Hoje tenho uma 18-55 e uma recente 70-300 para usar com a D5300. A 70-300 é uma lente bem pesada e tem a questão de ter que ficar trocando as lentes quando se faz necessário, mas enfim. Como sou curioso por natureza, fico procurando informações e fiquei na dúvida com a seguinte questão:
Por que não usar uma 18-300 que iria cobrir perfeitamente o range da 18-55/70-300?
Existe um propósito em ter as duas ao invés de usar uma única lente?
Existe diferença de qualidade em usar lentes separadas do que uma só e o custo de ter uma única lente pode sacrificar a qualidade da imagem no final das contas?
Cesar, existe um grupo de lentes Zoom e as lentes Fixas. Há quem goste apenas das lentes zoom e outros que aderem somente Às fixas e também quem utilize as duas.
No meu caso, tenho somente as lentes fixas porque eu acho que a qualidade e nitidez delas são melhores. Durante anos eu pesquisei, comprei, usei e teste todo tipo de lente imaginável para se usar, e conclui um kit com 4 apenas.
Então, vai muito do que você usa. Por exemplo, ah porque não usar a 70-300 em vez da 18-55? A 18-55 é uma lente básica, que costuma vir no kit, sendo uma lente bem limitada. A 18-300 no caso custa 5x mais do que a 18-55. Então, vai muito do uso que você terá. E tem também o caso de que a 18-300, conforme você puxa o zoom, ela vai escurecendo e sendo necessário utilizar um ISO maior, ou reduzir a velocidade de captura. Então, é um jogo de custo x benefício. As lentes fixas costumam ter uma abertura muito maior, tipo 1.8 - 2.8. As lentes zoom partem do 2.8 a 5.6 afora. Existem lentes zoom com abertura grande? Sim, mas são absurdamente caras.
No seu caso, para natureza existem algumas boas opções de lentes “baratas” e que te trarão bons resultados.
Lentes super zoom, como a 18 300, geralmente tem qualidade inferior a lente do kit, 18 55.
Mas muita gente usa pela praticidade.
Se trocar lentes é um problema, não é mais negocio usar um 2o corpo e deixar sempre montada? Claro, se peso e espaço não forem um problema.
Eu uso uma 24-240 da Sony com a minha A7ii e acho muito prático. Nesse caso específico, é uma lente que tem uma qualidade de imagem bastante satisfatória, ao menos para o meu uso.
Meus caros, após fazer as devidas considerações com suas colocações, decidi por manter minha 18-55 e a 70-300 ao invés de partir para a compra de uma 18-300 que não é barata.
Os motivos para isso são, a 18-55 uso quando saio para passear ou caminhar na floresta da Tijuca (Rio de Janeiro) e ela cumpre 90% do seu papel, fica faltando uma grande angular, pois nem sempre tenho espaço para recuar e preencher a lente com o ambiente onde estou. Vou deixar a 70-300 para momentos específicos onde essa lente se faz necessária.
Caminhar na mata carregando na mochila itens como máquina fotográfica com lente, água, alimentação e outros badulaques que uso na caminhada, deixa a mochila relativamente pesada, atrapalhando um pouco a mobilidade.
Agradeço imensamente pela ajuda de todos.
Atenciosamente,
Cesar Ferreira
Com a zoom 18-55 ajustada na distância focal de 18mm você precisa afastar muito???
Dependendo do assunto sim. Por exemplo, no Museu da Ciência da Terra aqui no Rio, eu queria enquadrar uma escadaria com os adereços que existem no início da escada com umas imagens na parede de fundo. O problema é que a área é estreita demais para conseguir enquadrar tudo e uma grande angular ajudaria muito
Que distância focal teria essa grande angular?
Ai você me pegou, como faço para saber essa distância? Meço a partir do ponto onde estou até o objeto?
Não, a distância focal é característica da lente. A sua zoom por exemplo, varia de 18 a 55 mm. Qual grande angular que você pretende adquirir?
