Que foto, amigo! E que história emocionante!
Novamente, muito obrigado! Eu e minha namorada iremos ler os artigos agora mesmo!
O tipo de trabalho de fotojornalismo que ela fazia era cobertura de conferências de imprensa, shows, eventos públicos - coisa bem abrangente porque a agência passa as pautas e etc.
Sobre a SL2/SL3 se optarmos por esse caminho de permanecer com Canon, não seria melhor manter a 1D + outra câmera? De repente algo como a 1D + 5D mark 2 ou 3? Ou acham que a SL2 entrega o mais?
Em resumo, um comentário pouco relacionado com o tópico é que essa crise deixou terra arrasada por aí, e aqui foi bem parecido e essa confusão toda sobre “o que fazer” e “qual equipamento escolher”, está muito relacionado a nossa necessidade de nos aventurarmos em outra área da fotografia, nos voltarmos mais para eventos e ensaios, coisa que acreditamos que poderá ter força quando as coisas “voltarem ao normal” por aqui com o termino da vacinação.
Quando a vacinação alcançar, pelo menos, uns 80% da população adulta, as atividades presenciais começarão a normalizar. Claro que isto dependerá de cada região, de cada município etc. Alguns poderão retomar as atividades até mesmo com um percentual menor da população vacinada.
Tentando responder à sua pergunta, embora eu nunca tenha tido equipamento Canon, já tive oportunidade de testar equipamentos de conhecidos / amigos meus que usam a marca. Se eu decidisse ficar com a 1D, procuraria por uma 5D (Mk II ou III), para segunda câmera como você mesmo sugeriu.
Explico: Quem está acostumado a trabalhar com o visor de uma 1D (qualquer modelo / ano) e com os das 5D, dificilmente se sentirá confortável com o visor de uma SL2 ou 3… Antes de usar a Fuji, tive as Nikon D2x; D3; D700 e D800 e a diferença entre o visor destas câmeras e o visor das D3xxx e D5xxx (equivalentes às Canon SL 2 e 3) é enorme!!!
Dito isto, no caso de optar pela X-T1, irá sentir muito pouca diferença no visor, apesar de ser eletrônico, pois ele é muito confortável para se usar e a ampliação da imagem está na faixa das DSLR como a 1D / 5D e das Nikon D3; 4; 5 e 6.
Vou ver se consigo ajudar com algumas experiências. Eu já tive no meu set quando usava Nikon a D2x e a D3. Depois migrei para a Canon e fui para a 1D mk2 (acho que era essa…) e logo peguei uma 5d mk2.
Eu não tenho feito mais trabalhos para mídias, mas basicamente o que eu faço sempre tem um pouco de fotojornalismo (inclusive pela correria de disponibilizar fotos rapidamente).
Sou um cara que gosta muito de tecnologia e em 2018 quis experimentar esse tal de mirrorless. Comprei uma Sony A7II e foi com ela que cobri todo o Carnaval de rua de SP. Gostei da câmera, bem legal, mas o sistema de foco dela não era bom. Mesmo durante o dia e com boa iluminação de vez em quando ela errava o foco de forma bizarra (eu uso ponto fixo de foco). No meio do ano acabei viajando e trouxe uma velha A6000 na bagagem (hora de testar a mirrorless aps-c). Por incrível que pareça gostei mais da A6000… Ok, ela é muito pequena para ficar trabalhando com ela, mas super compacta para usar no dia a dia. Cobri 3 dias do Salão do Automóvel de SP e apesar de ela errar o foco de vez em quando, errava menos que a A7II. Depois disso resolvi pegar emprestado uma A7III e a experiência foi outra: que AF incrível!!
Bom, já tinha experimentado a Sony e chegou a hora de comprar uma Fuji: peguei uma X-T10 com a lente do kit para ser minha câmera nas viagens e ela me surpreendeu de forma positiva: o AF não era lerdo e o JPG que sai da câmera é excelente!
Enfim, o que considero é que vocês precisam pesar quais são os principais requisitos que a nova câmera tem que ter. Isso é fundamental para guiar o upgrade ou troca de sistema.
