Manutenção de Rolleiflex

Peço desculpas antecipadas se minha dúvida está postada no lugar errado, mas gostaria de saber se alguém tem uma idéia de valores para serviço de revisão de uma Rolleiflex 3.5 E.

Queria ter uma ideia da ordem de grandeza para não ter uma grande surpresa no balcão da assistência técnica.

Obrigado

2 curtidas

As velhas TLR, têm 95% da manutenção centrada na objetiva principal. O resto, não apresenta dificuldades. Se a camera só precisar de limpeza, uns R$ 300,00 tá bem pago. Se tiver algum problema mais complexo, aí a coisa pode subir bem…

1 curtida

Muito obrigado pela resposta.

Eu estava com medo de ser mais caro. Se for neste valor, fico mais tranquilo.

Abraços!

Depende. Se for só uma limpeza básica no conjunto ótico, não é muito caro.
Mas se precisar de limpeza e lubrificação no obturador e no mecanismo de transporte vai gastar uma graninha. Se tiver que desmontar para limpeza de óleo na iris, principalmente.

Exatamente!!! Óleo nas lâminas do diafragma é o pesadelo mor…

Nem me fale !
E se tem óleo nas lâminas sempre tem nos elementos vizinhos.

Na Flexaret III do meu pai, tinha óleo no diafragma… Mas posso afirmar com 100% de certeza, que ela NUNCA FOI LUBRIFICADA por curiosos… De onde seria esse óleo???

Esse óleo vem da degradação da graxa, que é nada menos do que uma emulsão de um certo tipo de sabão , óleo e aditivos. Uma hora a fase óleo é separada e vaza para dentro. Geralmente vem do Helicoide de foco ou causada por lubrificação mal feita.