Monitor custo-benefício 2024

Espaço para dicas, podemos atualizar os modelos novos que chegando ao mercado, e tbm com tantos White Label atualmente os modelos baratos ou que caíram de preço.

Esses dias estava pesquisando sobre monitor e achei uns modelos da Elements:

1. Monitor portátil touchscreen

Pode ser interessante para quem precisa de um monitor para carregar para todo lado ou quer um segundo monitor pequeno.

R$ 998,91
à vista

2. Pro Display 2030 XTi

Achei interessante pois tem um tamanho de tela diferente que facilita a exibição de 2 janelas simultaneamente.

R$ 2.996,91
à vista

porta USB Type-C™ permite a exibição e a transferência de dados para o carregamento do dispositivo ligado (até 90 W),

NanoIPS e HDR10, o 2030XTI
resolução de 2k em 28 polegadas SDQHD (2560x2880)
contraste de 1000:1
gama de cores DCI-P3 de 98%
brilho de 300cd/m²
webcam integrada de 5MP

1 curtida

Esse 2030 é muito legal… Fiquei muito interessado nele…

Eu tenho olhado esse 27" 4K aqui, mais tradicional:
https://www.kabum.com.br/produto/472913/monitor-profissional-lg-27-polegadas-uhd-4k-ips-hdmi-e-displayport-hdr400-freesync-dci-p3-95-27up650-w

Mas daí tem os Dell 27" 4K a 2500$:
https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-de-27-4k-com-hub-usb-c-p2723qe/apd/210-beni/monitores-e-acessórios

Para mim, hoje:

LG 27UP650-W:

• vantagens: DCI-P3 95% , 4K, rotacional 90º, IPS
  • a única desvantagem é não ser USB C PD.

Brilho: 400 cd/m²
Contraste: 1200:1

DELL P2723QE
-vantagens: 4K, USB C PD + ethernet (1 gbps), IPS

• desvantagem: 99% sRGB, não rotaciona 90º

Brilho: 350 cd/m²
Contraste: 1000:1

Pelas especificações parece que o Dell consome mais energia.

Preciso ver qual modelo vou usar para substituir meu Dell U2713.

:ponder:

A princípio seria o Dell UltraSharp de 27" 4K Hub USB-C U2723QE
https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-ultrasharp-de-27-4k-hub-usb-c-u2723qe/apd/210-bdpf/monitores-e-acessórios

Questão é o custo… :ponder: Mas se não aparecer nada devo pegar esse mais p/ frente.

Esse Dell é mais que o dobro do preço do LG 27UP650-W.
Ambos são DCI-P3 95%, não achei valores de sRGB do LG.
Será que no sentido de imagem, cores e conforto visual há diferenças que valha a diferença de preço?
Eu uso DELL há muito tempo e pra mim sempre funcionou, gosto bem do meu 27" mas ele é mais antigo, FULL HD ainda. Fico tentando nesse LG mas sempre me dei bem com a DELL…

:snack:

Eu queria um monitor com 10bits de cor por preço razoável…

Por isso não comprei ainda. :assobi:

o LG é 100% do sRGB e por ser DCI-P3 95% é muito bom.

DCI-P3 tem 26% mais cores que o sRGB.

fonte:
Using DCI-P3 Color Gamut For Video Editing  - ViewSonic Library.

Essa é a pergunta do milhão! :smiley:

O LG eu conheço pessoalmente, gosto muito.

Esse DELL U2723QE tem esse esquema do IPS black. Não conheço pessoalmente, parece interessante.

Outro aspecto, pelo menos para mim é: gostaria de um monitor USB C PD e com isso usar um cabo apenas para conectar no notebook e ter alimentação e conexão ao monitor. Já que quero colocar o monitor em um suporte articulado vejo alguma vantagem.

O DELL U2711 que eu tinha comprei em 2011 e usei até 2022. Pensando nisso creio que o U2723QE pode ser mais interessante ao longo prazo pelo USB C PD. Mas é opinião pessoal do tipo achismo e porque quero isso. :assobi: :smiley: :smiley:

Eu tenho resistência em sair da Dell.
Sei lá, todos aqui são da marca e sei que são duráveis e com qualidade comprovada.

O lado negativo acaba sendo o preço mesmo.

