Sabe aquelas novelas que vão chegando ao fim e o autor resolve prolongar mais alguns capítulos??? Pois é… Tava parecendo o mesmo aqui… A primeira das cameras que falei aqui, foi totalmente desmontada e tudo cuidadosamente limpo. Comprei um novo espelho, pois o original veio quebrado e enfim chegou a hora de montar.
Tudo pronto, ou melhor, eu achei que estava… Mas aí, veio aquela palavra AUTOMAT escrita ali perto do nome da camera…
A velha Flexaret IIIa do meu pai, onde eu comecei na fotografia, era uma camera totalmente manual. Avançar o filme era uma operação totalmente independente de armar obturador. Dessa forma, pra fotografar, era necessário avançar o filme até a próxima posição livre, ajustar velocidade, diafragma, armar o obturador, focalizar e disparar.
Na Flexaret VI, diversos aperfeiçoamentos foram introduzidos, de forma que o botão de avanço de filme, passou a servir também para armar o obturador. E o disparo, passou a ser feito através de um botão no painel frontal ao invés de uma pequena alavanca na própria objetiva.
Até aí, tava tudo bem, não fosse o fato de que pra carregar um filme 120 novo, deve-se encaixar a extremidade do papel guia do filme no carretel superior, avançar até as setas de referência, fechar a tampa traseira e continuar avançando até chegar na posição do primeiro frame.
Na Flexaret IIIa, havia uma janelinha de vidro vermelho na tampa traseira. Por ela, era possível ver nas costas do papel guia o número do frame que seria exposto. Tosco e rudimentar, mas absurdamente prático…
Na Flexaret VI, faz-se a mesma coisa até fechar a tampa traseira. Como ela não tem a janelinha vermelha, é necessário girar o botão de avanço do filme continuamente, até o indicador de frames na tampa lateral chegar no número 1. Nesse momento, o botão de avanço é travado automaticamente e a camera está pronta pra tirar a primeira fotografia…
Após tirar a última (frame 12), o botão de avanço automaticamente não travará mais, aí deve ser girado continuamente até que o papel guia escape do carretel de baixo e esteja totalmente enrolado no carretel de cima.
Nesse momento, a tampa traseira pode ser aberta em segurança e o papel guia já estará com uma fita de papel adesivo que deve ser usada pra prender de maneira segura a extremidade de forma a não velar o filme acidentalmente…