Neófito

Grande All

Tou precisando de uma ajudinha urgente aqui… Acabei de comprar minha primeira camera digital… Até hoje, só usei cameras com filme… Ok… Sou véio mesmo… Fazer o que…

Preciso de uma assessoria rápida sobre MEMÓRIA (Compact Flash que chama, né???).

A camera é uma Nikon D700. Qual memória vocês indicam?

Grato e um grande abraço!!!

2 curtidas

Eduardo, a D700 tem apenas 1 slot de cartão do tipo CF (Compact Flash)

Cuidado quando for comprar porque o pessoal usa a sigla CF meio solta e no mercados temos 3 padrões de Compact Flash

1. CF Compacf Flash - modelo mais antigo
  2. CFast
  3. CFexpress

A D700 uso o primeiro padrão da lista acima.

Aqui tem um link legal explicando:
https://www.kingspec.com/news/cf-card-vs-cfast-vs-cfexpress-card-a-comprehensive-comparison-of-memory-cards.html

2 curtidas

Recomendo comprar também um leitor de cartão CF para não precisar ficar plugando a câmera no computador para descarregar as fotos.

Aqui tem um link da Nikon com o tamanho médio dos arquivos para você ter uma noção da capacidade do cartão que precisa comprar:
https://www.nikonimgsupport.com/na/NSG_article?articleNo=000048974&configured=1&lang=en_SG

Por exemplo:

Para um cartão de 2GB de capacidade
NEF (RAW), Lossless compressed, 12-bit: 100 fotos
NEF (RAW), Lossless compressed, 14-bit: 77 fotos

Recomendo olhar cartões de 8GB ou maiores.

Com relaçào as marcas: Sandisk, Kingston, Lexar

1 curtida

Qualquer dúvida sobre algum modelo específico post aqui para ajudarmos.

2 curtidas

Esse é bom?

3 curtidas

Excelente câmera meu amigo. Tive uma que vendi porque me desfiz dos equipamentos mais antigos, mas é uma excelente máquina.

Foco rápido e preciso. Dá pra brincar muito.

O cartão dela é mais caro, mas você encontra usado até no grupo aqui mesmo. No mercado livre aos montes. Fique atento aos vendedores.

2 curtidas

Como todo equipamento Nikon, tá tudo nos lugares que eu já conheço. Pular da F5 pra ela é covardia…

Ah! Foi um achado… 5200 clicks…

3 curtidas

Sim.

Sandisk Extreme UDMA 7 acho que esta entre as melhores opções dos modelos de CF que foram lançados.

2 curtidas

achado mesmo!!!

2 curtidas

Grato pela dica, André!!!

Comprei um Sandisk Extreme UDMA 7 de 64 GBy… Agora é esperar chegar…

3 curtidas

Chegando perto da felicidade… Comprei um cartão 64 GBy… Chegou!!! Mas… (e sempre tem um mas…) a versão de firmware da camera não consegue lidar com ele. Terei de comprar um leitor de cartão CF para USB pra gravar a imagem do firmware e conseguir - enfim - usar o brinquedo novo… Alguém aqui quando criança ganhou brinquedo a pilha no natal mas que veio sem pilha???

3 curtidas

:rofl:

2 curtidas

Achei um leitor de cartão CF que vinha como “cortesia” um cartão de 1 GBy (genérico total…). Esse cartão será necessário pra poder transferir o novo firmware pra camera. ML disse que entrega amanhã… Oremos…

1 curtida

Enfim as pilhas do brinquedo chegaram… Ou melhor… Comprei um leitor USB para cartão CF. Já havia baixado a imagem do novo Firmware e estava esperando chegar o leitor. Porém, de nada adiantaria comprar apenas o leitor, pois sem o novo firmware a camera não conseguiria ler o cartão de 64 GBy… Talvez se eu particionasse no PC, a coisa funcionaria, mas não quis arriscar… Comprei um leitor que vinha “de brinde” um CF de 1 GBy. Cartão totalmente genérico, diga-se de passagem, mas seria mais que suficiente pra operação de flashear o novo firmware.

A camera já está com a nova versão e o cartão 64 GBy já está assentado e formatado.

Agora é partir pro abraço…

1 curtida

Foto da criança…

2 curtidas

Vim chorar de novo… Ganhei… Melhor dizendo… Salvei do lixo uma objetiva Nikon DX 18-55 G…

Por curiosidade, resolvi experimentar na D700. Sei que se trata de uma objetiva cropped com motor de foco nela. A D700 tem motor de foco no corpo. Tudo que li a respeito dessa tentativa, só falou-se das perdas de quadro, mas ninguém falou de auto foco…

Pus o auto-foco do corpo em M e da objetiva em A, mas aparentemente nada de auto-foco. AF é possível nesse arranjo ou apenas foco manual???

1 curtida

Autofoco na camera em A e na lente em A tb.

1 curtida

Fiquei com receio de fazer isso, pois não sabia qual seria o resultado da “chave de fenda” (acoplamento do motor de foco do corpo) contra uma lente que não tenha a “cabeça do parafuso”…

Tentei… Coloquei o autofoco da camera em “S” e da lente em “A”. Tentei também com o autofoco da camera em “C”, mas não obtive resultado em nenhum caso. Será que a lente está com problemas?

1 curtida