NIKKOR Z 35mm f/1.2 S

Mais uma lente para o grupo das f/1.2 Z: NIKKOR Z 35mm f/1.2 S

link: Nikon NIKKOR Z 35mm f/1.2 S | Mirrorless Lenses | Nikon USA

peso: 1060g
distância mínima de foco: 0,3m
aberturas: f/1.2 - f/16
filtro 82mm
magnificação: 0,2x

Agora temos o trio 35mm,50mm e 85mm com abertura F/1.2:

Z 35mm f/1.2 S: Nikon NIKKOR Z 35mm f/1.2 S | Mirrorless Lenses | Nikon USA
Z 50mm f/1.2 S: Nikon NIKKOR Z 50mm f/1.2 S | Mirrorless Lenses | Nikon USA
Z 85mm f/1.2 S: Nikon NIKKOR Z 85mm f/1.2 S | Mirrorless Lenses | Nikon USA

3 curtidas

Vídeos oficiais da Nikon:

2 curtidas

Mais alguns vídeos:

2 curtidas
2 curtidas

Só comprar as 3 agora André :wink:

2 curtidas

:rofl:

2 curtidas

Caramba, que lente grande. Se bem que não dava pra esperar nada muito diferente sendo f/1.2.

2 curtidas

:thinking:

3 curtidas

Bixo, que lente GIGANTE!!! :slight_smile:

Essa é a minha grande reclamação da Nikon atualmente.
Lentes muito grandes… até modelos 1.8 são maiores e pesadas que da concorrência. :melting_face:

1 curtida

A da Sony seria uma f2 e da Nikon f0.95 :rofl:

1 curtida

Está ai uma discussão interessante…Vou usar a 50mm f1.2 como exemplo porque foi a foto de comparação de tamanho que postei acima.

As informações a seguir foram retiradas desses links:
Nikon Z 50mm F1.2 S NIKKOR Z 50mm f/1.2 S | Z mount Lenses | Nikon Consumer

Sony 50mm F1.2 GM SEL50F12GM Configuration, MTF, Control | Lenses | Sony CA

Nikon

Sony
[3] f/1.2 [4]f/8

Nikon
17 elements in 15 groups

Sony
14 elements in 10 groups

Nikon: 89,5 x 150mm - 1090g
Sony: 87 x 108mm - 778g

Baseados nos reviews que vi ambas as lentes são de excelente qualidade ótica, excelente contrução e com autofoco super rápido e silencioso. Tirando as dimensões físicas a única diferença que observei foi o fato que a Sony tem focus breathing mais pronunciado em vídeo.

Alguém sabe dizer o quanto o focus breathing super controlado impacta no projeto ótico da lente?

1 curtida

Eu me lembro quando disseram que a Nikon inventou esse mount enorme pra acomodar as lentes melhor e fazer lentes oticamente superiores. Até agora nenhuma das coisas aconteceu.

Também me recordo das pessoas criticando o mount da Sony falando que era pequeno demais e que todas as lentes Sony precisavam ser enormes por causa do mount que era pequeno demais.

Hoje em dia as lentes Sony são cada vez menores e as lentes Nikon cada vez maiores.

Muito disso veio do próprio vídeo da Nikon:

1 curtida

Ao menos pode ser adaptado lente da Sony por o mount ser bem maior. Da Canon por enquanto não, veremos se será possível.

Sim, inclusive eu tenho um adaptador desses. O mais engraçado é que essa 35mm 1.2 da Nikon parece a Sigma 35mm 1.2 ART

1 curtida

Parece mesmo

Nikon: 17 elements in 15 groups - Diaphragm 11 blades - 1090g
Sigma: 17 elements in 12 groups - Diaphragm 11 blades - 1090g L-mount / 1080g Sony

Nesse vídeo da Júlia a cópia da Nikon é mais nítida e o bokeh da Sigma em determinada distância fica côncavo.

bem sutil né, eu achei.