Boa tarde! Estou querendo comprar uma lente de zoom, e já li diversas discussões aqui e não consegui esclarecer minha dúvida. Estou na dúvida entre essas duas lentes:
Nikon AF-S 55-300mm f/4.5-5.6 G ED VR DX Nikkor
Nikon AF-S 70-300mm 1:4.5-5.6 G IF-ED VR Zoom Nikkor
A diferença de preço delas é assustadora, a 55-300 custa $280 e a 70-300 custa $501. Tem algo mais que as diferencie tanto ao ponto do preço ser tão diferente além da menor distância focal? Alguém sabe porque o preço da 70-300 é bem maior?
Queria entender isso para saber qual delas comprar. O preço não é o problema, eu só quero entender porque estaria pagando mais em um produto, ou se a de menor preço me atende e posso comprar sem me arrepender depois.
Sinto lhe dizer, mas essas lentes (se o preço estiver em reais, devem ser as AF) não farão foco automático na D5200.
As lentes indicadas para a sua câmera são as AF-S, e custam mais ou menos:
55-300: R$ 1.100,00
70-300: R$ 1.800,00
A diferença das duas é a qualidade, principalmente em nitidez. A 70-300 possui maior diâmetro também (67mm contra 58mm da 55-300, se bem me lembro).
O ponto forte da 55-300 é o custo-benefício.
E o da 70-300 é a nitidez da imagem.
Alguém por aqui deve ter mais a acrescentar, com certeza…
Toda 55-300mm tem motor de foco e VR, logo, faz foco na D5200. Acho q esses preços sao em dolares, e nao, em reais. Eh uma lente de construçao mais simples, mais leve e soh para cameras DX.
A 70-300mm VR tb tem motor de foco. Eh mais pesada pq tem a optica voltada para cameras FX, q requerem elementos opticos maiores, mais pesados e mais caros. Por tb eh mais cara.
A qualidade optica das duas eh proxima, com leve vantagem para a 70-300mm VR, q tem 1 elemento ED. Fui de 70-300mm VR pq uso uma D700, q eh FX ( full frame ).
“Sinto lhe dizer, mas essas lentes (se o preço estiver em reais, devem ser as AF) não farão foco automático na D5200”.
Eu coloquei a sigla do dólar, estão em dólares. Não vou comprar aqui no Brasil, então nem sei quanto custa aqui.
Mas ambas são AF-S, acho que dessas faz FA na D5200 sim, pelo que me explicaram uma vez. Pelo menos tenho uma 18-55 AF-S que faz foco automático na minha câmera sim. Mas de qualquer forma, sempre prefiro o foco manual.
“A diferença das duas é a qualidade, principalmente em nitidez. A 70-300 possui maior diâmetro também (67mm contra 58mm da 55-300, se bem me lembro)”.
“70-300 eh mais cara pq tem foco mais rapido, qualidade otica melhor e eh fx”
“A qualidade optica das duas eh proxima, com leve vantagem para a 70-300mm VR, q tem 1 elemento ED. Fui de 70-300mm VR pq uso uma D700, q eh FX ( full frame ).”
Muito obrigada, era justamente esses detalhes que eu queria entender! Então acho que a 70-300mm me atende melhor, se tem uma melhor nitidez! Quero fazer fotos nítidas à longa distância.
Prefiro pagar mais e ficar satisfeita com meu investimento, do que economizar e ficar frustrada, sentindo que joguei dinheiro fora. Se esse é o diferencial dela, então acho que valhe à pena! Muuuuuito obrigada!
Luciana a Nikon AF-S 55-300mm f/4.5-5.6 G ED VR DX Nikkor é a escolha mais acertada pra voce tendo em vista que a camera que voce tem é uma DSLR de entrada com sensor APSC portanto ela ja te satisfaz plenamente enquanto a outra voce ira pagar por coisa que nao irá usar, dada a qualidade do APSC em frente ao sensor Full.
Essa lente faz foco sim na sua D5200, o AF-S na descrição ja a denuncia. compre-a seja feliz, com a diferenca da granna compra um bom flash, cartoes de classe 10 e uma boa bolsa ou mochila.
“a Nikon AF-S 55-300mm f/4.5-5.6 G ED VR DX Nikkor é a escolha mais acertada pra voce tendo em vista que a camera que voce tem é uma DSLR de entrada com sensor APSC portanto ela ja te satisfaz plenamente enquanto a outra voce ira pagar por coisa que nao irá usar, dada a qualidade do APSC em frente ao sensor Full.”
Então a câmera que tem esse sensor APSC já dá uma melhor nitidez que só conseguiria com o DE da 70-300mm, isso? No fim das contas se eu comprar a 55-300 vou conseguir fotos com a mesma nitidez e qualidade que a 70-300 por causa da câmera?
Se for, melhor ainda, pego o dinheiro que sobra e compro mesmo outras coisas!
A nikon não iria dizer “olha, a 55-300 é uma lente boa, mas neeem se compara com a 70-300.”, iria? :aua:
É mais ou menos isso.
Lembrando que a 70-300 é uma lente para cobrir FX; logo, usa-la em uma câmera DX significa fotografar sem utilizar as bordas, bordas que teriam uma menor qualidade óptica. Como costumamos brincar: usa só o miolo do filé!
Como dinheiro não é problema, vá de 70-300 - é uma lente para manter.
Ou… Economize mais ainda e pegue a 55-200, que é excepcional pelo que se paga.
55-300 é a lente mais subestimada desse fórum… :hysterical:
Já li gente falando “essa lente não presta” e coisa e tal, mas nunca testou a lente.
O que eu posso dizer? Adoro essa lente! :worship:
A única vantagem da 70-300 é: foco mais rápido, FX. Só. Procure os reviews.
Segue algumas imagens que fiz ontem de manhã, todas com a 55-300. Apenas converti o RAW em JPEG sem edição nenhuma e sem crop.
Para quem gosta de fotografar pássaros como eu e quer apenas se divertir (amador), e não tem condições ou não quer investir em uma 300 2.8, 400 2.8 ou uma 200-400 f/4, essa lente é uma boa pedida. É escura, assim como a 70-300, e inviável para usar com TC a não ser num dia bem iluminado.
Enfim, não estou dizendo que ela é melhor que a 70-300, mas que é uma lente Nikkor, com todas as qualidades da mesma.
Acredito em vc, mad666. Existe outros fatores tb, vc usa FF o que ajuda um pouco na nitidez. Com FF essa lente deve ser bem legal.
O que me fez comprar essa lente foi o fator preço e a distância focal de 55 a 70, que uso bastante. Mas não trocaria ela por uma 70-300 hoje, porque ela me atende no que eu preciso. As vezes uso para fotos de amigos, festas, família, onde faz falta um 55mm. Sabe aquele momento em que vc tá sem saco de pegar a 35 ou a 50 da mochila? Hehehe.
Se um dia migrar para full frame vou investir numa lente clara. Já tirei fotos com uma 400 2.8 uma vez… dá vontade de chorar a diferença de nitidez…