O AF é o principal? Tem que ser uma X-T2 ou Canon com Dual pixel
O JPG é fundamental? A Fuji se sai melhor que a Canon
Quer usar lentes manuais? Confira se a câmera tem Focus Peaking (ajuda demais!)
Precisa de gravação em dois cartões? Nenhuma Canon de entrada oferece isso (só R5, R6, 5D mk3 e 4 - e a cropada 7D mk2)
Tem gente que fica esperneando que mirrorless não serve para trabalhar enquanto fotojornalistas brasileiros em zona de conflito ganham prêmios internacionais usando câmeras sem espelho (Felipe Dana, por exemplo). Toda câmera tem alguma limitação ou ponto fraco. Cabe ao fotógrafo ser bom para compreender esse ponto fraco e conseguir contornar. É o que divide os bons dos clicadores.
Falando especificamente da série Z de câmeras ML da Nikon, eu, não estou ciente de problemas referente a “EVF whiteout”. :ponder:
Mas de qualquer maneira, considerando apenas essa parte que cito do post anterior do Ernesto, me fez lembrar de um detalhe: a relação entre EVF/LCD e as configurações de energia nas câmeras (normalmente pré-configuradas para entrar em standby com 30 segundos de inatividade).
Alguns modelos de ML ao entrarem no modo “standby” podem demorar alguns poucos segundos para sair do mesmo. Não sei dizer qual esse tempo para os modelos X-T1 e X-T2.
Mas em geral é algo a ficar atento com qualquer ML e, obviamente, configurar os ajustes de gerenciamento de energia conforme o necessário. ![]()
Pedro, vocês pretendem trabalhar também com vídeo?
Se estiverem pensando em fazer algo em 4K , a X-T1 não tem essa opção.
Fora que mesmo o Full HD da XT1 não é grande coisa.
Eu se estivesse no seu lugar compraria uma Dslr Canon mais nova e manteria a 1D… Uma 5d mk2 ou até 6d… Imagino que vc tenha objetivas Canon certo? Ficaria dentro do sistema… E aposto que a 1d ainda dá um caldo ![]()
Uma pergunta sobre sua namorada; como vocês vão compartilhar trabalhos (creio eu) juntos, seria interessante que ambos usassem a mesma marca pois facilita pra tudo : lentes, flashs em TTL, baterias, etc.
Hoje eu ficaria apenas entre duas marcas: Canon e Sony (Nikon em último caso). Não penso na Fuji , se morar no Brasil, por alguns fatores:
1- Lentes ótimas, mas muito caras;
2- Problemas citados pelo nosso colega Ernesto (as vezes precisamos desromantizar marcas e equipamentos, usar a razão em primeiro lugar e levar em conta a real necessidade);
3- Assistência técnica : no Brasil o número de assistências de Fuji é muito limitada, o que facilmente vai encarecer o preço do serviço. Assim em caso de problemas com o equipamento, o conserto de qualquer Canon-Nikon-Sony sairá com certeza mais barato por uma série de fatores como: peças de reposição, mão de obra mais especializada nessas outras marcas, etc.
Hoje se eu fosse usar bastante flash com TTL, usaria Canon ou Nikon. Se meu foco fosse um mix de fotografia e vídeo, Sony ou Canon com dual auto pixel.
Eu penso o seguinte, se eu preciso de uma máquina pau pra toda obra , pq não manter duas Canons, ex: uma 5D Mark 3 usada que é show pra autofoco e pra fotografia e uma barata SL2 de backup onde poderás fazer vários trabalhos de vídeo com ela? A 5D Mark 3, por exemplo, é um tanque de guerra, e atende pra esportes, pode não ser uma 1DX nesse aspecto, mas é um equipamento altamente durável e confiável. Será que uma Fuji aguenta as pancadas que uma 5D Mark 3 aguenta? São essas perguntas que vc precisa responder pra si mesmo, de maneira direta e racional, conforme as suas necessidades, beleza.
Boa sorte!
