Morreu Sebastião Salgado

Aos 81 anos.

Morre Sebastião Salgado; veja momentos da carreira do fotógrafo | Pop & Arte | G1

1 curtida

Uma grande perda para a fotografia

Deixou seu nome registrado para sempre como um dos maiores fotógrafos da nossa época

Tive a oportunidade de ver a exposição Genesis em Curitiba e a Amazônia no Sesc Pompeia

Seu trabalho marcou minha vida profundamente

2 curtidas

Perda. Das grandes.

Perda recente também de Evandro Teixeira.

É impressão minha ou o Brasil perde mais artistas de peso do que consegue repor? E incluo nessa todos os segmentos da arte brasileira: musicos, compositores, cantores, pintores, escritores, etc. e tal.

3 curtidas

Estava comentando com meu irmão esses dias, sobre o legado imenso que Salgado deixou para o mundo. E infelizmente, agora recebo essa triste notícia. A gente sempre sabe que um dia irá acontecer, mas nunca nos preparamos. Uma perda irreparável para a fotografia nacional e internacional.

2 curtidas

Quando em 2015 aqui em Portugal comprei e vi filme de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado - O Sal da Terra… sobre a vida e o trabalho de Sebastião Salgado, encontrei a razão que justificava o meu gosto antigo por fotografia e pela natureza…
Sendo eu um amador, amante da fotografia (sem conhecimentos técnicos, nem meios) sinto muito a perda de um excelente fotógrafo, se calhar ainda mais do homem, com quem aprendi que as pessoas são o verdadeiro sal da terra
A sua imagem, obra e a sua vida não serão esquecidas.

3 curtidas

há uns 20 anos atrás (eu era um garoto..) namorei uma sobrinha do tião (boa parte da família dele não mora em aimorés ou em MG, mas em niterói e no RJ). ficamos 1 semana hospedados na casa dele em paris, com a léa e o rodrigo.

como disse eu era um garoto, mas sempre gostei de arte, sabia exatamente quem ele era e o que significava.. mas naquela época não tinha sequer uma máquina minha, não entendia o básico de fotografia (tinha só uma cybershot rs). entretanto me lembro a pessoa extremamente simples, que cozinhou pra nós 2 jantares inesquecíveis (na verdade ele ficou conosco lá só uns 3 dias), lembro algumas conversas que tivemos sobre política, sobre as viagens que ele estava fazendo (eles estavam então nos ajustes finais do projeto que depois acabou virando o genesis). me marcou também o profundo entusiasmo com que ele falava dos desenhos do rodrigo (que tinha mais ou menos a minha idade na época), um orgulho muito grande pelo trabalho do filho.

sebastião salgado pertence ao panteão dos grandes fotógrafos da história. deixa uma obra imensa que documenta o nosso tempo com um alcance que poucos obtiveram, porque sensibiliza e toca profundamente a alma humana como só a arte maior pode fazer.

4 curtidas

É, infelizmente chegou a hora dele partir. Mas deixou um legado gigantesco por aqui.

1 curtida

1:15h da manhã e acabei de ver um filme/documentário sobre o Tião, como os amigos o chamavam. O melhor que já vi, até aqui. 75min de duração e 99% do tempo com ele mesmo falando.

“Revelando Sebastiao Salgado” conta toda a historia, em suas próprias palavras, da promissora carreira de economista até o projeto fotográfico Genesis, seu depoimento sobre pb x cor, analógico x digital, seu ‘workflow’ da captura à impressão, sua casa/estúdio, sua familia, etc.

É uma produção do Canal Brasil. Como tenho internet fixa Claro, assisti na Claro TV, mas achei no youtube também.

O projeto Amazônia não deu. Uma pena.

2 curtidas

Quem estiver no RJ até 21 de setembro tem essa exposição do Sebastião Salgado no Espaço Firjan, Botafogo - RJ. Entrada gratuita.

Já estava programada antes da morte dele. Começou dia 30 de maio, para o público.

1 curtida