Minha câmera nova

Cara, posta fotos pra gente analisar.

Quando fotografar em manual, deixe a compensação de exposição em zero, pois ela não altera nada o resultado, apenas desloca o “cinza 18%” de posição no fotômetro.

Quanto ao ISO, pode subir pra 1600 ou até mesmo 3200. Uma foto bem exposta em ISO 1600 terá menos ruído do que uma sub em ISO 800, é normal.

Já eu acho que lentes claras sempre ajudam. Tem ambientes que o flash sozinho não consegue iluminar tudo, então uso de lente clara ajuda a aproveitar a luz ambiente.

Juntando a uma lente mais clara (f/1.8) e um ISO mais elevado, vc pode ganhar até 5 stops de luz, o que ajuda MTO.

Obrigado pelas dicas Rafa, achei que a compensação de exposição ajudava em modo M,menos um ajuste pra me preocupar. Vou fazer mais fotos variando o iso, como eu disse lente nova ainda não e flesh externo tbm vou deixar mais pra frente, por enquanto vou tentar usar o flash pop up.
Assim que eu estiver um pouco mais segurovou postar umas fotos aqui, tenho certeza que sera mais facil vcs descobrirem onde estou errando.

E quanto ao formato Raw e Jpeg, agora que estou aprendendo, qual o melhor?

A grande maioria prefere o RAW. Eu uso RAW+JPEG quando o assunto é sério ou JPEG pra coisas mais corriqueiras.

Eu li que no jpeg a foto passa pelo processador da câmera e depois vai para o cartão de memória, ja no Raw a foto vai direto pro cartão, seria isso?
Interessante o raw + jpeg, deve comsumir muita memória tbm, mas nesse caso as fotos interessantes poderão passar por uma edição e as que não, podem ser armazenadas em jpeg ou ate mesmo serem excluidas.

Por ai. RAW significa cru, e é de fato um arquivo mais cru, que conserva mto mais as informações originais captadas pelo sensor, embora ainda receba um processamento, mesmo que pequeno.
O JPEG é um RAW processado e compactado. É como se vc pegasse o RAW, escolhesse as informações de cores, contrastes, balanço de branco, etc, compactasse, transformasse em um arquivo bitmap e jogasse o resto as informações fora. Isso é o que se chama de pós-processamento. Se vc fotografa em JPEG, a câmera faz isso, se fotografa em RAW, vc adia o processo pra fazer depois.

Isso significa que todo arquivo Raw deve passar por uma edição?
Estava vendo o topico sobre as cores da Nikon e vi que depois da tratadas as imagens são ótimas, e lógico que eu não tenho o olhar de fotógrafo para saber sobre as cores, mas gostei muito.

Sim. O raw em si não é uma imagem, mas sim a representação do que foi capturado pelo sensor. Dali, ou você escolhe deixar a câmera fazer todo o processamento ou faz você mesmo. A diferença é que o tratamento da câmera é bem genérico, ao passo que o fotógrafo define como ele vai processar o arquivo raw pra um resultado “individualizado”.

Entendi, tudo nessa vida demanda de conhecimento, na fotografia não seria diferente, estou começando meu caminho nessa arte, acho que é um longo caminho de aprendizagem, mas quando se faz com gosto tudo é mais fácil.
Então ta na hora de meter a mão na massa, praticar e aprender.

Rapaz, você é bem destemido… já está tentando usar o modo M…
bom, eu também sou iniciante, apesar de ter comprado minha primeira DSLR a mais tempo… eu comecei com uma D5100, com a lente do kit… Ainda hoje não utilizo o modo Manual, tudo bem que sou meio devagar para investir nos estudos… tento conciliar com minhas atividades, mas aí o aprendizado fica lento…

Eu normalmente uso modo prioridade de Abertura.

