Só compartilhando a minha experiência com a Avell.
Além da fotografia, sou engenheiro mecânico, então, sempre precisei de um computador parrudo para os programas CAD 3D e foi o que encontrei na Avell em 2014.
Na época, peguei o que eles tinham de mais top: Processador i7 3.2, 16gb de RAM, SSD 128 + SATA 1TB 7200 RPM, placa de vídeo NVIDIA de 2gb, blueray, 17 polegadas, tampa personalizada, um verdadeiro canhão. Paguei quase 7k.
Desempenho excelente, estética e peso, realmente, deixava um pouquinho a desejar.
Porém, meus problemas começaram logo cedo:
-
Na entrega, logo notei que o leitor bluray não funcionava. Me enviaram outro, sem custo e eu mesmo troquei.
-
10 meses de uso, ele simplesmente apagou, não ligava mais. Enviei para eles e me devolveram cerca de 20 dias depois, como estava na garantia ainda, não paguei nada. (Assistência técnica somente no RS, que pra mim é bem longe, já que sou do interior de SP).
-
Com o uso diário, a carcaça começou a desbotar no apoio das mãos e soltar parafusos minúsculos de todos os lados. Raras vezes eu o levava pra lá e pra cá, ele sempre ficava “estacionado”. Cotei a troca da carcaça e ficava em R$800 reais. Descartei, mantive-o do jeito que estava.
-
Perto de completar 2 anos novamente ele apagou. Enviei para orçamento na assistência - uma vez que já estava sem garantia - e para meu espanto: R$3.400 - placa mãe queimou, a placa era importada e só colocando uma nova, além de mais de 30 dias para chegar.
De cara, não aprovei. Me enviaram o computador de volta e fui em todas as lojas que consertam computadores aqui na cidade, mais de 8, nenhuma conseguiu arrumar e sempre o mesmo veredito: a placa-mãe não é uma dessas placas convencionais, vem de fora e eles não tinham acesso ao circuito, então, não conseguiam recuperá-la.
Montei um desktop novo e deixei-o como peso de papel por mais de um ano, retirei o SSD e a HD e coloquei-os em meu desktop.