Tá chegando…
A imagem no vidro despolido da TLR e depois ela se formando em foco são impagáveis.
Parabéns.
Foi um achado… Eu havia acabado de comprar num leilão, uma lente Zeiss Pro-Tessar 35 mm pra minha Contaflex. Aí o site me jogou numa lista de “sugestões” (o tal algoritmo é de lascar…).
Tava ela lá… Uma Rolleiflex 2.8F. Pelas fotos, ela parece estar em excelente estado. Estou ansioso pela chegada…
Acabou de chegar… Ainda estou meio em choque… A camera aparentemente NUNCA FOI USADA… Case perfeito e sem riscos ou desgastes no couro… Correia com o engate rápido perfeito. Manual de Utilização parecendo que nunca foi aberto. Não tem orelhas nem amassados. A camera não tem nenhum daqueles desgastes de pintura nas bordas.
Nenhuma oxidação na manivela de avanço do filme. Nenhum revestimento de couro descolado. Nenhuma sujeira no visou/tela de foco…
Ao abrir o compatimento do filme, havia na posição de baixo um tubo de couro com as extremidades fechadas e perfuradas. Chacoalhando o tubo, ouve-se um barulho de granulado, sliica gel provavelmente…
A ótica é Carl Zeiss Planar 80 mm f:2.8. Estava tampada com a tampa original, articulada em baixo e baioneta em cima.
As células do fotômetro têm a tampa de plástico branco de DIFUSÃO, para usar a camera como um fotômetro de luz incidente…
O número de série mostra ser uma Rolleiflex 2.8F tipo 1 ou 2. Depois vou analisar as características para determinar com exatidão…
Agora é respirar com calma…
Caramba que legal !
Dentro do pacote ainda tinha uma fita vermelha com essa medalhinha e dentro da camera, no lugar do rolo inferior de filme esse cartucho de couro com material granulado dentro (acho que é silica gel)…
Sensacional!
Impressionante o estado de nova dela. Mosca branca!
Não basta ser pouco usada, mas bem guardada também.
Uma duvida: lembra se o site que consultou para ver o modelo dela, tinha a informação do ano de fabricação?
O que usei para ver o modelo da minha (2.8E) foi esse aqui embaixo mas nao tem o período em que foi fabricada.
Caramba que máximo !
Chequei no Rolleiclub mesmo. Minha câmera é uma K7F primeiro tipo. Fabricada entre 1960 e 1965 (que nem eu rsrsrs).
O último modelo, tinha como principal diferença aceitar filme 220 e tinha contador para 24 frames. Tornou-se uma sofisticação desnecessária hoje, portanto…
A agulha do fotometro tá se movendo. Mais tarde vou checar como está a calibração. A respeito do fotometro, uma curiosidade… No centro do knob de focalização, tem um switch ORTHO/PAN. Mais uma sofisticação desnecessária pros dias atuais…
Mais uma dica, Carlos… Na página “Serial Numbers”, você confere o modelo exato da camera. Aí você vai pra seguinte página:
No descritivo do modelo específico, tem a informação dos anos de fabricação… A 2.8E, aparentemente foi fabricada no período 1956-1959. E for uma E2, 1959-1960.
O meu modelo (K7F), foi subdividido em 4 versões…
K7F: Podia usar filme em chapa de vidro e tem frame counter 0-12. Lente Carl Zeiss Planar;
K7F2: Podia usar filme em chapa de vidro e tem frame counter 0-24. Lente Carl Zeiss Planar;
K7F3: SEM PREVISÃO para chapa de vidro e frame counter 0-24: Lente Carl Zeiss Planar;
K7F4: SEM PREVISÃO para chapa de vidro e frame counter 0-24: Lente Schneider Xenotar
Todas as K7F, podiam vir de fábrica COM OU SEM FOTÔMETRO. Mesmo as versões sem fotômetro, tinham toda a infraestrutura para instalação. O fotômetro era disponível no mercado e o proprietário poderia instalá-lo com um pouquinho de habilidade manual e seguindo as instruções que eram fornecidas…
Valeu a dica… muita coisa nesse site que acabou passando batido
Acabei achando os anos de fabricação neste também
Eita!!! Esse eu não conhecia… Valeu, Carlos!!! Obrigado pela dica. Já tá favoritado!