Como a galera disse, aumentar a exposição em +5 acho que não ajudará… rsrsrs… compra um flash, eu tenho um YN e acho que foi uma das melhores aquisições que já fiz… vale a pena e não custa caro…

Ok, a lente do kit não é um lixo, concordo, mas se vc tiver a oportunidade de comprar uma 50mm 1.8, ou uma 35 1.8, não deixe passar a chance… elas são fantásticas e não são tão caras… eu comprei primeiro a 50mm, aí percebi que ficava muito fechada para fazer fotos em grupo… aí apareceu a oportunidade comprar uma 35mm usada, aqui do forum, e não me arrependi… Olha sempre os classificados do forum…

No mais é isso aí… eu acho os conceitos de fotografia muito complicado… para mim ainda não é óbvio aumentar velocidade, aumentar iso, aumentar abertura, etc… preciso praticar mais… vou tirar uns fds para sair e tirar fotos e fazer experimentos…

Bom estudos e não desanime.

Abs

Destemido nada ! Curioso mesmo, rsrsrs. e por incrível que pareça estou conseguindo fotos menos piores no modo M, meu hecimento no assunto ainda é bem fraquinho, mas sempre que sobra um tempinho vou garimpar algum conhecimento, e aqui mesmo no MF tenho conseguido bastante informações, o problema é que a gente fica naquela ansiedade de tirar boas fotos, coisa que ainda nao fiz.
Tenho lido sobre flashs e tambem sobre a aquisição de novas lentes, mas isso será no futuro, pois é um hobby caro e no momento a grana ta curta.
Mas vc tem razão fotografia é complicado mesmo, ainda mais no início, mas temos que ser persistente e o tempinho livre procurar aprender mais.

Boa noite pessoal

É o seguinte , ainda não comprei uma bolsa para minha câmera, tenho deixado ela em cima da estante o mais longe possível de poeiras, qual o modo correto de guarda-la nesse momento, tenho feito assim, deixo ela na caixa com a lente tampada e sempre que tenho um tempo pego e fico tirando algumas fotos e depois coloco a tampa da lente e guardo a maquina. É simples assim ?

Como guardar seu equipamento?

Boa leitura! :smiley:

Muito bom … Obrigado.

Pessoal é o seguinte, tenho feito algumas fotos, aceitáveis dentro do possível, ainda não tenho um nível bom de conhecimento então para mim ficaram boas, porem quando eu as coloco no LR, tenho visto que ao dar o zoom nas fotos tem tido um ruído alto, estou fazendo alguma coisa errada, tirei uma foto com iso 400 45mm f/5.6 1/100, esta foto assim como as outras que estão mais ou menos nessas configurações estão com um ruído alto somente quando dou o zoom, vendo normal na tela ficam “boas”, vou ver como colocar a foto aqui para vocês darem uma olhada, mas se tiverem uma opinião sobre onde estou errando deem uma dica ai, obrigado.

Cara, só vendo as fotos mesmo pra ver se estão normais ou é paranoia sua.

:smiley: :smiley:

Quando eu passei da Nikon D40 (6 Mp) pra D90 (12 Mp), achei que a câmera estivesse com defeito. Muito mais ruído! Mas acontece que, ao colocar as duas imagens lado a lado, no mesmo tamanho, a D90 era muito melhor que a D40. Veja se o seu problema não é achar que a imagem tem ruído por ser vista a 100% sem estar na distância adequada.

opa Felipe, explica melhor ai pra mim sobre " ser vista a 100% sem estar na distância adequada."

A questão é o uso que se faz da foto. Ampliar a foto e ficar visualizando ela bem de perto pra procurar defeito é uma prática que as vezes a gente desenvolve no início, mas que depois a gente vai abandonando. O ideal é que a foto tenha qualidade satisfatória no uso específico dela.

Quando vc vê uma imagem na sua tela em zoom a 100%, eu diria que é bem provável que você veja somente uma parte da imagem. Então, imaginando que você pudesse ver toda a sua imagem a 100%, vamos dizer que a imagem teria uns 2x3 metros. Dificilmente você vai querer ver uma imagem de 2x3 metros à mesma distância que vc vê seu monitor: vc teria que chegar pra trás. E quando vc chega pra trás, vc não consegue mais ver o ruído.

Você poderia ter uma tela de altíssima resolução, tipo esse iMac de resolução 8k que se vem especulando. Neste caso, vc conseguiria efetivamente ver toda a imagem na sua tela, mas o ruído seria tão pequeno em tamanho que você não conseguiria vê-lo.