Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.

Tenho vista essa lente é sensacional! O bom do grande angular é que você não precisa esquentar muito a cabeça com o foco; coloca uma abertura F5.6 ou F8 e tudo fica em foco rs

Helios 44M6 Retrato + Sony Nex F3 (luz natural)

by , no Flickr

Noto isso na Mir-1B tb. Fui inventar de fazer uma ensaio de um grupo de pessoas (6)e usa-la. A nitidez no centro é linda, mas nas bordas ficou uma caca. Valeu como experiênia… para ensaios “solo” é uma ótima pedida… para fotos que exijam um pouco mais de nitidez tb nas bordas é desaconselhável.

Mais uma com a SIGMA MINI-WIDE

assim que vou me acostumando com o foco manual, me impressionei com sua nitidez… às vezes, me parece melhor que a minha 24-120 com autofoco

by , no Flickr

Essa Sigma é a 28MM F2.8 por acaso… essa lente é muito boa .

Helios 58MM 44M6 na Sony Nex F3

by , no Flickr

by , no Flickr

Sábado a tarde no final do ensaio, aquele sol dos sonhos pra quem gosta de flare, resolvi plugar na 5DII a Industar 50-2 e nada como uma lente velha pra dar “defeito” nas fotos, gostei muito desse flare e o tom quente que ela entrega, vou arriscar um ensaio só com ela uma hora dessas. :clap:

f/4, ISO 800, 1/320

[img=Explorar | Flickr]

Me arrependo de ter usado tão poucas vezes essa pequena, gostei muito do resultado dela.

Bela foto Pablo, vejo essa Industar direto no Ebay e é bem barata, anotado na lista de aquisições rs

Eu paguei R$70 no ebay, veio da ucrânia…perfeitinha, como nova. :wub:

Uma brincadeira meio carinha hein! Pelo menos as que vi no eBay saem bem carinhas.

Dei uma queda na minha Industar 61-L/Z, empenou o tread do filtro. Caiu de cima da cama, menos mal por ser baixo.
Pablo essas lentes com flare são demais. A Helios 44M-4 também entrega cores quentes, usei quando minha mulher estava grávida num final de tarde.

Gente, olha só que belezinha que chegou pra mim ontem…
Uma Helios 44-2 mas outra fabricação. Como não manjo muito disso, postar aqui para os mais entendidos com o lasg e outros pra ajudar a identificar.

O número de série indica que foi fabricada em 1988, relativamente recente. A construção parece ser bem melhor que as “comuns”.
Ela está extremamente conservada… parece que saiu da embalagem. Pelo jeito passou por uma revisãozinha e limpeza antes de enviarem, pois está com cheirinho de óleo até. Extremamente limpa e conservada. Sem absolutamente nenhuma marca e nem um risco no corpo. Os vidros estão praticamente impecáveis, praticamente nenhum risquinho. Os anéis estão extremamente suaves, mas de firmes. Diafragma super limpo suave e firme também. Resumindo, uma delícia!

Eu tinha a minha Helios 44-2 de estimação já, que está também impecável, mas era da linha mais comum.
Agora com essa acho que vou ser obrigado a me desfazer da outra. Preciso só testar esta “nova” e ver se nas fotos não tem diferença.

lopescardoso,

Sua lente é fabricada pela linha de produção da MMZ - Minsk Mechanicheskiy Zavod, que fica na Bielo-Rússia. Segue a mesma ótica da Jupiter Valdai (lê-se Iúpiter Valdai), mas dizem que é mais bem construída e que tem qualidade ótica própria. Aquele logotipo com duas gemas é da MMZ. As Helios foram fabricadas pela Valdai, pela Krasnogorskiy (KMZ) e pela MMZ.
O corpo da lente é diferente do da versão da Jupiter, as gravações são em vermelho e o encaixe é mantido o padrão M42. Na Valdai a gravação é em verde e muda o corpo pra Vologda.
Tem uma versão MMZ MC Helios 44-3 com tratamento anti-reflexo. E tem a Helios 44-3M, que se pode inverter o elemento frontal e usá-la como macro.

Pablo, foi leilão?

Olá lopescardoso.

O bjp77 já passou as informações principais, sobre a usina onde sua lente foi fabricada (MINSK).

Eu só acrescentaria (segundo Complete list of Helios lenses - getting closer) o seguinte:

• essa sua lente é a transição entre o modelo 44-2 e o modelo 44-3, já com o design da 44-3
  • é a ultima 44-2 fabricada pela MINSK

Minha sugestão seria não se desfazer da sua 44-2 antiga, a não ser que entregue resultados semelhantes à essa nova.

Boas fotos e mostre depois aqui se notou alguma diferença!

Não, compra direta. Até esses dias vi uma em torno de R$90 reais, essa lente é bem barata. E bem decente, ó único porém dela é ser mais escura que uma 50mm “comum”. Mas pancake fica pequenininha bem bom de carregar.

Esclareci a dúvida que tinha em minha cachola desta minha Icarex usar lente Zeiss Ultron M42.

Os mesmos modelos 35 e 35s das câmeras Icarex foram lançados com as siglas BM e TM, respectivamente com mount baioneta (BM) e thread mount ™, M42.

Ref.:

Para não ‘perder a viagem’, talvez valha a pena mencionar aqui uma rara característica desta Carl Zeiss Ultron 50mm f1.8: ela tem elemento frontal côncavo, ou com curvatura negativa como alguns preferem.

Diagrama com o corte transversal dos elementos/grupos dela:

Muito obrigado ao bjp77 pelas informações.

lasg, vc diz de eu não me desfazer da antiga mas por qual motivo? Seria essa mais recente que chegou “pior” em algum aspecto que as 44-2 fabricadas em outro lugar? Eu só pensei em ficar com essa devido à qualidade de construção, como citou o bjp77 parecer bem melhor, os vidros estarem perfeitos como novos praticamente, todos os anéis estarem deliciosamente macios e o corpo também estar impecável.

De qualquer forma vou seguir seu conselho antes e fazer testes com as duas… tentar fazer umas fotos idênticas e ver se diferem em algo.

lopescardoso:
A evolução das Helios 44 se deu sempre no sentido de aumentar a resolução e diminuir os “defeitos” que provocam o swirly bokeh que a gente tanto gosta. Já deve ter lido algo sobre isto.
Então, pelo que eu deduzo, um modelo mais antigo sempre será “menos perfeito” que um modelo mais novo.
Resumindo: possivelmente cada modelo entrega um efeito bem particular… e cabe a cada um julgar se consegue distinguir as diferenças entre os modelos.
Por isso eu interpreto que você não tem dois modelos da mesma lente, mas duas lentes bem diferentes!