Lentes para a D5300 - 55-200mm vale a pena?

Boa tarde pessoal, tudo bom?

É o seguinte… Comprei minha primeira DSLR semana passada… Uma Nikon D5300 + 18-55mm…

Meu objetivo não é trabalhar com fotografia, ganhar dinheiro com isso… Mas também não é utiliza-la para tirar fotos da famílias, viagens, etc (Utilizo uma compacta simples para isso)… Mas sim, conseguir fotos boas, e aprender cada vez mais sobre fotografia, como um hobbie, como arte…

A princípio, pensei em pegar as lentes AF-S DX Nikkor 55-200mm f/4-5.6G ED e AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Me disseram que é um conjunto bom de lentes (Por cobrir desde o grande angular (18mm) até a telefoto (200mm), além de ter a clássica 50mm)…

Minha dúvida é justamente em relação à 55-200mm… Sei que fotos tiradas com lentes que possuem grandes comprimentos focais (como a 18-300mm, por exemplo), acabam sendo piores que fotos tiradas com lentes com menor comprimento focal…

A 55-200mm teria um problema parecido com a 18-300mm? Seria melhor eu adquirir alguma outra no local desta? Qual?

Valeu pela ajuda, pessoal! (E desculpem-me se utilizei algum termo errado… Vou melhorando isso conforme vou aprendendo :sunglasses: ahah)

Bom, antes de começar respondendo sua pergunta, levar fotografia a sério não quer necessariamente dizer evitar tirar fotos da família e de viagens. Pelo contrário, você pode ter excelentes oportunidades justamente em ocasiões como essas para tirar belas fotos. Dê uma olhada nessas fotos que tirei em uma viagem a NY com a D750 + 20 1.8G, fiquei bastante satisfeito com elas.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105143.msg1126323#msg1126323

Enfim, lentes que cobrem uma grande range focal como a 18-200 e a 18-300 tendem a distorcer a imagem um pouco mais do que lentes mais específicas, como a 55-200 ou a 70-300. Mas oferecem a vantagem de não ter que trocar a lente constantemente( imagine que você está com a 18-55 ou a 50 na máquina, vê algo interessante um pouco mais longe - uma ave no topo de uma árvore, por exemplo: você teria que trocar a lente para conseguir uma foto na DF correta ). É um trade-off como os americanos chamam, você ganha em um ponto mas perde em outro. E aí entra a sua necessidade mais do que qualquer outra coisa.

Acho que o mais importante agora é você tirar fotos antes de comprar outra lente. A 18-55 do kit é bem versátil, e com ela você vai poder identificar com qual distância focal gosta mais de fotografar.

Particularmente acho a 50 1.8 muito fechada para formato DX, uma 35 1.8 é mais versátil e custa praticamente o mesmo. Mas, se você notar que fotografa mais em 50mm do que em 35mm, vale a pena. Depende de cada um.

Uma tele é necessária se você pretende tirar fotos específicas, como esportes ou vida selvagem. Caso contrário, talvez seja melhor focar o investimento em algo como um flash que faz muito mais diferença. Ter um conjunto de lentes que cubra tudo é muito menos importante do que ter apenas uma ou 2 lentes mas saber exatamente o que fazer com elas, para tirar fotos legais independente de onde esteja.

Eu já tive a 18-200 DX e realmente ela facilita bastante em alguns momentos, mas pra mim ela era muito escura e a distorção tanto no wide end como no tele end me incomodavam. Como gosto bastante de fotos de esporte, decidi vender ela e agora que mudei para FF, pretendo pegar uma 70-200 f/4 especificamente para este tipo de foto.

Abraço, e continue firme nesse aprendizado!

olá, você esta com uma ótima câmera, use bastante a lente do kit em 35mm e 50mm e veja qual distancia lhe agrada mais; mas o meu voto vai para a af-s 35mm 1.8g a cinquentinha fica um pouco fechada, peque a lente af-s 55-200mm if dx vr ela tem ótica muito boa e, otimo preço e, somara com a lente do kit, com essas três lentes tu faras muita coisa, é só ir estudando…

Não desmereça a 55-200 vr, ela é excelente em custo x beneficio.
Muitos querem apenas elogiar as lentes top… caríssimas.

Você precisa estabelecer quanto quer investir em lentes e a partir daí procurar as opções.

Muitos gostam da 18-200 por sua versatilidade e custo. Outros que só prezam por primes fixas vão achá-la muito ruim.

Minha sugestão, procure exemplos das fotos dessas lentes que você deseja (no flickr por exemplo tem um monte) e veja se você aprova a qualidade.

É melhor ter sua opinião do que a de outros (que será muito subjetiva) no quesito qualidade da imagem gerada pelas lentes.

Agora, os defeitos você pode ouvir e avaliar, isso sim… velocidade de foco, aberração cromática, distorção acentuada, falhas e defeitos… isso tudo vale ouvir e questionar.

Tenho uma 55-200 VR e posso dizer que a Nikon fez essa lente e remarcou o proço errado. É tao boa e barata e afiada que voce jamais vai acreditar que uma nova custa apenas R$ 700,00. Ela nao distorce tanto porque ela nao atinge o alto extremo com a 18-200 e é muito luminosa pra o fim que se propoe que é fotografar de dia.

Aconselho fortemente a comprar e manter essa lente no seu kit.

Muito obrigado pela ajuda, pessoal! Todos vocês!

Irei comprar a 55-200mm, com certeza :smiley:

Já em relação a 50mm, vou esperar um pouco então… Usarei mais a minha 18-55mm para decidir entre a 35mm e a 50mm um pouco mais pra frente mesmo…

Valeu pela ajuda galera :smiley:

Disseram tudo!!! Tenho uma e recomendo!!