Faz mais de 1 mês que fiz essas fotos mas acabei demorando para postar. Foi um ensaio infantil (3 anos) que vendi junto com a festinha.
Foi a primeira vez que tive um trabalho remunerado na fotografia e estou ingressando nessa área também. Estava sem lente clara e me virei com uma lente de kit bem antiga. Gostaria muito da opinião sincera da galera do fórum.
Não fez com equip da Fuji ? Desencantou mesmo do sistema ?
Em tempo, muito boas as fotos, só achei que tinha muita foto fechada, e o local parecia bonito!
Parabéns pelo trabalho, Thales! Considerando que estava com lentes não mto rápidas, tirou leite de pedra! Foco bem cravado (pela visão que tenho do meu celular estão mto boas), belos bokehs, bom uso da luz natural! A única q não me agradou tanto foi a 5, talvez pela composição e a escolha do fundo.
Parabéns pelo trabalho, tenho certeza q os pais não se arrependeram do dinheiro pago por ele!!
Inicialmente Thales, parabéns… pelo primeiro trabalho !
De forma geral gostei do ensaio e pagaria por ele, se fosse do meu filho !
Farei alguns comentários de detalhes que acho importantes e que espero que contribuam:
1- Acho que nestes ensaios externos um grande e talvez o principal diferencial é a iluminação, a utilização de um flash externo e um modificador de luz permite dar ênfase ao sujeito em primeiro plano, subexpor o fundo em certos momentos, e reduzir as sombras duras nos retratos… sei que sabe disso tudo, mas deixo aqui minha contribuição.
2- Temos duas fotos em PB nas apresentadas, com tratamento bem diferente entre elas - na primeira (3) um ângulo de cima para baixo, a luz dura e o tratamento com mais contraste realçaram detalhes no retrato - ao meu ver - não desejáveis para uma foto infantil - a sombra excessiva abaixo dos olhos e um “look” mais pesado. Na segunda (4) menos contraste e uma aspecto mais lavado, com alguma tonalização.
No mais, parabéns e sucesso nesta nova carreira !!
Concordo com os colegas que me antecederam. No geral gostei do resultado final. O local e o dia escolhido foram bem acertados. Houve um bom planejamento porque o aniversariante trocou de roupa e figurino algumas vezes. O Guri ao parece é daqueles que colaboram com a direção. Apenas por pura questão de gosto pessoal, repensaria as PB que na minha concepção não combinam muito com infantil.
Não adianta. Pra mim tem que ser DSLR e FF pro meu estilo. É o que me deixa à vontade e feliz.
Usei foto fechada porque gosto deste estilo é porque era uma forma de isolar o sujeito do fundo usando abertura 4.5.
Eu usei flash de preenchimento em quase todas as fotos. Até levei minha sombrinha difusora e rádio flash mas ensaio de crianças nessa idade o negócio é muito intenso e dinâmico pra usar esse esquema trabalhando sozinho.
Eu também concordo que P&B não combina muito com infantil. Tanto que em quase 70 fotos finais entregues foram somente 4 P&B. Mas o retrato P&B com contraste mais intenso foi uma das fotos que mais gostei. Acabei revelando uma 25x25 e dei pros pais como mimo. Eles adoraram.
Thales,
Como primeiro trabalho remunerado você está melhor que muito Fotógrafo aqui onde moro! rsrsrs…
Muito legal o ensaio, gostei muito das fotos!!!
Li em outro post seu que você está com uma 24-120mm f/4G, assim que puder faz um review dela, estou aguardando ela com uma D750 que encomendei, chega dia 15/01.
Parabéns Thales… Transparece que a técnica tu tem de sobra… As fotos estão bem executadas… Talvez falte algo na direção dos modelos (coisa que eu também não tenho nenhum conhecimento) e talvez algum traquejo de quem vive dia-a-dia a realização de ensaios… No mais… tudo redondinho pro meu olho…
Mas isso é coisa que se estuda, se desenvolve até com facilidade uma vez que dominas o click. Abração.
Aqui concordo só com a segunda afirmação… Se fizeres uma foto que te incomoda ou não te agrada, NÃO PASSA PRO CLIENTE. Passa só o que achares bom ou ótimo… É um tiro no pé passar fotos mais ou menos (não tô dizendo que é o caso) só por que o cliente não tem conhecimento…
Já disseram tudo o que poderia ser dito, mas dou ênfase ao enquadramento um pouco apertado, talvez o local não ajudasse, mas ficou um pouquinho demais. Quanto ao tratamento eu já dei minha opinião pelo Whatsapp, parece que vc pegou um pouco mais leve, mas ainda tem que tomar um pouco de cuidado com o clarity, contraste e nitidez fortes. Fotos de criança combinam com um tratamento mais Soft, vc mesmo tem muitas fotos dos seus filhos assim, acho que poderia continuar nessa linha!
No geral as fotos estão bem feitas, com ctz os pais vão gostar!