Nebulosa do Mago=NGC 7380 + Sh2.142

NGC 7380 é um aglomerado aberto de estrelas na constelação de Cefeu, descoberto por Caroline Herschel em 1787. A nebulosidade de emissão ao redor do aglomerado é conhecida coloquialmente como Nebulosa do Mago, que abrange um ângulo de 25′ (pra se ter uma ideia, a Lua cheia tem diâmetro aparente de 34’ a 29’). O astrônomo alemão William Herschel incluiu a descoberta de sua irmã em seu catálogo e a rotulou como H VIII.77. A nebulosa é conhecida como S 142 no catálogo Sharpless de 1959 (Sh2-142). É extremamente difícil de observar visualmente, geralmente exigindo céus muito escuros e um filtro O-III - ainda assim, só a parte azulada é visível. O complexo NGC 7380 está localizado a uma distância de aproximadamente 8,5 quiloanos-luz do Sol.

Foi um total de 10 horas de captura em duas noites de setembro, com um telescópio SkyWatcher 200P, redutor Starizona 0.75x, filtro Antlia Triband RGB e câmera Ogma AP26CC. Processei no Pixinsight. A diferença do habitual foi o uso de dither, que dobrou a resolução da imagem, de 26 Mp pra cerca de 100 Mp (depois do corte de artefatos de empilhamento nas bordas).

4 curtidas

Belo trabalho, Felipe! Meu conhecimento em astrofotografia só não é zero absoluto, pois dizem que não dá pra chegar no zero absoluto… Fiquei curioso sobre a camera e recorri ao pai dos burros (Google) pra ver do que se tratava… Coidiloco rapaiz… Conta um pouco sobre esse tema pra nós!!!

3 curtidas

É um trabalho fantástico amigo. Eu fico me perguntando, como fazer algo tão perfeito como uma imagem dessas. Parabéns!

1 curtida

E não é que tem textão sobre o assunto?! :blush:

[Artigo] Astrofotografia para iniciantes - Discussões e Dicas / Artigos, Tutoriais e Dicas - Fotógrafos Online (fotografos.online)

1 curtida

Parabéns!!!

1 curtida

Animal

1 curtida