Então Eduardo, não sei se essa seria a forma correta de responder, mas vamos lá. As lentes de 24 e 35mm por exemplo, são classificadas como grande angular, correto?
Mas se a minha 18-55 não consegue enquadrar um determinado campo de visão, como uma 24 ou 35mm poderiam?
Não seria o caso de ter uma lente menor do que 18mm?
Sou um completo neófito nesse assunto, por isso as minhas dúvidas e ignorância no assunto.
De uma maneira EXTREMAMENTE simplificada, uma lente cuja distância focal seja igual ou aproximadamente da mesma dimensão da DIAGONAL DO FRAME, é uma lente considerada “distância média” ou “normal”… Distâncias focais menores que essa, em geral têm um ângulo de visão maior. Distâncias focais maiores que essa, em geral têm um ângulo de visão menor.
Como eu disse, essa é uma teoria muito simplificada. Existem mais alguns fatores.
Em teoria, uma lente de distância focal igual a 24 mm, teria um ângulo de visão MENOR que uma lente de 18 mm.
Abaixo de 18 mm, ACREDITO que comecem as distorções de borda, que chegam ao extremo nas lentes de baixíssima distância focal, conhecidas como OLHO-DE-PEIXE.
Reafirmo: Essa é uma visão TEÓRICA extremamente simplificada. Creio ser interessante trocar mais idéias com quem já trabalhou com esses extremos…
A camera dele é cropada.
Em 18mm, equivale a 24mm da FF, ou seja, é grande angular, mas não é tão grande angular assim.
Quando eu tive uma APS-C (tive uma D80 e D7000, adorava elas), cheguei a ter uma 12-24mm da Tokina e era provavelmente o que o colega deseja (ou uma 11-18mm), no caso, vc tem um angulo de fato muito maior. O problema é o tamanho/peso de lentes assim.
Acho que a dúvida dele está 2 casas antes.
@CesarRFerreira, sabe o que os termos full frame e fator de corte/crop significam? Para entender o que foi discutido até aqui precisa dessa informação antes?
Resumindo, sua câmera D5300 tem um sensor menor (é APS-C ou cortada/cropada) que outras. Exitem também ensores menores ainda como no seu celular. Já uma Nikon D800, por exemplo, é chamada de fullframe (FF) pois tem o sensor nas dimensões de um filme fotografico 135 que é maior que o seu. Existem tambem sensores maiores que esses.
Assim uma lente 18mm na D800 tem um angulo de visão maior que a mesma lente 18mm na sua D5300. O fator multiplicador para sua camera é 1.5, logo sua camera vai tratar a 18mm como se fosse uma 18mm x 1.5 = 27mm, ou seja com um campo de visao mais apertado.
Calculando… O tamanho do frame na Nikon D5300 é 15.6x23.5 mm. Acordando o velho Pitágoras, chegamos à medida de DIAGONAL DO FRAME de 28 mm, ou seja, uma objetiva de 28 mm de distância focal será a objetiva de “média distância”, algo como a 50 mm no full-frame… Em teoria, terão ângulos de visão aproximados.
Obs.: O “full frame”, tem o tamanho dos negativos de filmes 135, ou seja, 24x36 mm. A rigor, a diagonal seria de 43 mm. O mercado entretanto, consagrou a objetiva de 50 mm de distância focal como o padrão de “média distância”…
Voltando a uma frase que costumo usar, como diria Jack the Ripper, vamos por partes.
Eduardo, compreendi perfeitamente sua postagem e ela esclareceu perfeitamente minha dúvida. E mesmo quando uso expressões que não são usuais no meio, eu entendo o que vocês estão dizendo.
LSD, achei interessante suas indicações, pois vi essas lentes sendo anunciadas no ML e OLX e fiquei na dúvida se iriam servir ou não, mas você esclareceu minha dúvida.
