Aos 81 anos.
Morre Sebastião Salgado; veja momentos da carreira do fotógrafo | Pop & Arte | G1
Uma grande perda para a fotografia
Deixou seu nome registrado para sempre como um dos maiores fotógrafos da nossa época
Tive a oportunidade de ver a exposição Genesis em Curitiba e a Amazônia no Sesc Pompeia
Seu trabalho marcou minha vida profundamente
Perda. Das grandes.
Perda recente também de Evandro Teixeira.
É impressão minha ou o Brasil perde mais artistas de peso do que consegue repor? E incluo nessa todos os segmentos da arte brasileira: musicos, compositores, cantores, pintores, escritores, etc. e tal.
Estava comentando com meu irmão esses dias, sobre o legado imenso que Salgado deixou para o mundo. E infelizmente, agora recebo essa triste notícia. A gente sempre sabe que um dia irá acontecer, mas nunca nos preparamos. Uma perda irreparável para a fotografia nacional e internacional.
Quando em 2015 aqui em Portugal comprei e vi filme de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado - O Sal da Terra… sobre a vida e o trabalho de Sebastião Salgado, encontrei a razão que justificava o meu gosto antigo por fotografia e pela natureza…
Sendo eu um amador, amante da fotografia (sem conhecimentos técnicos, nem meios) sinto muito a perda de um excelente fotógrafo, se calhar ainda mais do homem, com quem aprendi que as pessoas são o verdadeiro sal da terra…
A sua imagem, obra e a sua vida não serão esquecidas.
há uns 20 anos atrás (eu era um garoto..) namorei uma sobrinha do tião (boa parte da família dele não mora em aimorés ou em MG, mas em niterói e no RJ). ficamos 1 semana hospedados na casa dele em paris, com a léa e o rodrigo.
como disse eu era um garoto, mas sempre gostei de arte, sabia exatamente quem ele era e o que significava.. mas naquela época não tinha sequer uma máquina minha, não entendia o básico de fotografia (tinha só uma cybershot rs). entretanto me lembro a pessoa extremamente simples, que cozinhou pra nós 2 jantares inesquecíveis (na verdade ele ficou conosco lá só uns 3 dias), lembro algumas conversas que tivemos sobre política, sobre as viagens que ele estava fazendo (eles estavam então nos ajustes finais do projeto que depois acabou virando o genesis). me marcou também o profundo entusiasmo com que ele falava dos desenhos do rodrigo (que tinha mais ou menos a minha idade na época), um orgulho muito grande pelo trabalho do filho.
sebastião salgado pertence ao panteão dos grandes fotógrafos da história. deixa uma obra imensa que documenta o nosso tempo com um alcance que poucos obtiveram, porque sensibiliza e toca profundamente a alma humana como só a arte maior pode fazer.
É, infelizmente chegou a hora dele partir. Mas deixou um legado gigantesco por aqui.
1:15h da manhã e acabei de ver um filme/documentário sobre o Tião, como os amigos o chamavam. O melhor que já vi, até aqui. 75min de duração e 99% do tempo com ele mesmo falando.
“Revelando Sebastiao Salgado” conta toda a historia, em suas próprias palavras, da promissora carreira de economista até o projeto fotográfico Genesis, seu depoimento sobre pb x cor, analógico x digital, seu ‘workflow’ da captura à impressão, sua casa/estúdio, sua familia, etc.
É uma produção do Canal Brasil. Como tenho internet fixa Claro, assisti na Claro TV, mas achei no youtube também.
O projeto Amazônia não deu. Uma pena.