Não consigo minimizar o ruído :(

O que você está fazendo é ótimo, faz você entender a limitação do seu equipamento. Mas eu acho que não adianta tentar insistir nas condições que você sabe que não irão funcionar, me entende? No final das contas, não conseguir ter o resultado que espera toda vez pode acabar te desestimulando.

Além disso, deu pra ver que você se dedica muito e tem bom gosto… Minha dica é você não insistir mais nisso por enquanto; busque lugares bem iluminados, tente entender bem a luz natural, e se for se arriscar em lugares mais escuros, invista em um speedlite (existem muitas opções acessíveis e de qualidade hoje em dia).

além do que foi falado ruído nem sempre é ruim. Tem gente que realmente não gosta mas ele não é o vilão da história

Apesar de que ruído digital, se não for cuidado de maneira certa, é feinho. Antes fosse granulado de filme. Existe efeito assim no PS e LR pra vc experimentar e “transformar” esses ruídos digitais em grãos

Os outros problemas que vc mencionou no primeiro post são piores do que o ISO.

Solução para mão tremida: Lente com IS, tripé, monopé, mais luz, flash genérico (bem mais barato)…

Solução para foto desfocada: verificar alinhamento entre câmera/lente.

A questão do ISO é relativa: ao exportar para a internet o ruído é bem minimizado.

O equipamento não faz milagres, se não há luz não há foto. Invista em iluminação, tanto em termos de equipamento quanto de conhecimento.

No caso da foto exemplo, vc usou luz artificial no fundo do quarto, poderia usá-la para iluminar a modelo. Usar rebatedor (dá pra fazer com placa de isopor). Quando não não há dinheiro, use a criatividade.

Olha, eu tenho uma T2i e xingava até a milésima geração dela por causa do ruído absurdo que ela dava em ISOs altos. Depois de praticar mais um pouco e ler algumas dicas no fórum, descobri que eu estava “clicando errado”.

Tinha a mania de ser “fotógrafo de luz natural” e quando ia fazer a pós em 99% das minhas fotos eu tinha que aumentar exposição e puxar as sombras, pq essas 99% saíam subexpostas. Tinha um medo absurdo de usar ISO 1600 ou maior que eu preferia corrigir na pós, e com o tempo descobri que o ruído estava aparecendo na pós.

Mudei meu jeito de clicar, usando bastante o ETTR (expor pra mais, mesmo com ISO elevado e depois corrigir pra baixo na pós, sem estourar as fotos, claro…) e me policiando a usar muito mais o Flash e fontes de luzes artificiais.
Hoje pra eu olho pras minhas fotos mais antigas e dou risada ao lembrar dessa situação…

Olha esse tópico q eu abri a um tempo atrás, reclamando da mesma coisa: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115484.msg1190269#msg1190269

Como já disseram, o ruído está perfeitamente aceitável. Não sei pq está te incomodando tanto. Tenho fotos com muito mais ruído que isso.
E na próxima, prefira subir o ISO na câmera do que subir a exposição no Lightroom. A segunda opção gera muito mais ruído e perda de detalhes nas sombras.
Uma opção pra você é trabalhar melhor a iluminação. E isso não significa comprar equipamento. Já que você está fazendo as fotos dentro de casa (e as fotos estão boas por sinal), procure uma janela que entre mais luz, faça as fotos em um momento mais iluminado do dia, etc.
Continue tentando e experimentando até sair do jeito que você quer. É assim mesmo :slight_smile:

Um flash de fill ou um rebatedor realmente daria mais resultado que qualquer outra coisa que ela possa fazer.

Nossa adorei seu post! Foi pra mim! haha
Tenho fotos exatamente como a que vc postou.

Vou mudar minha estratégia e expor mais! Obrigada

Obrigada gente! :worship:

Vcs me ajudam muito!

Como já disseram, o ruído está normal, mas vai ficar bem mais evidente quando puxar a exposição no Lightroom.

“…ela está subexposta, pois não tenho flash, não queria mudar a configuração e se subisse o ISO piorava tudo, então prefiro subir esses pontos no Lightroom”

Isto é a PIOR coisa que você pode fazer numa câmera Canon! Alguns sensores são praticamente “ISOless”. Na Fuji, por exemplo, usar ISO 3200 ou usar ISO 200 e corrigir na pós dá no mesmo, mas na Canon isso não funciona, fica muito pior! Exemplo: http://improvephotography.com/wp-content/uploads/2015/09/iso-invariance-test.jpg

Outra coisa, pratique técnicas para conseguir segurar a câmera na mão com velocidade mais baixa, isso é realmente útil! Um tripé também ajuda. E, claro, se luz natural não for uma exigência, um flash resolve 90% dos seus problemas hehehe

Última dica! A foto que postou está bem fora de foco. Infelizmente esse é um problema comum na 50mm 1.8 da Canon. Em uma cena estática (de preferência se estiver no tripé), recomendo fazer o foco pelo live view, vai ser bem mais preciso :wink:

Não é só isso. Tem que escolher a velocidade mínima adequada também, senão apesar de o foco estar correto vai ficar borrada.

Todo mundo paga tanto p@L pra 50mm que quando comprei minha STM até achei até que tava estragada do tanto que tem dificuldade de acertar o foco. Fiquei decepcionado ao extremo com a lente.

Só é lenta, barulhenta e feita de plástico vagabundo… Mas dá imagens muito boas

STM? A antiga é muuuito pior hehehe

Juram que vocês acham essas duas ruins ? A STM é ótima !

Ooops… Ta ficando off-topic, melhor ficarmos restritos ao assunto original..

Muito interessante isso! :ok:

O link com o texto completo sobre o exemplo que você deu: ISO Invariance: What it is, and which cameras are ISO-less - Improve Photography

Ohhh lokooo hein?!
Resumindo, vc paga o olho da cara câmera para usar preferencialmente ISOs altos!

Olha só, Mari…

A palavra fotografia vem da união de duas outras palavras Foto[LUZ] + Grafia[Escrita]. É, portanto um exercício de capturar a luz. E não é tão simples quanto parece. A luz tem direção, cora, comportamento… São muitas variáveis para entender, estudar e planejar na hora do click.

Na primeira foto, por exemplo, A luz principal está vindo da janela, quase atrás da modelo. Perceba que na área onde há incidência direta dessa luz sua câmera não registrou ruídos em excesso. Entretanto, a modelo está posicionada contra a luz, ou seja, ela está projetando sombra para a posição do fotógrafo. As pernas dela por exemplo deixam claro isso. Perceba que há um brilho na perna direita, onde bate a luz, o restante ali é sombra projetada.

E quando se trata de sombra, estamos falando de uma “luz suja”. Nenhuma câmera no mundo vai conseguir registrar
todo o histograma da luz sem gerar ruído nas áreas de sombra. O que você está querendo é impossível!

O que você deveria pensar, é me usar iluminação artificial, não necessariamente o Flash. Podem ser luminárias, ou qualquer fonte de luz mais fraca que a luz da janela para iluminar um pouco essas áreas sombreadas. Ou um rebatedor.

Na foto do fogão, fica claro que há uma janela atrás da modelo também. Novamente, você registrou sombra. E como eu disse, ali é uma luz suja, sem contraste. Eu já vi muitos fotógrafos usando iluminação artificial de qualquer tipo, desde lanternas de LED (você pode colocar um celofane amarelo na frente) à abajures. Faça umas experiências. Tente jogar um pouquinho de luz nessas suas fotos.

Seu estilo é muito bacana, é presente em todas as fotos que você mostrou. Vale só estudar um pouquinho mais a luz…

Muito obrigada!!!

Granula! granula! granula!
Este site é para quem quer se inspirar com fotos granuladas, acho que o ruído não atrapalha, o pior é falta de foco