Lentes, preciso carregar tantas lentes assim e porquê?

O problema, é que o orçamento não permite ficar gastando em lentes. A ideia inicial antes que as pessoas colocassem suas considerações seria me desfazer das minhas lentes e ao invés de carregar as duas, usar apenas uma que cobrisse o range da 18-55 e 70-300, mas em função do que li, acabei optando em manter essas duas. Pode ser que lá frente, depois que eu estiver com uma base melhor a respeito do material que tenho hoje em mãos, eu faça essa aquisição, mas pensando em uma plataforma full frame.
Grato por sua ajuda.

Nunca tivemos tantas opções como hoje.

Eu vejo que pessoas que realmente vão ganhar mais dinheiro com fotografia que gastam, realmente têm justificativa pra mudar pra full frame. Ou, como um amigo recentemente fez, comprou uma D750 a preço de banana.

Mas pra quem vai fotografar puramente por hobby, há várias opções. Eu sou do “time das várias lentes”, embora também tenha lentes zoom. Meu conjunto zoom é relativamente parecido com o seu: lente 17-70 (mas f/2.8 :star_struck:) e lente 100-400. A primeira está disponível pra várias marcas (Tamron 17-70) e é excelente sem custar um absurdo. A segunda é exclusiva pra Fuji, mas todas as outras marcas oferecem a mesma lente. Ainda tenho uma 55-200 que está praticamente sem uso, o que já representa algum desperdício.

Mas não fico mudando de lente. Há lugares que só levo a 17-70, e tem lugares que levo somente a 100-400. Vão haver casos onde vou perder a foto porque estou com a lente errada? Vão. Mas provavelmente eu também perderia enquanto mudo de lente, então tento não sofrer muito por isso. E, com alguma experiência, você começa a saber qual lente levar a cada tipo de lugar.

1 curtida

Concordo com você Felipe, acho que cada lente tem seu momento próprio para ser usada. Acho que mencionei acima, mas em uma trilha com mochila nas costas não é interessante carregar duas lentes, ainda mais a 70-300 que é bem pesada. Perco alguma oportunidade, sim, isso vai acontecer com toda a certeza. Mas também o tempo da troca de lente por fazer com que eu perca a foto, como você também mencionou.

Atenciosamente,
Cesar

2 curtidas

É um desafio pra praticar muitas vezes, bom hoje vou sair só com tal lente e pronto. Vai se limitar? Vai, mas te força a se virar com o que tem.

Em eventos eu uso estritamente numa camera uma 23mm (Fuji é 35mm no FF), tenho outro corpo com uma 35 ou 56mm (50mm ou 75mm no FF). Não vou conseguir fotografar tudo que quero, mas paciência, me força a me posicionar melhor e antecipar os acontecimentos muitas vezes.

As vezes vou fotografar por hobby e coloco a Industar 50-2 numa camera e saio pra rua, é aquilo ali que tenho pro passeio e só.

Lente fixa te faz exercitar a percepção um bom tanto. Tanto que já, de olho, sei qual o enquadramento da 23mm (35mm) de tanto que uso ela e me habituei.

3 curtidas

É… eu lembro uma vez fui pro sul do continente (Perito Moreno, El Chalten, Ushuaia e uma passada pela borda de torres del paine) e fiz 90% da viagem com uma 35mm.

Levei uma tele com zoom, mas usei apenas num passeio a uma pinguinera…

A mudança de cropped pra full, deve ser algo a se pensar… Não passei por isso entretanto… Nunca tive uma camera digital de qualidade até pouco tempo atrás… Sempre gostei de filme e meu equipamento era todo sobre essa idéia. Aí apareceu um negócio bom com uma Nikon D700 e eu resolvi mudar um pouco a proa…

Escolher full frame, foi algo meio óbvio pra mim, pois eu já tinha objetivas Nikon AF que eu utilizava na Nikon F4 e na Nikon F5.

Quanto a peso, sou meio burro-de-carga… A tralha é pesada, mas não ligo não… Quando viajei em agosto do ano passado, levei na mochila um corpo F4, um F5, uma grande-angular de 28 mm, uma 50 mm 1.4, uma zoom 70-300, flash, e mais algumas miudezas… Sorte que ninguém quis pesar…

1 curtida

Estou bem satisfeito com a D5300, pois agora é que resolvi usar a máquina com mais interesse pelo que estou fazendo. Mesmo com as informações que colhi, no momento não tenho intenção de migrar do cropped para full frame, exceto se a máquina apresentar algum problema.

2 curtidas

Ângulo de Visão.xlsx (13,0,KB)

Criei uma pequena planilha de cálculo para ângulo de visão (teórico) de objetivas. Basta alimentar com dimensões do frame e distância focal. A planilha calcula automaticamente a diagonal do frame e o ângulo de visão da objetiva…

1 curtida