Carlos, tenho ciência sobre essa questão croped e full frame, mesmo ainda não entendendo 100% do assunto, mas chegou lá. A única coisa que não entendi, espero que perdoem minha ignorância, é quando você disse minha 5300 vai tratar a 18mm multiplicando pelo fator de 1.5 que vai dar 27mm e você também diz " ou seja, com um campo de visão mais apertado ", mas se ela trata como 27mm, como 27 pode ser menor que 18?
Eduardo, boiei completamente.
Mais uma vez obrigado pelas suas linhas e sigo aprendendo.
Cesar, a questão é que o campo de visão (que normalmente aparece medido em graus) depende da relação entre a distancia focal da lente, e o tamanho do sensor.
Por isso, normalmente a gente diz que, a lente de 18mm tem um campo de visão menor quando usada no sensor APS-C. No caso da Nikon, o fator é 1,5, daí vc multiplica os 18mm por 1,5 e dá 27mm (e não 24mm como eu erroneamente mencionei). Na prática, vc terá uma imagem com um campo de visão semelhante ao de uma lente 28mm montada em uma camera full frame.
Ou seja, se vc tá de frente pra um prédio com pessoas espalhadas na frente dele, se vc colocar a 18mm numa camera FF e apontar para as pessoas, vão caber por exemplo 20 pessoas na foto, e se colocar a mesma lente numa APS-C e mantiver o seu corpo na mesma posição da anterior, caberão as pessoas mais ao centro, e as das bordas ficarão de fora, pois o campo visual será menor, com um ângulo mais fechado.
Tentei ser mais prático te indicando já logo as lentes que vc poderia usar
O que é fator de corte? Aprenda tudo! • O Casal da Foto[quote=“CesarRFerreira, post:16, topic:226589, full:true, username:CesarRFerreira”]
Voltando a uma frase que costumo usar, como diria Jack the Ripper, vamos por partes.
Carlos, tenho ciência sobre essa questão croped e full frame, mesmo ainda não entendendo 100% do assunto, mas chegou lá. A única coisa que não entendi, espero que perdoem minha ignorância, é quando você disse minha 5300 vai tratar a 18mm multiplicando pelo fator de 1.5 que vai dar 27mm e você também diz " ou seja, com um campo de visão mais apertado ", mas se ela trata como 27mm, como 27 pode ser menor que 18?
<…>
Mais uma vez obrigado pelas suas linhas e sigo aprendendo.
[/quote]
Mais apertado é que o angulo de visão é menor, ou seja você captura no sensor uma menor parte da cena com uma 27mm do que com uma 18mm usando o mesmo tamanho de sensor, MAS se usar 27mm em uma full frame e 18mm em uma ‘cropada’ o angulo de visao é equivamente, por conta do fator 1.5.
Dá uma olhada nesse artigo pois é bem didático:
Se não entendeu pergunte.
Spoiler (mas esquece o uso do fator x1.6 que é o usado para APS-C Canon ao invés do 1.5 da Nikon)
Resumo
Este texto ficará oculto.
Carlos, agora que você desenhou, sem sacanagem, ficou mais claro, pois lembrei de já ter visto isso em algum canal do YouTube.
Sobre a indicação da página acima, vou ver com calma.
Muito obrigado
Viu Cezar, se tiver possibilidade experimenta a 18-300 que vc mencionou.
Normalmente a expectativa de uma lente como essa é que a qualidade de imagem não seja tão boa como as outras, mas se vc experimentar e gostar, e ainda se sentir motivado fotografando com ela, então pronto, é disso que vc precisa.
Tenho colegas que gostam desse tipo de lente, e se preocupam mais com a fotografia em si do que com a diferença de qualidade de imagem entre uma lente e outra.
Provavelmente vc vai tbm encontrar muitas fotos no Flickr feitas com essa objetiva, essa analise ajuda vc a decidir.