Bom, antes de começar respondendo sua pergunta, levar fotografia a sério não quer necessariamente dizer evitar tirar fotos da família e de viagens. Pelo contrário, você pode ter excelentes oportunidades justamente em ocasiões como essas para tirar belas fotos. Dê uma olhada nessas fotos que tirei em uma viagem a NY com a D750 + 20 1.8G, fiquei bastante satisfeito com elas.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105143.msg1126323#msg1126323
Enfim, lentes que cobrem uma grande range focal como a 18-200 e a 18-300 tendem a distorcer a imagem um pouco mais do que lentes mais específicas, como a 55-200 ou a 70-300. Mas oferecem a vantagem de não ter que trocar a lente constantemente( imagine que você está com a 18-55 ou a 50 na máquina, vê algo interessante um pouco mais longe - uma ave no topo de uma árvore, por exemplo: você teria que trocar a lente para conseguir uma foto na DF correta ). É um trade-off como os americanos chamam, você ganha em um ponto mas perde em outro. E aí entra a sua necessidade mais do que qualquer outra coisa.
Acho que o mais importante agora é você tirar fotos antes de comprar outra lente. A 18-55 do kit é bem versátil, e com ela você vai poder identificar com qual distância focal gosta mais de fotografar.
Particularmente acho a 50 1.8 muito fechada para formato DX, uma 35 1.8 é mais versátil e custa praticamente o mesmo. Mas, se você notar que fotografa mais em 50mm do que em 35mm, vale a pena. Depende de cada um.
Uma tele é necessária se você pretende tirar fotos específicas, como esportes ou vida selvagem. Caso contrário, talvez seja melhor focar o investimento em algo como um flash que faz muito mais diferença. Ter um conjunto de lentes que cubra tudo é muito menos importante do que ter apenas uma ou 2 lentes mas saber exatamente o que fazer com elas, para tirar fotos legais independente de onde esteja.
Eu já tive a 18-200 DX e realmente ela facilita bastante em alguns momentos, mas pra mim ela era muito escura e a distorção tanto no wide end como no tele end me incomodavam. Como gosto bastante de fotos de esporte, decidi vender ela e agora que mudei para FF, pretendo pegar uma 70-200 f/4 especificamente para este tipo de foto.
Abraço, e continue firme nesse aprendizado!