Só compartilhando a minha experiência com a Avell.
Além da fotografia, sou engenheiro mecânico, então, sempre precisei de um computador parrudo para os programas CAD 3D e foi o que encontrei na Avell em 2014.
Na época, peguei o que eles tinham de mais top: Processador i7 3.2, 16gb de RAM, SSD 128 + SATA 1TB 7200 RPM, placa de vídeo NVIDIA de 2gb, blueray, 17 polegadas, tampa personalizada, um verdadeiro canhão. Paguei quase 7k.
Desempenho excelente, estética e peso, realmente, deixava um pouquinho a desejar.
Porém, meus problemas começaram logo cedo:
-
Na entrega, logo notei que o leitor bluray não funcionava. Me enviaram outro, sem custo e eu mesmo troquei.
-
10 meses de uso, ele simplesmente apagou, não ligava mais. Enviei para eles e me devolveram cerca de 20 dias depois, como estava na garantia ainda, não paguei nada. (Assistência técnica somente no RS, que pra mim é bem longe, já que sou do interior de SP).
-
Com o uso diário, a carcaça começou a desbotar no apoio das mãos e soltar parafusos minúsculos de todos os lados. Raras vezes eu o levava pra lá e pra cá, ele sempre ficava “estacionado”. Cotei a troca da carcaça e ficava em R$800 reais. Descartei, mantive-o do jeito que estava.
-
Perto de completar 2 anos novamente ele apagou. Enviei para orçamento na assistência - uma vez que já estava sem garantia - e para meu espanto: R$3.400 - placa mãe queimou, a placa era importada e só colocando uma nova, além de mais de 30 dias para chegar.
De cara, não aprovei. Me enviaram o computador de volta e fui em todas as lojas que consertam computadores aqui na cidade, mais de 8, nenhuma conseguiu arrumar e sempre o mesmo veredito: a placa-mãe não é uma dessas placas convencionais, vem de fora e eles não tinham acesso ao circuito, então, não conseguiam recuperá-la.
Montei um desktop novo e deixei-o como peso de papel por mais de um ano, retirei o SSD e a HD e coloquei-os em meu desktop.
Por curiosidade, resolvi cotar a placa-mãe novamente no ano passado. O preço caíra bem, R$1.600 em até 12x sem juros. Cogitei e muito arrumá-lo, pois ainda assim, era uma máquina atual.
Sem querer, comecei a procurar no Google sobre esse defeito e, para minha surpresa, vários usuários com o mesmo problema que o meu. A placa mãe queimava, o conserto ficava uma fortuna e, de quebra, muitas pessoas arrumaram e voltaram a ter o mesmo problema, ou seja, é uma incógnita.
Pode arrumar e ficar bala, como também, pode arrumar e ter problemas de novo.
Uma pena, pois era uma baita máquina.
Então, não sei. O desempenho dele era excelente até eu ter esse grande problema.
Azar de minha parte eu acredito que não seja, uma vez que já li vários relatos na internet. Pode ser que de 2014 para cá, muita coisa tenha mudado, ou não.
O que eles fazem é comprar a base dos computadores Clevo - que são vendidos lá fora - e adaptam as peças para o mercado brasileiro.