Fala galera, peguei uma sony nex f3 por 300 pilas, veio a lente do kit só, to querendo alguma lente pra retratos, alguém indica alguma?
Tava querendo uma 35mm 1.4 da TTartisan, acho que é uma lente pequena e versatil pela distância focal, mas nunca usei essas chinesas, n sei se são boas mesmo.
Valeu mano, to numa questão que eu achei o auto foco da sony bem boa, e pegando uma lente manual não sei se vai ser fácil de focar, e visto que a tela da nex 3 é bem pequena tbm, e não tem tanta resolução. Será que acostuma focar nessa tela pequena?
Se a câmera tiver focus peaking ajuda.
A Nex-F3 é a melhor camera pra se usar lentes manuais. Eu sei pq tenho duas ![]()
Se sua intenção é retrato pega alguma 50mm/1.8 usada e um adaptador para e-mount.
Procure algum tutorial para usar focus peaking com foco manual na F3.
Partindo para lente com foco automático, sua melhor opção para retrato seria a Sony 55-210mm (SEL55210).
Tenho uma Sony Nex F3 e simplesmente adora ela. Tem uma ótima imagem até ISO 3200 ; e para focar com lentes manuais é muito tranquilo , só habilitar a função de disparar sem a lente ; e o focus peaking da câmera. Não tem segredo, muito fácil.
Agora falando de lentes para retratos, o bom é que há milhares de opções vintage e manuais chinesas de baixo custo com o que você poderá obter ótimos resultados. Um exemplo são as lentes 50MM como a Kamlan de abertura 1.1 … essa lente duas versões , uma mais barata que é a primeira e outra que é a segunda versão que teve melhorias na ótica e no bokeh.
Seguem os links ai:
50MM 1.1 Kamlan Versão 1 (selecionar Montagem E_MOUNT da Sony): https://s.click.aliexpress.com/e/_Dnar5jV
50MM 1.1 Kamlan Versão 2 (selecionar Montagem E_MOUNT da Sony): https://s.click.aliexpress.com/e/_DBCoYhz
Não sabia desta Kamlan, estou meio desatualizado. Aliás o que desanima no e-mout é a falta de opções em lentes.
Seria uma maravilha se tivesse uma Tamron 17-50/2.8 pra emount a preços acessíveis como tem pra Nikon/Canon
Massa galera, eu n conhecia essa kamlan tambem, eu comprei uma 35mm 1.4 da 7artisans no aliexpress, paguei 280
Vamos ver quanto tempo demora pra chegar.
Esse focus peaking é quando vc gira o anel de foco e ela ja amplia pra focar nos detalhes né? só tem isso nas lentes originais da sony?
Vc sabe em ingles qual é essa função de disparar sem a lente, no menu de configurações? Vc acha q a qualidade dessa kamlan é melhor ou igual q a dos artisans?
Cara, mas o formato E_Mount da Sony é o que mais tem lentes de terceiros porque a Sony permitiu que qualquer fabricante possa utilizar os protocolos de autofoco. Ela fez isso não porque ela é “boazinha” com as fabricantes e os consumidores e sim, porque na época a Sony estava perdendo mercado para Canon e Nikon e as lentes da própria Sony eram muito caras.
A Tamron tem feito lançamentos incríveis de lentes para o Sistema da Sony. A título de curiosidade, a primeira 17-70 de abertura constante 2.8 e com estabilizador do mundo, é da Tamron . Tem versão para Fuji também e a lente tem sido muito bem elogiada … aliás a Tamron continua sendo minha fabricante de lentes paralela favorita. Não pq eu tenha paixão por ela, mas é a que mais desenvolve produtos fora da curva , e a Sigma também.
O focus peaking é quando no LCD ou visor eletrônico da mirrorless , ele mostra em filetes de cor (geralmente em vermelho) as áreas da sua cena que estão em foco. Creio que 95% das mirrorless do mercado tenham o focus peaking. As antigas Sony Nex já tinham e toda linha da Sony, bem como as Rs da Canon, as Fuji, as Nikons Z, etc, todas elas tem essa função de focus peaking que auxilia demais a fazer o foco com lentes de foco manual.
Cara fiquei curioso por essa lente, me parece muito boa …
Olha que massa, não conhecia isso. Tem essa opção pra ativar na nex 3?
Como chama aquela função de quando você gira o anel de foco a imagem amplia no centro pra focar nos detalhes no modo foco manual? Nunca sei descrever isso rs e não sei se é só na sony ou em outras mirrorless tem também
Essa função se chama focus assist que amplia uma parte da imagem para você ver se está focado ou não. Mas eu acho o Focus Peaking mais fácil. Vc pode setar a cor (geralmente vermelho, amarelo ou branco, eu prefiro vermelho) que mostrará o que está em foco.
A Nex F3 já tem o focus peaking ativado, precisa apenas ativar essa opção no menu. Me parece que todas as Nex já tem e bem como toda linha E Mount como Nex, A600x , A7, etc.
Lente manual não tem esse lance de ampliação quando aciona o anel de foco, só em lente eletrônica.
A Sony é a marca que mais tem lente disponível. A questão é que aqui no Brasil todo mundo tem Canon, então quem tem Sony é mais o pessoal que faz vídeo o que acaba sendo mais de nicho. Assim, é menos comum achar lente usada barata da Sony do que da Canon.
Se for procurar a 50mm 1.8, 18-135, 75-300 da Canon, sempre vão ser muito mais baratas do que as equivalentes da Sony.
Agora se pegar as lentes mais “profissionais”, pessoal que usa Sony fala que se tiver a 17-28, a 28-75, e a 70-180 f2.8 são o kit mais baratas no full frame em f2.8 de todas as Mirrorless/DSLR.
A Nikon também tem público no Brasil, e essas tamrons estão disponíveis. ![]()
Galera minha lente 35mm 1.4 da 7artisans chegou, em 10 dias !!!
Cara nunca vi chegar tão rapido, pra quem for comprar do aliexpress ta valendo demais, comprei na loja oficial da 7artisans lá, e a lente é linda, e veio com varios acessorios, top demais.
Descobri que a minha camera é a NEX 3, e não a F3 kkkkkk por isso tava procurando esse assistente de foco e não tava achando no menu, nem pra personalizar os botões tem. Pelo menos essa lente manual da 7 artisans ja vem com anel de abertura hehe
além do “focus peaking” a nex possui esta função para ampliar uma área do foco por botão, no corpo da camera, para usar com lentes manuais. Por isso digo que é a melhor opção de camera para usar com lente de terceiros sem autofoco.
Como chama essa função e como faz pra habilitar sem ser lente da sony?
Eu atualizei a versao da minha nex 3 agora ta funfando o focus peaking, facilita demais !