Com tantas marcas white label que quase ninguem tem certeza quanto a durabilidade, mas com garantia de ao menos 1 ano, eu vou listar aqui alguns monitores gamer com potencial para fotografia:

Começando com alguns modelos com painel VA, que não é a preferência dos fotógrafos, mas com especificações parrudas e preço bom. Vejamos o que eles tem, e me digam se vcs tem alquma questão com um painel VA moderno, diz ai, vc torce o nariz para o que???

Monitor Gamer SuperFrame Precision, 27 Pol, Curvo, Quad HD, 124.4% sRGB, FreeSync/G-Sync, 1ms, 165Hz, HDMI/DP, SFV2701G
https://www.terabyteshop.com.br/produto/17217/monitor-gamer-superframe-precision-27-pol-quadhd-1ms-165hz-hdmidp-sfv2701g

preço abaixo de R$ 1200,00

sRGB: 124.4%
NTSC: 88.1%
DCI-P3: 94.5%
AdobeRGB: 91.6%

Marca: SuperFrame (white label da loja Terabyte)
Modelo: Precision SFV2701G
Tamanho: 27 Polegadas
Taxa de atualização: 165Hz
Tempo de resposta: 1ms
Curva: 1500R
Resolução: Quad HD - 2560x1440
Painel: CSOT FAST VA
Ângulo de Visão: H:178º,V:178º (CR>10)
Pixel Pitch: 0.2331mm(W) x 0.2331mm(H)
Tratamento de Superfície: Anti-Glare
Brilho: Mínimo: 240cd/m2 - Típico: 300cd/m2
Relação de contraste: 4000:1

https://img.terabyteshop.com.br/produto/m/monitor-gamer-superframe-precision-27-pol-quadhd-1ms-165hz-hdmidp-sfv2701g_117857.png

Não sei se eu compraria uma painel VA, mas estou ficando velho e desatualizado pq muita gente diz que esses paineis VA modernos é sensacional.

Um modelo IPS abaixo de R$ 1500,00:

Monitor Gamer SuperFrame Prisma V2, 27 Pol, IPS, Quad HD, 1ms, 165Hz, FreeSync, HDMI/DP, SF2762QPA V2
https://www.terabyteshop.com.br/produto/25712/monitor-gamer-superframe-prisma-v2-27-pol-ips-qhd-1ms-165hz-freesync-hdmidp-sf2762qpa-v2

Marca: SuperFrame
Modelo: SuperFrame Prisma V2
Tamanho: 27 Polegadas
Taxa de atualização: 165Hz
Tempo de resposta: 1ms
Resolução: 2560x1440
Painel: Fast IPS

Gama de cores:
NTSC - 103%
sRGB - 146%
Adobe RGB - 108%
Taxa de contraste: 1000:1
Color: 8 bit panel, 1.07B
Brilho (Max.): 300 cd/m²
Ângulo de visão (Horizontal/Vertical): 178º/178º

https://img.terabyteshop.com.br/produto/m/monitor-gamer-superframe-prisma-v2-27-pol-ips-qhd-1ms-165hz-freesync-hdmidp-sf2762qpa-v2_176177.jpg

Como é que anda a Lg quanto à durabilidade? Tem anos que não uso a marca, mas sempre me ferrei com ela. Melhorou alguma coisa?

Curti esses Elements. Fiquei mais curioso que parece só ter dele no Brasil. Mas esse esquema de usar dois computadores no mesmo monitor é algo que estou buscando faz um tempo. Melhor ainda se for um KVM completo.

Ele só divide a tela com fontes de vídeos separadas?

Não sei o que aconteceria se ligasse duas saídas do mesmo computador ao mesmo monitor. Não me parece um uso inteligente da tecnologia.

Existe sftw que divide a tela em 2/3/4 partes distintas, usando apenas uma saída, não sei se é o caso do monitor Elements, mas isso é o mais comum para a maioria dos monitores que conheço.

não li as specs do Elements, se fosse com duas fontes seria interessante.

Então, pra mim que não tenho espaço lateral na mesa.

Esse monitor seria o crime perfeito pra ligar meu notebook pra trabalhar, caso ele divida a tela com apenas uma fonte.
Como o Lindsay citou.
Acho que o LG ultra wide faz isso.

Sim Vange, a LG tem um sftw, mas nem até 4 em precisa disso, pois com uma unica fonte o proprio windows ja faz a divisão em até 4, basta jogar com o mouse para as laterais direita/esquerda, ou para cima/baixo, ou para os cantos se quiser 4 fontes.

Então, pelo menos aqui não apareceu a opção de dividir a tela meio a meio na horizontal, somente na vertical.