exemplo penso em ter uma 50mm por gostar de tirar retratos, querer uma lente mais clara e com mais desfoque(a abertura da lente 50mm mais barata é de f/1.8, o que possibilita isso) e perceber que é uma média das distâncias focais que uso com a minha lente atual (a minha lente do kit é uma 18-105mm). Li por aí também, que uma lente fixa oferece mais nitidez. Não pude comprovar… rs.
Mas, de qualquer forma, tem muitos colegas no fórum que vão conseguir te auxiliar melhor, porque estão há mais tempo nesse mundo. Mas particularmente, eu escolheria a 18-140mm só se eu precisasse alcançar maiores distâncias (algumas vezes uso a minha lente em 105mm para tirar fotos de pássaros e pessoas a uma distância relativamente considerável).
Bem vindo Hilario!
Não é que não tem conserto, mas normalmente o preço do conserto não vale a pena, por ser uma lente relativamente barata. Primeiramente, veja se a lente realmente está om problema: caso possível, teste sua câmera com outra lente, e sua lente com outra câmera. Caso não seja possível, faça um reset de sua câmera e veja se a lente volta a funcionar.
Depois disso, se você tiver habilidade com equipamentos mecânicos e eletrônicos, pode desmontar a lente e verificar se há algo errado.
Eu não recomendaria a 50mm, pois ela é muito longa. A 35mm seria uma melhor escolha. Não conheço a Yungnuo, mas a lente Nikon 35mm f/1.8 DX é bem legal.
Bem vindo ao Fórum Hilário.
Se você precisa de versatilidade, a 18-140 será uma boa escolha sim. Ela é coringa em vários tipos de foto. Sugiro, como falaram acima, talvez comprar a 50mm ou a 35mm para começar a entender melhor como funcionam as lentes fixas. Elas rendem bons resultados e o custo benefício é bacana também.