Migrando para mirrorless

então é isso que fiquei pensando, um sensor de DSLR cropado é melhor pra fotografar aves, pois o fator de corte do sensor no meu entender é uma vantagem; a 80D tem um sistema de foco muito bom pelo viewfinder e o dualpixel pelo LCD; idem a 90D. Eu não acho que justifique pra fotografia de aves trocar pra mirrorless; salvo se for algo de R6-R5-R3 ou melhores . Fora disso é, literalmente, dinheiro jogado fora.

A Pentax K3-III está nos meus planos :smiley:

O sensor de 24 Megapixels da 80D é de 2016 e equipa diversas câmeras; o sensor da 90D tem 30 Megapixels senão me engano. Vejo que as fabricantes não parecem dispostas a investir em sensor Crop nessa década, mas até 2016-2017 ainda tínhamos algumas inovações e/ou atualizações de sensores APSC.

A vantagem evidente do sensor FF é a possibilidade de usar ISOs mais elevados sem esquentar a cabeça com isso; mas o crop do APSC na minha opinião ajuda muito, melhor uma 300MM no APSC que tem visão de uns 450MM do que usar uma pesada 100-400 L na FF (essa é a minha visão, podem discordar ou concordar a vontade rsrsrs). Pra ter uma 450MM usando uma 300MM no FF precisaria usar um Tele-converter de qualidade, mas isso pode dar problemas no foco que é uma “beleza”.

Sobre o sensor FF e Mirrorless, me parece que os fabricantes escolheram este padrão para essa década 2020-2030. A Sony, por exemplo, não fez mais nada de novo no APSC desde a A6500-A6600 que, eu não acho que valem o valor pedido, a linha FF da Sony é infinitamente melhor em praticamente tudo do que as APSC. Mas Canon e Nikon sempre tiveram bons APSC ; fora Fuji, Pentax, etc.

bom tracking af
Lens reikan Software calibration.
Calibrador de monitor.externo ips
Dxo redutor de ruido
Comida pra ser feliz

Só tem uma coisa que você esqueceu de citar, as Sony A6xxx são voltadas muito mais para video do que para fotografia, assim como as Panasonic. E nisso nenhuma outra marca desbanca nenhuma das duas atualmente.

Perfeito!
Abraço Cheferson

Depende, a A6000 e A6300 sofrem pacas com problemas de aquecimento; não me lembro qual delas a cortina do obturador quebrava facilmente. São câmeras com recursos de imagem fantásticos e de vídeo idem, mas eu ainda acho que elas ficam devendo em algumas questões como ergonomia, menus estranhos, aquecimento , etc. Eu já acho a linha FF da Sony , mesmo a primeira A7, bem melhor (ainda prefiro uma FF DSLR) .

Ernesto, você testou a D7500?
Ela tem uma qualidade de imagem muito boa.
E o ISO é bem superior às APS da geração anterior.
Lançada em 2017.
Seu senão, para os PRO, é ter apenas um slot de cartão.
Conheço quem faz birding com ela e está muito satisfeito.
E olha que ele tem uma D800.
Embora ela tenha apenas 20mp (como a D500), a equivalente FF para cropar e ter essa resolução seria uma com 48mp.

A pergunta não foi pra mim kkkkkk; :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: não testei a D7500, mas a Nikon D7200 é fácil uma das top 5 das câmeras APSC de todos os tempos. Fiz alguns jobs com ela, e sendo super-sincero , fica difícil usar a série D3000 e D5000, depois que usa a D7200. Dizem que o ISO da D7500 é bem melhor, mas o fato de terem tirado o slot duplo de cartão foi uma caca, entre as inúmeras, da Nikon.

Uma boa camera.

Verdade. A D7200 é excelente. Substancialmente melhor que a D7100 que eu tive,
mas o ISO da D7500 é matador para uma APS-C. Dizem que por usar o mesmo sensor da D500.

@Lindsay
Estava lendo esse tópico e resolvi pegar uma pá :laughing:. Estamos em 2025 e eu ainda usando minha 6d, minha 5d mk2 e minha 7d… não sei o que o futuro reserva, mas até o momento não vi necessidade de migrar. Alguém mais nessa situação?

Eu adorei o advento das ML… Como nunca tive camera digital, na hora que resolvi comprar uma, fui altamente beneficiado pelo fato de já ter gente “jogando fora” DSLR…

1 curtida

Verdade, comprar uma 6d, 5d mk3, está bem barato, o que me chama a atenção é que algumas lentes que sempre foram muito caras, hoje podem ser compradas sem gastar tanto, cito a canon 35mm 1.4L por exemplo.

Bem… Sou 180% ignorante no universo Canon, mas há muita oscilação em preço de lentes. Nesse caso específico entendo que entra também o fator necessidade…

Tá valendo sim.
Já usou alguma mirrorless para ver “como é que é”?

Já tive algumas, mas nenhuma para uso profissional, a última foi a M50 da canon, até gostei de usar, mas ainda não testei um modelo melhor.

Se possível pegue uma mais nova de um amigo/conhecido para testar.

Mas é aquilo né, depende qual o seu uso também.
Para mim que trabalho com a fotografia, valeu a pena, e olha que demorei para fazer a troca pois o que uma faz a outra também. Dslr não virou lixo do dia para a noite.

O foco inteligente é o que mais ajuda, digamos assim, passei a me preocupar menos com isso e me focando mais em composição e direção. Na dslr sempre ficava aquele receio do focar e recompor perdendo o foco em grandes aberturas.

Meu uso é profissional, fotografo casamentos e outros eventos, mas não discuto que a evolução na tecnologia vem para facilitar nossa vida, a questão que levantei é justamente o que você mencionou “Pois o que uma faz a outra também”, e levantei essa questão também porque sei de experiência própria que todo dia tem um lançamento, uma tecnologia nova, nova câmera, nova lente, novo mount… Isso desde o filme, e até hoje tem gente fotografando com filme. As empresas estimulam nosso G.A.S. ao máximo e acabamos colocando na nossa mente que algo que nos atendia bem, agora não nos atende mais…Mas dizendo novamente, não discuto a melhoria nas tecnologias.

1 curtida

Também me favoreci desta migração do pessoal para ML. Acabei comprando, usada, minha primeira full frame digital neste movimento.

Contudo já era usuário de ML no formato micro 4/3. :face_with_hand_over_mouth: