Mirrorless VS DSLR

Fala galera, tenho uma 6D mark 2 e fotógrafo casamentos! Vou comprar mais uma câmera, estava pensando na R, uma vez ouvi falar que as mirrorless tinham vida prolongada por ser digital, que o obturador não estragava como na dslr, não tinha números de clicks. Isso procede?! E outra, acha que vale à pena?

Tirando a Nikon Z9, todas as câmeras ML tem obturador.
Elas não tem é espelho.

A R faz menos fotos por segundo, precisa ver seu estilo de fotografar os eventos.

Só não desgasta obturador… se utilizar o modo eletronico.
Porém se usa flash nas fotografias, que é o caso dos casamento (eu uso), não tem como usar modo eletronico, só mecanico e mecanico primeiro cortina, ou seja, vai ter desgaste normal.
Da Canon, apenas a R3 dispara flash no modo eletronico.

é eu eu ja ia falar que pegar a R para casamentos… :ponder: acho que vc vai sofrer um pouco…

Talvez uma 5D4, se achar preço bom, seja muuuito melhor negócio.

É difícil trabalhar com ML e DSLR ao mesmo tempo. Se não consegue trocar as duas de uma vez manteria uma 5D4.

A R de qualquer maneira não é uma ML boa. A partir da R6 tu vai estar bem servido.

Eu gosto da R mas ela não serve pra foto que precisa agilidade. Ela é boa pra fazer foto em estúdio, um ensaio que tem um ritmo mais lento, foto de paisagem.
Tentei fotografar 2 festas infantis com ela e só prestaram as fotos posadas. O foco fica perdido… ela confirma o foco quando na realidade está fora. A RP parece até melhor que a R pra rastreamento.

Fernando procura fotografar daquele jeito que eu falei no outro tópico que da certo, funciona muito bem :ok:

Concordo 200%.
DSLR e ML, principalmente na questão de foco, tem jeitos diferentes de usar. Dá para usar uma ML como se fosse uma DSLR com One Shot e recompor? Claro que dá mas aí vc não aproveita a magia do Tracking, Eye AF, etc…

Boa tarde
Veja

Canon EOS RP - uma câmera surpreendente

Canon R ou R7 para fotografia de Casamentos

Minhas Impressões sobre Mirrorless de entrada da Canon (M50, R, RP e R10)

Na minha humilde opinião, melhor Canon 5D3 ou 4, conf. C.Ferrari, Lindsay.

Boa sorte na escolha!