Pode ser…
chegou a limpar os contatos da lente?
a lente está comunicando com a câmera? controle de diafragma, distância focal?
Pode ser…
chegou a limpar os contatos da lente?
a lente está comunicando com a câmera? controle de diafragma, distância focal?
Não limpei os contatos. Creio que a lente esteja conseguindo comunicação, pois a camera acionou o modo crop automaticamente (detectou lente DX). Quando aciono o disparador meio ciclo, ela fotometra. Acredito que a comunicação esteja existindo portanto… Apenas não focaliza. Me corrija um eventual erro conceitual:
Se eu coloco o corpo em M, o eixo de acoplamento do motor de foco é afastado. Se eu coloco em C ou S, o eixo vai pra frente. Como a lente DX não tem a “cabeça de parafuso de fenda”, pode ocorrer algum problema? Se eu deixar em M o sistema entende que o autofoco deve ser desligado, mesmo que se use uma lente com motor de foco embutido?
Não. Nenhum problema.
Correto.
Vou dar a lente como morta. Não é propriamente algo que eu preciso. Apenas tinha a curiosidade de ver funcionando, mas como dizia meu finado pai, não vale a pena gastar palha com boi magro…
Sua filha é muito linda, parabéns ![]()
Desculpe a piadinha, mas lembrei de quando eu peguei a minha câmera. Só há 6 meses, mas quando a gente finalmente pega algo que quer muito, parece uma eternidade de alegria.
Por outro lado, achei muito interessante o fato de você estar na fotografia analógica até esse momento, pois sou entusiasta de analógicos em geral.
Já deve conhecer, mas vai que não (pode servir tambem para outros interessados aqui)
https://kenrockwell.com/nikon/compatibility-lens.htm
O link é antigo, mas sempre atualizado. Tem um tabelão com as compatibilidades dos diversos tipos de lentes F mount com os diversos corpos de cameras F e D.
Corri nessa página quando pensei em usar a lente… Teoricamente servia. Mas acredito que o motor de foco embutido da lente e/ou a eletrônica esteja zoado.
É uma lente bem “simberguenza”, não vou mais dar cabeçada com ela. A curiosidade era mais acadêmica…