Vou começar a experimentar fotos em RAW para posterior edição no Lightroom, pois vi que posso ter resultados interessantes mesmo com minha humilde D7000. Antes sempre tinha preguiça de editar foto a foto e só tirava em JPG, mas vi que os ganhos podem ser significativos.
Minha pergunta é: como vocês costumam usar a configuração de memory cards? Sempre utilizei no modo em que o memory card 2 fica como backup do 1, mas nunca tive problemas. Tenho 2 SanDisk Extreme Pro de 16GB( 95MB/s ), e vi que se deixar desse modo para tirar fotos em RAW, não consigo nem 500 fotos sem ter que esvaziar o memory card.
Aí pensei em deixar no modo em que o 2 só entra quando o 1 encher, mas fiquei pensando se alguém já teve problemas com esse modo e se é melhor ficar no modo mais seguro mesmo. Só que aí pensaria em investir em 2 memory cards de 64GB, mas não é algo que pretendia no momento.
Ah, esse tópico não precisa ficar exclusivo a donos de D7000 não. Qualquer uma que tiver uma câmera com 2 slots que possam funcionar desse jeito, podem opinar!
Eu uso 2 cartões, um Sandisc 16gb 45mb/s - 272 fotos em JPGbasic + Raw - e nunca usei o outro ( que é mais simples e de 8gb ) como backup.
Sei que o aconselhavel é usar um principal e outro como backup pra garantir mas tbm nunca tive problemas.
Só 2 coisas: D7000 humilde ??? …que isso, baita camera.
E fotografar em Raw e “trabalhar” cada foto na pos é a prova de que vc realmente leva à sério fotografia, mesmo que de forma amadora.
Boa Diogenes, não tinha pensado dessa maneira! Assim preciso comprar apenas um memory card maior apenas para RAW, aí deixo o outro de 16GB mesmo para JPG.
Raphael, valeu pelo input. Nunca achei que ia começar a tratar as fotos, mas mudei de ideia mesmo. E acho que assim posso aproveitar mais do potencial da D7000, que perto da sua D7100 já fica um pouco humilde sim… :worship:
Ter pego um SB-700 para substituir um SB-400 que tinha também deu uma baita diferença no resultado final… odiava não conseguir rebater em fotos verticais
Uso 1 com RAW e 2 com JPG normal
Em caso de pane geral no RAW, o JPG salva.
Eu colocaria um cartão mais barato no slot 2 (algo como um classe 10 de US$10 de boa marca), já que o JPG fica com 2~3MB e o RAW 15~20MB.
Fica com o cartão top só para slot 1. Assim vc tem 2 cartões top para encher de RAW.
O cartão 16GB classe 10 mais barato, não vai encher, mesmo depois de lotar os 2 cartões de RAW.
Na prática cabem algo em torno de 700~750 RAW. O número apresentado a priori é uma estimativa.
Eu também tenho um SanDisk Extreme Pro 16GB (95MB/s) e um SanDisk Extreme 32GB (45MB/s). Desde que comprei minha câmera tenho usado o Slot 2 apenas para backup, e só uso RAW. Nunca aconteceu nenhum problema de verdade, mas houve uma vez em que o computador não reconheceu os dados do cartão do Slot 1. Ejetei e coloquei de novo, e aí ele reconheceu numa boa. Não sei o que aconteceu, que pane temporária foi essa. Cheguei a ficar apreensivo na hora, mas depois me tranquilizei justamente porque sabia que tinha um backup.
Você se preocupa que não vai passar de 500 fotos, mas 500 fotos é coisa pra caramba. Eu lembro que na última viagem que fiz, o máximo que eu fiz num dia foi de 380 fotos. Entretanto, tudo vai depender do tipo de fotografia que você faz.
Como eu fotografo apenas em RAW 14-bit Lossless Compressed, com o cartão 16 GB a câmera avisa que o limite é de 297 fotos, mas sempre cabe mais um pouco, principalmente se você usar um arquivo RAW menor (12-bit Lossy Compressed). Numa determinada festa eu fiz 435 fotos, e ainda sobrou espaço no cartão 16 GB. Claro, muitas fotos eu fiz em 12-bit Lossy Compressed (para ter um burst e buffer melhores), mas serve de exemplo de que você pode aproveitar mais o espaço do seu cartão 16 GB e ainda assim usar RAW.
A propósito, eu nunca percebi diferença entre os arquivos RAW 12-bit e 14-bit, mas claro, eu uso 14-bit sempre que posso.
Acho que vou pegar um Extreme Pro de 64GB só para o slot 1 mesmo, pois não pretendia fazer esse investimento agora… aí deixo o de 16GB no slot 2… de qualquer forma, mesmo que o memory card do slot 1 encha, ainda vou ter um segundo memory card de 16GB para utilizar em casos extremos…
E realmente, tirar mais de 500 fotos em uma saída só é bem raro, mas como às vezes tiro fotos de torneios de tênis, onde uso bastante o disparo contínuo por muitas vezes, fiquei com essa preocupação.
A propósito, o Murilo comentou de usar o 12-bit para aumentar o burst e o buffer, a diferença na velocidade do disparo contínuo muda muito se usar RAW( que seja 12 ou 14-bit )? Pois 6fps já não acho uma maravilha( imagina a minha sensação quando vi que a 7D MkII tira a 10 fps… ), então se cair muito acho que vou preferir tirar em JPG mesmo nesses torneios de tênis, onde qualquer merreca de fps a mais já faz uma diferença enorme.
