Opa!
Dia desses, conversando com uns colegas sobre equipamento, comentei sobre ter visto uma única vez na vida, uma lente Canon de anel verde na frente.
E os caras só faltaram me chamar de louco :hysterical: :hysterical:
“Não pode ser um delírio, pqp!”
Fui atrás, e achei apenas um modelo:
EF 70-300 4.5-5.6
DO
IS USM - Apenas o “DO” grifado em verdinho.
No blog do zack, a explicação:
DO – Diffractive Optics: especificação de objetivas Canon que usa princípios da difração óptica em seus elementos. A ideia resulta em lentes de alto desempenho com design muito menor que o tradicional. Através de vidros cortados em ângulos diferentes, com precisão de micrometros, é possível cancelar as aberrações cromáticas da refração da luz nos vidros comuns; eliminando peças extras para corrigir estas aberrações. A vantagem são lentes menores, mais leves. A desvantagem é o custo. Lentes DO ganham um anel verde na frente.
Aí fui procurar mais modelos, só achei essa 70-300.
Até achei uma citação a ela num post de dezembro de 2015, também do Zack, mas apenas uma breve citação em comparação com a lente assunto do post, 70-300L:
Antes vamos rever a extensa linha de objetivas “quase” 70-300m que a Canon oferece hoje. Há um total de cinco modelos EF com distância telephoto e abertura variável, prova da popularidade deste segmento. Nós começamos com as medíocres EF 75-300mm, disponíveis com ($179) ou sem USM ($199); vamos para a linha intermediária com a EF 70-300mm IS USM ($649, sem manual override); e alcançamos o topo da gama com a exótica Diffractive Optives EF 70-300mm f/4.5-5.6 DO IS USM ($1399) e esta top branca Luxury de $1349. A decisão da compra é fácil: você leva o que está pagando e a performance e qualidade acompanham o preço. http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/canon-ef-70-300mm-f4-5-6l-is-usm/Tem também alguns GIF's comparando as 70-300, achei interessante, mas não vi diferença prática.
No ebay, achei por por quase 500 dólares:
No Mercado Livre, apenas uma, mas o anúncio parece um tanto surreal, 12.000,00, sei lá, rsrs:
Isto posto, bom, não estou maluco, realmente existiu uma lente de anel verde na linha Canon, rsrsrsrs.
As perguntas são:
1 - Alguém tem/ja teve?
2 - Será que teve outros modelos de anel verde?
Fiquei curioso, achei até bonito o equipamento, rsrs.
![]()