Modo AV com flash em hss em ettl para valores de obturação alto, mesmo que não se use a luz?

Bom dia.

Quero tirar uma dúvida com vocês.
Tem duas fotos aí com os respectivos exifs acima.

Canon T7i

Modo AV

ISO automático limitado a 400

Flash yongnuo 600 EX RT ligado
No modo high speed Sync com compensação de exposição em -3.

Peço que atenta-se para a velocidade do obturador.

A foto que está com 160 o flash estava em cima da câmera desligado

A foto que está com 1000 está com flash ligado nessas características que falei acima.

Estou usando essa técnica não para aproveitar a luz, mas sim para fazer fotos o minha teleobjetiva e não correr o risco de tremer à distância.

Queria que vocês comentassem acerca disso. Essa é uma técnica eficaz ou estou usando o flash desnecessariamente, podendo de outra maneira conseguir obturações mais altas no modo AV?

Fazendo mais testes aqui no modo av sem o flash, como iso auto limitado a 400, usando abertura de 5.6 a 7.1, noto que a velocidade de obturação quando o flash está ligado em ettl ou M com HSS, “destrava” para valores maiores. Por mais que esteja gastando energia e luz para nada, a impressão que dá é que parece ter uma “leve vantagem”. Eu faço muitas fotos espontâneas com a lente no talo dos 300mm e obturação alta evita borrão de movimento. Algum colega pode me tirar essa pulga atrás da orelha?

Lançar um flash à luz do dia com a lente em 300mm e o assunto distante, não parece ser algo normal. Deixo a cabeça do flash virada para cima. :sweat_smile:

Na verdade, o pessoal que fotografa pássaros à noite usa essa técnica. Eu cheguei a experimentar mas meus resultados foram pífios e eu nunca voltei a estudar.

Então faz realmente sentido isso que estou fazendo. Boa tarde. Deus abençoe por ter respondido!

1 curtida

Pode relatar sobre seus resultados?

Lembro que eu ainda estava ajustando algumas coisas. Outro usuário havia explicado como ele fotografava, onde ele posicionava o flash pra não refletir no olho das aves… Por aí você já vê que o flash ficava virado diretamente pra ave.

Com pessoas talvez se tenha que usar a mesma técnica, de manter o flash bem afastado da câmera. Eu lembro ter feito um suporte pra isso, mas que deixava o conjunto bem mais pesado.

Veja que são condições bem diferentes:

1. Eu não usava HSS
  2. É pra ser usado já no escuro.

Vou fazer um teste aqui.

Vamos ver se eu entendi a dúvida direito:

• Vc mostrou duas fotos, em ISO diferente e velocidade diferente. A de velocidade baixa foi sem flash, a de velocidade alta está com flash.

Me parece que as duas saíram com a mesma exposição equivalente. Já conversamos sobre isso, mas vc está vendo o arquivo raw? Sem ver o histograma junto, pouco se pode dizer, pois o programa de ver o raw pode mudar a exposição.

Não sei exatamente o que aconteceu, pois o flash ligado em 1/1000 está com sombras mais pronunciadas que a foto em ISO 160 sem flash. Eu esperaria menos sombras caso a exposição fosse a mesma.

Na minha experiência, a 120mm de distância focal, 1/200 já dá pra fotografar bem. Na cena que você fotografou, eu não teria medo de tremer. Respondi a pergunta?