Meopta Flexaret III

Ontem fui ao apartamento de meus pais… Desde o falecimento de minha mãe ano passado, nunca mais fui lá… Muito dolorido… Procurando nas “velharias” achei!!!

A velha Flexaret III de meu pai… Foi com ela que aprendi a fotografar… Tirei a poeira e comecei a avaliar o estado… Transporte do filme ok, selos de luz ok, vidro despolido e espelho reflex só precisando de limpeza.

Aí chegou a vez da velha objetiva Meopta Mirar II… Como toda objetiva equipada com obturador Prontor, estava praticamente travada… O lubrificante literalmente colou as lâminas do obturador e do diafragma…

Bora desmontar e limpar… O obturador não me apavora. São apenas cinco lâminas. Já o diafragma foi punk… DEZ LÂMINAS… Desmontar e limpar até foi fácil. Difícil é montar de volta.

Mas tá pronto e funcionando lisinho…

Assim ficou…

1 curtida

Que bela memória amigo. Sei o quanto é difícil mexer em coisas que trazem lembranças, mas fazer isso foi quase uma terapia pra você.

A câmera ficou linda! Parabéns pela coragem e determinação de consertar esse item maravilhoso e com tanto significado.

1 curtida

Há alguns meses, comprei uma Flexaret VI. A complexidade é absurdamente maior. Sem falar que na limpeza básica, a VI exige que se remova os liners de couro, o que me obrigou a criar novos liners em impressão 3D.

Na Flexaret III, a câmera clara (o andar de cima) é parafusado por fora, o que facilitou o trabalho de limpeza absurdamente.

Quanto às lembranças que foram surgindo durante o processo, você acertou em cheio. Obrigado pelos comentários de amizade e solidariedade!

1 curtida

Fotografando com uma Flexaret III

Diferentemente das Flexaret V, VI e VII, a Flexaret III NÃO É uma camera automática… Isso significa que armar o obturador, avançar o filme e disparar, são três operações independentes, diferentes e feitas por comandos totalmente separados…

Pra avançar o filme, existe a MANIVELA na lateral direita da camera. Teoricamente, uma manivelada é suficiente pra saltar um frame no filme. Na prática entretanto, é comum as engrenagens saltarem um ou mais dentes, o que às vezes significa frames com as bordas sobrepostas… Pra isso, tem uma salvação… Na tampa traseira, há uma janelinha de vidro vermelho escuro com um obturador. Na hora de avançar o filme, abre-se o obturador e visualiza-se lá dentro no papel de guia do filme, o número do frame que está em posição. Posicionado o próximo frame, fecha-se o obturador da janela…

Como eu falei aí pra cima, nada aqui é automático, ou seja, avançar o filme, só avançou o filme mesmo…

A focalização é feita usando a alavanca mais de baixo, na verdade um slide em guia semi-circular com as distâncias em metros. Conforme se desliza esse slide, o conjunto das duas objetivas avança pra frente ou pra trás ajustando o foco.

O próximo passo, é ajustar abertura e velocidade. Tem outro slide ali do lado esquerdo de quem empunha, que ao ser girado opera o diafragma. Abertura máxima 3.5, mínima 22. Não há indexação (cliques). O ajuste é contínuo.

Pra ajustar o tempo de exposição, há uma coroa dentada em torno da objetiva com as velocidades B, 1, 2, 5, 10, 25, 50, 100 e 300. Aqui, TAMBÉM não tem indexação, de forma que acima de 1s, as velocidades são continuamente ajustáveis. Teoricamente é possível obter 200, por exemplo, colocando o anel entre 100 e 300…

Chegou a hora de disparar… Ou melhor… Quase… Pra disparar, é necessário armar o obturador, o que NÃO ACONTECEU quando se avançou o filme… Pra armar, é necessário acionar a alavanca da lateral direita (direita de quem empunha a camera), junto à objetiva. Essa alavanca tem um manípulo estriado pra melhor aderência do dedo.

Agora sim é disparar… Na parte inferior da objetiva, próximo ao slide do diafragma, tem a alavanca de disparo que é acionada puxando com o indicador esquerdo ou empurrando com o indicador direito.

Mais dois pontos de interesse no entorno da objetiva… Lá em cima, à esquerda, tem outra alavanca com as posições M, X e V. É o ajuste da sincronia do flash. M para flash de bulbo, X para flash eletrônico e a posição V, é o SELF TIMER da camera. Depois de armar o obturador, coloca-se a alavanca em V e aciona-se a alavanca de disparo lá embaixo… Se tudo correr bem, ocorre um retardo de SETE SEGUNDOS até o disparo acontecer… Lembro até hoje meu pai lidando com isso. Ele sempre saía com cara de assustado nas fotos…

Último ponto… Logo acima da alavanca de armar o obturador, temos o conector PC para engatar o cabo do flash.

Quando a objetiva é removida, todos esses comandos (menos o focalizador), saem junto com ela, ou seja, o corpo é pouco mais que uma caixa estanque à luz. Mais simples que isso, impossível…

1 curtida