Ganhei um… Opiniões???
Metz é a referência em flash. Esse modelo é famoso, super potente mas é um trambolho. É mais para uso em eventos. Não é TTL, ele mede a exposição por um sensor nele mesmo. Você escolhe a abertura e ISO que vai usar no flash, poe a camera em modo MANUAL, com obturador em alguma velocidade de sincronismo de flash que a camera aceite e seta a abertura e iso manualmente na camera de acordo com o que setou no flash. Esse modelo permite escolher 5 aberturas diferentes pre-definidas no flash, baixe o manual em cado de duvida
Se for usar com câmeras digitais, o ideal é medir a tensão na sapata do flash quando ele estiver carregado, com um multimetro na escala de volts DC. Se der nais do que 12V não use porque corre risco de torrar a camera. O meu Metz da 3V, mas é outro modelo. Já um Olympus que tenho aqui dá "apenas"750 Volts…
Ficou uma dúvida… Em cameras de obturador de plano focal, a velocidade de sincronismo é aquela padrão… Mas e obturador central? Eles sincronizam em qualquer velocidade, certo? Como seria aí o ajuste?
Esse não vai passar nem perto da digital… Vou continuar usando o velho e bom SB-600 nela…
Obturador “central” (tipo Compur por exemplo), costumam sincronizar em todas as velocidades, mas tem que ver se tem ajuste de sincronismo, se tiver “X”, use este. Alguns outros tipos para uso com flash de bulbo ou mesmo aqueles de pó de magnésio.
Os de plano focal tem faixas de velocidades específicas.
Sim, o “x” determina o instante do acionamento da chave de disparo, mas ainda tenho uma dúvida… Os cinco ajustes de abertura do “modo automático” do flash provavelmente presumem uma velocidade de disparo próxima dos valores mais comuns das câmeras (alguma coisa entre 60 e 250).
Quando estamos com obturador central, podemos usar valores mais altos. O sensor do flash vai compensar isso? Afinal o flash “não sabe” qual velocidade de disparo está selecionada, certo?
Esse tipo de controle de exposição funciona bem porque o flash tem um sensor que controla a duração do flash levando em conta o numero-guia e a luz refletida. O ideal é sempre usar a velocidade máxima de sincronismo da câmera.
Falando sobre os “copal” similares:
Suponha que para o filme que estiver usando, F8 e 1/15 sejam a exposicao correta para a cena. Se usar esses valores e tascar o flash como complemento, cetamente vai estourar. Se usar 1/250 e F8 não vai dar problema.
A complicação maior é quando se usa a técnica de fill-in. Aí faz-se a medida pelo fotometro da câmera da cena que estaria em contra-luz, regula a câmera assim mesmo para que o fundo mais claro seja registrado corretamente, e usa o flash como fill-in.
Exemplo: ISO 100 F8 1/125 (x-sync) seria a medida de por exemplo uma pessoa em contra-luz. Ajuste o flash pra ISO 100 F8 (a camera tem que estar na mesma abertura), e vá com fé. Eu faria uma exposicao extra 1 ponto mais fechada, pelo menos para testar o comportamento do flash.
O flash nao precisa saber a velocidade do obturador porque a duração do flash é ínfima comparada com a da câmera. É algo entre 1/5000s e 1/20000s
Gratíssimo, professor!!! Me sinto honrado em receber “de bandeja” um conhecimento que o Sr. levou tempos pra adquirir. Novamente, MUITO OBRIGADO!!!
Haha… não sou nenhum professor !
Pode apostar que sim