Ernesto, posso estar enganado, mas até pouco tempo atrás existia uma forte “romantização” por Fuji e Nikon aqui no fórum. Nada contra, só acho que cada um tem suas necessidades e orçamentos e acho que é isso que precisa ser avaliado quando se compra equipamentos, já que migrar de marca é algo que custa caro e deve ser avaliado com razão, não com emoção.
Leandro, a 1D com certeza dá um caldo. Tú sabe que esses dias peguei emprestada uma Nikon D300 de um amigo ai da fotografia e não é que eu gostei da bichinha kkkkk; a 1D é um sensor com fator de corte 1.3, então o crop na imagem é menor , pra grande angular deve ser legal, além do que as 1D são bem tanque , muito bem construídas.
Eu iria de 90d usada + Sigma 18-35 1.8
Nao tem dois slots, mas pensando bem nem é tao importante.
Eu, procuraria uma 6d usada também.
Ou pegaria uma Fuji Xt2 usada + 17 55 2.8
90D usada atualmente é lenda urbana, quando aparece é 500 bozos mais barata que uma nova.
Dificil.
Pessoal, bom dia! Novamente agradeço a todos, li muitas respostas que fizeram sentido.
Bom, estou aqui para comentar um pouco da nossa decisão, foram três dias lendo o grupo, analisando cada uma das respostas, vendo os links e pesquisando boa parte do que falaram.
Quais equipamentos tenho hoje:
Canon 1D mark III
Objetiva Tamron (para nikon) 17-50 adaptada
3 objetivas analógicas com adaptadores
Essa objetiva tamron/Nikon está comigo porque antes eu usava canon e minha namorada nikon, na crise vendemos quase todo equipamento, o que restou foi a 1D e essa objetiva que era dela, por isso hoje em dia o interesse em usar a mesma marca e compartilhar o equipamento.
Fiz algumas contas e isso ajudou muito a entender o que fazer. Decidimos manter a 1D e tentar vender essa objetiva apenas.
Por outro lado, levando em conta o preço das câmeras usadas 5D mk II por volta de 3000 bozos, 6D clássica o mesmo, 5D mk III por volta de 6000, decidimos que o melhor cenário seria comprar duas fuji, uma Xt-1 e outra Xt-10, cada está por volta de 2500, e investir um pouco mais em lentes e manter as fuji para alguns trabalhos de ensaios e a Canon 1D futuramente com uma única série L (24-105) para os poucos trabalhos que exijam.
Levando em conta valores, assistência técnica, seguro, objetivas e finalidade do trabalho, essa me parece ser a decisão mais correta no momento. E de quebra mantenho minha querida 1D
![]()
Aproveitando o post, segue aqui uma das fotos que fiz com a 1D mark III e essa objetiva Tamron 17-50.
Gostei da composicao! ![]()
Boa sorte casal!
Ficou estranho o rumo do tópico.
Porque você citou 1D e agência, o pessoal pesou demais o AF.
Mas na prática você usa lente manual com uma tamron pra nikon adaptada…
Nesse cenário qualquer câmera com lente nativa atende sua necessidade.
Vende essa canon e se joga na fuji.
É porque antes usava lentes com AF, mas a fotografia parece mudar de rumo um pouquinho na nossa vida agora, é claro que ora ou outra podemos fazer ainda algum trabalho com a agência, mas não sei se será o foco principal como antes.
Pq não pega logo duas X-T1?
Analisando hoje o equipamento que uso não acho que as lentes Fuji sejam caras como citadas anteriormente. Elas tem o mesmo patamar de preço de lentes L da Canon por exemplo, algumas até mais baratas e com qualidade equivalente. Claro que se comparar com as APS-C de cada sistema são bem mais caras, mas também entregam uma qualidade absurdamente maior.
Uma 18-55 da fuji já vai fazer qualquer trabalho com muito louvor, não existe lente de kit melhor que ela e estabilizada ainda.
Eu troquei meu equipo Canon por Fuji e ainda sobrou grana, tinha uma 6DII e 5DII e 3 lentes. Vendi no começo da pandemia, hoje os preços estão beeeeeeeeem fora daquela realidade.