Cadu, acho que o Leonardo pode responder melhor, todo caso o que eu sei é que o elemento ED é um anti-dispersivo, ele direciona a luz melhor, mas a melhor resposta q me deram até hj para essa questão qd eu indagava pq pagar U$300 por uma Nikon 300mm ED quando a 300mm normal custava U$99, foi: - você acha que iria custar 3X se n fosse melhor?! É um argumento meio temerário, mas em 95% dos casos tem lógica.
ED significa “Extra-low Dispersion”, são lentes que preservam o caminho natural da luz, reduzindo aberrações cromáticas, e mantendo uma alta nitidez geral (contraste/cores). Lentes com elementos ED também são encontradas pela sigla UD (Ultra-low Dispersion). Outras lentes que também têm baixa dispersão, são as APOs (Apochromats), e que foram usadas pela primeira vez pela Zeiss em lentes de microscopia.
Penso em adquirir uma D70s até o final do ano, considerando meu uso amador para fotos de surf e natureza, o que acham, vale mesmo a pena gastar os U$200 de diferença para mais, entre uma 450mm ED e uma não ED?!
O preço dela tmb é maior pq possui anel de ajuste de abertura, o que as Canon e Nikon G não possuem. Desta forma a construção é mais cara e ela pode ser usada por qualquer camera Nikon feita nas últimas décadas.
Bye