Interessante nessa imagem, além do nome, é o fato de eu ter capturado um asteróide… O rastro dele era visível no empilhamento inicial que fiz no ASIStudio, mas ao refazer no Affinity, ele eliminou. Note o pontinho verde se movendo entre os quadros. Entre os quadros mostrados, há uma diferença de tempo de 14 x 4 minutos=56 minutos. Ainda estou tentando identificar o asteróide. Se ninguém nunca identificou, é meu!
Poderia simplesmente corrigir na edição, mas olhei as fotos individuais, e vi que esse pontinho realmente se mexe entre as fotos. Procurar no Google “como identificar asteróides” não funciona muito bem, mas cheguei ao site que centraliza todas as observações de pequenos corpos celestes. Esse site é extremamente confuso, não entendi como funciona. Então experimentei identificar habilitando todos os objetos de sistema solar (tem muitos catálogos!), e voltando à hora e coordenadas de onde observei esse corpo celeste. Nada ainda.
Hoje mandei um email pra uma conhecida que é astrônoma, vamos ver se um dos alunos dela pode me ajudar.
Acabei de ter a resposta. É o asteróidee foi descoberto em 1907… Tô atrasado.
É um “corpinho” celeste com cerca de 101 km de tamanho, e está a cerca de 300 milhões de km de nós. Eu vi este asteróide com um atraso de cerca de 16 minutos, por causa da velocidade da luz.