Olá, dadozen. Usar RAW não vai diminuir a taxa de fps (em tese); você continuará a tirar 6 fotos por segundo. O que o RAW vai fazer é tornar o arquivo maior, e por consequência o buffer vai encher mais rápido, diminuindo a quantidade de fotos que você pode fazer num único disparo.
Então, por exemplo, se com JPEG você ficava vários segundos capturando a ação (10 segundos, digamos), com RAW você só vai capturar 2 ou 3 segundos de ação, porque o buffer vai encher logo e depois é preciso esperar que ele esvazie para poder fazer novas fotos.
Na D7100, se eu utilizar RAW 14-bit eu faço apenas 6 fotos e pronto, o buffer já enche. Mas se diminuir para 12-bit lossy, aí já dá pra aumentar a quantidade para 10 fotos aproximadamente, ou seja, mal tenho 2 segundos de ação. Pois é, o buffer nessas câmeras é ridículo assim mesmo. Se você quer permanecer com um disparo contínuo pelo máximo período de tempo possível, então realmente terá que usar JPEG.
*Eu disse que usar RAW não diminuirá “em tese” a velocidade do disparo porque talvez dependa da configuração do arquivo RAW. Não sei como é na D7000, mas na D7100 a velocidade cai de 6 fps para 5 fps se eu usar RAW 14-bit lossless. Por isso disse “em tese”, porque se eu usar RAW 12-bit lossy a velocidade continua em 6 fps. Então, pelo menos na D7100, tem essa pegadinha aí: o marketing diz que a velocidade é 6 fps, mas só se consegue isso com RAW se diminuir a qualidade do RAW. No fim das contas, 12-bit lossy ou 14-bit lossless, continuará sendo RAW; nunca vi diferença entre um e outro, mas talvez haja diferença para situações extremas como paisagens onde existe muito dynamic range.
É cara, tem diferênça sim…procure que tem sites que mostram com exemplos isso. Eu só fotografo com 16 bits. Mas cada um escolhe o que pensa ser melhor, e isso é o certo.
É aquela história: quando vc começa a fotografar vc vai de modo auto e arquivos em JPG. Vai passando o tempo e vc percebe que precisa melhorar.
Hoje eu capturo tudo com o melhor que a minha camera pode entregar, assim tenho o melhor dos mundos ( o maior nº de informações e com qualidade reunidas ) nem que seja só pra ficar guardado.
Caso eu precise resumir, reduzir, fica tranquilo, pois eu ainda tenho o melhor comigo.
Já o caso contrário não tem o que fazer, foto em baixa e sem informações ( ou com informações resumidas ) é aquilo e deu.
Para o meu uso, nem é tão crítico assim o tempo que fico usando o disparo contínuo, pois dificilmente acabo tirando mais do que 6 fotos seguidas. Só que em um torneio de tênis, geralmente tenho que tirar, digamos, essas 6 fotos contínuas várias vezes em um intervalo muito curto de tempo, ou seja, preciso que o buffer esvazie rápido. Geralmente quanto tempo leva para ele esvaziar quando estiver completamente cheio?
EDIT: Dei uma pesquisada rápida, e parece que a D7000 mantém 6 fps em 14-bit. Um site inclusive mediu isso e deu por volta de 5.88 fps. O mesmo site mediu também o tempo que demora para o buffer esvaziar, e deu 9(!!!) segundos depois de 10 fotos em RAW 14-bit. Mas estavam usando um memory card de 30MB/s, então esse tempo deve melhorar consideravelmente com um memory card de 95 MB/s.
A D7100 aqui, configurada para RAW 12-bit lossy, com cartão SanDisk Extreme Pro (95 MB/s), demora 2 segundos para esvaziar o buffer. Com a D7000 não deve ser muito diferente. Talvez seja até mais rápido, já que os arquivos são menores. Pra ter certeza seria melhor você fazer um teste.
E outra coisa que esqueci de dizer, quando vou usar disparo contínuo a configuração dos slots é outra: eu deixo em overflow, ou seja, o segundo é usado apenas quando o primeiro enche. Faço isso porque meu segundo cartão é mais lento, e iria atrapalhar. Mas com dois cartões 95 MB/s não deve ter problema.
Murilo, valeu mesmo!!! 2 segundos já é um tempo ótimo! Geralmente é mais ou menos esse o tempo que leva para o jogador se preparar para o próximo golpe, então casa direitinho com o tempo para eu tirar novas fotos. Mas de qualquer forma vou fazer os testes sim.
Fiz alguns testes ontem com RAW+JPG no modo de disparo contínuo e percebi que no modo overflow perde-se um pouco de velocidade, mas no modo 1-RAW e 2-JPG a perda é imperceptível( se é que existe ).
Só fiquei um pouco triste com a velocidade de esvaziamento do buffer, depois de umas 10 fotos demorava entre 4 a 5 segundos. Enfim, acho que dificilmente farei 10 fotos de uma vez só, acho que no máximo umas 5 ou 6, então o tempo deve diminuir consideravelmente.
Depois brinquei um pouco com o Capture NX-D e apesar dele ser meio limitado, gostei de mexer nos meus primeiros arquivos RAW! Baisei o trial do LR 5, agora só preciso aprender a mexer… :hysterical: