Ola pessoal.
Hoje um amigo recebeu um liquido comprado no mercado livre para limpeza de sensor e lente, a surpresa é que quando fomos limpar a lente (AF 50mm 1.8) o liquido manchou a lente e esta mancha não saiu. Ela parece a mancha causada quando vapor de agua condensa e seca no vidro. :aua:
Procuramos na internet por relatos porem não encontramos muito conteúdo sobre isso porem encontrei este video de uma pessoa que passou por isso também (pena que vimos tarde).
Ele ensina a limpar a lente e sensor com sabão neutro. Eu acompanho o canal dele a algum tempo e me parece ser um fotografo das antigas e experiente mas mesmo assim esta coisa do sabão neutro (talvez por ignorância e falta de conhecimento de minha parte ) me deixou com medo também.
Manchou a parte óptica ou externa? Se for a parte externa, passe o blower antes para tirar o excesso de sujeira, depois aquela caneta com a parte das cerdas para limpar os cantinhos, depois aquele pano microfibra, e depois passe um pouco de alcool isopropilico 99,8% no pano, para depois limpar lente com o pano. Nunca passe o líquido direto na lente (isso serve para qualquer eletrônico).
Limpar a óptica e a parte externa geralmente é uma tarefa mais fácil. Se ficar um pouco de sujeira nos cantos da lente, tente tirar com o blower e depois com aquelas canetas para limpeza (não a parte das cerdas) de lentes mesmo.
O sensor é outra história, tem muita discussão sobre isso. Eu, por exemplo, nunca tentei. Eu mando para assistência quando a sujeira é muito visível (só mandei uma vez, para você ter uma ideia). Eu tento sempre manter os equipamentos limpos. Para o sensor, eu sempre uso o blower após qualquer sessão fotográfica.
Muito estranho! Tem fotos para mostrar? Qual era o produto, exatamente?
A mancha era branca? A lente, quando a construção dela é de plástico, costuma ressecar com esses produtos.
Bom, de qualquer forma, é bom tomar cuidado com esses produtos muito baratos. O ideal é comprar de marcas mais conhecidas, até porquê esse tipo de produto costuma durar bastante. E não adianta economizar com essas coisas, a custo de nada você pode estragar um equipamento muito mais caro.
A lente não é minha é do meu amigo que comprou o kit mas vou pedir para ele tirar uma foto, eu apenas estava na casa dele quando o kit de limpeza chegou e em seguida fomos limpar o equipamento dele começando felizmente pela 50mm que por sorte é a mais barata. o kit de limpeza é da marca ALTURA.
Criei o post mais para compartilhar pois a objetiva pelo visto não tem o que fazer e como limpar a lente é algo que fazemos com uma certa frequência gostaria de alertar sobre o problema. Quanto ao vendedor o máximo que pode ser feito é devolver os 90 reais pago no kit e ao fabricante que possivelmente seja da china ele não vai estar muito preocupado com isso.
A galera viaja com essas coisas, se precisasse de liquido especiais para limpar lentes, os próprios fabricantes de lentes também os fabricaria, ou pelo menos recomendaria no manual… :no:
Limpo minhas lentes com flanela e “baforada”, fica um “brilho”…
O elemento frontal das lentes tem um tratamento anti reflexo, certamente houve uma reação do liquido com esse tratamento, e certamente, essa lente já era.
A própria Nikon em sua página dos EUA informa que a limpeza da lente deve ser feita com álcool.
Não o álcool comum pois tem muita água, o álcool absoluto.
Antes da limpeza úmida, é absolutamente importante limpar a eventual poeira com uma bombinha de ar, conhecida em alguns lugares como fuc-fuc e um pincel de cerdas macias adequado a isso. Qualquer material sólido na lente pode eventualmente riscar a superfície desta quando se efetua a limpeza com álcool.
O liquido manchou a lente e ficou uma mancha branca? se foi isso então foi álcool isopropílico. Mancha de álcool isopropílico não sai com nada a não ser com uma coisa: ACETONA
Pra tirar a mancha passa acetona na lente de novo e remove com papel toalha que ela volta ao normal, logo em seguida limpe com flanela umida e pronto, ta nova de novo.
Estava só acompanhando o tópico mas a coisa está ficando perigosa, então alguns esclarescimentos:
Se o elemento a ser limpo for de vidro, pode limpar tranquilamente com isopropanol, benzina, hexano ou mesmo uma solução desengordurante e detergente como o antigo limpador de lentes da Kodak, que era essencialmente carbonato de amônio, água destilada e uma quantidade ínfima de detergente.
Mas se for de plástico (inclua aí as resinas de policarbonato e acrílicas), a coisa pode ficar feia, pois alguns solventes podem simplesmente dissolver parte da superfície e manchar irremediavelmente.
Acetona é geralmente uma má idéia, por exemplo, se a lente for de resina acrílica ou policarbonato vai dar merda. Se for de resina CR-39 aí é outro papo, pois acetona não a ataca.
Ja limpei lentes com acetona e ela nunca atacou, pelo contrario limpou, a 50 1.8 é de vidro. se fosse de outro material o alcool nao teria atacado, alcool isopropilico MANCHA vidromesmo sem dó, pode limpar o elemento frontal com acetona SEM MEDO. Eu falei O ELEMENTO FRONTAL e nao o barril plastico.
A proposito eu mesmo limpo e desmonto minhas lentes juntamente com sensor e nenhum deles jamais danificou… é claro que jamais voce ira tacar acetona no sensor e nas partes de vidro da lente, é sempre indicado usar um produto proprio pra lentes, mas se voce fizer a caca de tacar alcool na lente, pode passar acetona que sai, bast apra isso logo apos passar uma flanelinha umida pra remover a acetona restante.
Se for vidro, não mancha. Vidro não é reativo com solventes. Tanto que quando faço reparos o desengordurante padrão que eu uso para elementos de vidro é hexano e na falta isopropanol. Da mesma forma, acetona também não ataca vidro, mas destrói a maioria das borrachas e plásticos.
Um guia rápido para vocês sobre solventes e plásticos: