Nikon D3100, ainda vale a pena?

Bom dia rapaziada,

Recentemente, resolvi comprar uma câmera digital nova porque resolvi fazer uma viagem. O celular que eu uso no dia a dia quebra um galho, mas pra viajar não rola. A minha digital é muito velha, uma Sony T30. Quando comprei essa Sony, era uma das melhores do mercado (se falando de compactas, é claro). Além de top na época, era lançamento, o que ajudou, na minha opinião, a durar esse tempo todo (um pouco de sorte e cuidado também ajudou). Ela funciona muito bem até hoje, tirando os botões moles e as bolhas de sabão que aparecem nas fotos quando querem, já lí que isso é um defeito das Sony. Mas essa acabou caindo em desuso. Conversando com a patroa, ela disse que não queria mais essas compactas, ela queria uma super-zoom. Quando comecei a pesquisar modelos e preços, vi que a diferença de uma super-zoom (Canon ou Nikon) para uma Nikon D3100 era pequena. Quando achei que já estava tudo resolvido, ví que essa câmera é de 2010. Como sou da área da informática, onde tudo fica “velho” em 6 meses, fiquei com receio dela ficar “ultrapassada” muito rapidamente, ou até mesmo já estar. E claro, pretendo ficar com ela um bom tempo, talvez não tanto quanto fiquei com a Sony, mas alguns anos sem dúvida. Agora minha dúvida é exatamente o título do tópico. Em 2013, ainda vale a pena comprar uma D3100?

PS. Estou falando em termos de tecnologia de máquinas digitais, esquece o fator defeito. Como disse, trabalho com TI e sei que para estragar, basta estar funcionando.

PS2. Podem dar dicas ou opiniões sobre outras câmeras também. Não falei nada, porque viajo dia 10/02 e não tenho muito tempo para escolher e comprar.

Desde de já agradeço,

Att.

Fernando

Boa noite!
Então, não importa o ano que você for comprar tal máquina, o que importa é o que você vai fazer com ela. No seu caso, para viajar, é mais do que suficiente e válido uma d3100. Vem acompanhada da lente do kit que já vai te retribuir boas fotos de paisagens etc.
Se a sua faixa de preço é a d3100, vá em frente!

Bom dia amigo! Qual o preço que viu ela?

compra com o Nelson Nakamura… ele é super confiavel… galera do forum conhece ele… bastante gente ja comprou com ele também! eu ainda n comprei pq só vo comprar minha camera em julho ;/ mais vo compra com ele também… com ele… vc compra uma d3200 18-55(nova) por 1500 no maximo… manda um e-mail pra ele: nelsonnakamura@uol.com.br se n me engano… se estiver errado… me corrijam…

é isso… pode confiar… pergunta pra galera que ja comprou com ele… =D

Basicamente creio que depende de quanto você quer gastar. Tem coisas boas para todos os bolsos, e você sendo de TI sabe disto. Tem placas de video para PC de A a Z, certo. Depende se você quer rodar jogos pesados em alta definição, ou apenas escrever textos em Word. É por aí também em fotografia, mas creio que em 2013, pegar uma 3100, você já vai largar bem ultrapassadinho. No mínimo uma 3200, ou mesmo uma 5200. Se o bolso tiver cheinho, parta para a D7000. Magnífica, no meu ponto de vista. E sempre lembrar que que faz a foto é o fotógrafo, e não a máquina, portanto, mesmo que você queira mesmo ir com uma 3100, você fará fotos incríveis.

Primeiramente, quero agradecer a todos pela atenção.

Vamos lá, eu sou do RJ, aqui existe uma site chamado boadica.com.br , esse site eh brutal e detona o preço de qualquer coisa relacionado a tecnologia, inclusive, câmeras digitais.
Conseguiria ela por R$ 1.370,00 porém, a vista. Que não eh meu caso, como vou viajar, estou apertado e quero levar o máximo de dinheiro, se é que me entendem…

Uma superior claro que sempre é bem vinda, porém vem a questão, vou usar todos os recursos? Gosto de foto, mas não sou expert, um investimento muito alto? Acho que não vale a pena (pra mim).
Gostei da D3100 por ser SLR, e ter um preço acessível. E também já tinha ouvido falar muito bem das Nikons em geral.

Ela tá no walmart.com.br por R$ 1.738,00 e na fnac.com.br por R$ 1.689.00

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

fernandinhu, no universo de cameras SLR nao existe muito esse negocio de ultrapassada, tem muitos fotografos profissionais com cameras de 10mpx tipo D80 e nao largam mao delas, outro dia vi aqui no forum uma pessoa perguntando por uma Fujifilm bem antiga. Esse tipo de equipamento por mais antigo que seja ainda é muitissimo melhor que qualquer camera sabonete ou superzoom que é lancada hoje em dia.

Veja esse tópico abaixo, tem gente a fim da D90 mesmo apesar dela ter sido substituida pela D7000 porque apesar da idade a D90 é uma baita camera.

Pegue a D3100 sem medo, apesar da data de lancamento ser de 2010 ela ainda é fabricada e pode te dar 5-6 anos de fotos tranquilamente.

Uma opniao sincera:

Tem 2 aspectos q nao curti na D3100: baixa resoluçao do LCD ( somente 300k pixels ) e falta de ISO fracionado ( valores intermediarios entre 100,200,400,800,1600 e 3200 ). A D5100 custa pouca coisa mais, tem um sensor melhor e nao sofre desses males. Pegaria a D5100 se meu bolso permitisse, jah a diferença de preço eh uns 300,00.

A D3100 é uma ótima câmera. Claro que com uma diferença pequena, você pode pegar uma série um pouco superior, como a 5100, que tem algumas vantagens, como o display com maior resolução e articulável, sensor um pouco melhor, entrada de microfone externo, entre outros aspectos que, dependendo do seu uso, podem não ser tão representativos.
A D3100 tem a vantagem de ser um pouco menor e mais leve que as “irmãs maiores”. Para viagens, essa diferença de peso pode se interessante.

Uma característica típica das DSLR Nikon é sua robustez e confiabilidade. Muito difícil ocorrerem defeitos, e a assistência técnica é muito boa. Tive uma D40, que me serviu muito bem por 5 anos, e já não era um modelo “novidade” quando comprei. Me acompanhou em muitas “aventuras”, e nunca me deixou na mão. Vendi para um amigo, que está começando com as SLRs, e ele está muito contente com ela, continua funcionando muito bem. Comparo minha D40 na época, com a D3100 hoje (modelo de entrada DSLR Nikon).

O ritmo de atualização dos produtos no mercado fotográfico é tão rápido quanto na área de TI, é verdade. Mas na fotografia, a chegada de novos produtos é motivada pela competitividade do mercado, e não significa necessariamente obsolescência dos produtos anteriores.

Se a limitação do orçamento é uma questão, e a D3100 lhe agrada, vá sem medo. Terás uma ótima câmera.

Cara, comprei a minha 5100 no boadica, mas não foi a vista. lembro que a vista era 1660… mas acabei pagando 1930 parcelado em 10x… Era uma boa você partir para 5100, acho que vai se dar melhor… até pq é o mesmo sensor da 7000( já é uma vantagem em relação a 3100)
abraço

Fernando, eu sou contra um traço comum da nossa cultura, que é o da troca de coisas de forma maníaca sempre que surge um novo modelo para essas coisa. Infelizmente, isso que é comum nos carros e nos celulares, também está começando a ocorrer na fotografia. Menos que nos carros e celulares, é verdade, mas já é um apelo ao consumismo.
Isso vai levar a uma queda de preço da D3100, é verdade, mas não invalida o fato dela ser uma boa câmera. Se você reparar nas mudanças entre ela e a D3200 verá que não existe uma grande revolução para tal, é como acontece com os carros, o cara muda a grade da frente, Coloca uma luz mais legível no painel e essa foi a mudança toda.

Não compro minhas coisas com intenção de vendê-las, Graças a Deus posso me dar ao luxo de comprar as coisas pensando apenas em usar, em como elas podem servir para mim. Então não dou a mínima se a Nikon vai passar a lançar um modelo por mês.

Compre a cÂmera e ela vai entregar boas fotos. Qualquer consideração sobre não comprá-la será em função dela ser uma cÂmera de entrada, não por ela ser uma câmera ruim, que não é.

Quatrocentos reais a mais que você tiver poderá se juntado para um flash externo no futuro. Aí sim, se você perguntar a diferença entre um flash embutido de da Nikon D600 e o flash SB-700, estará pergunta a diferença entre um Celta e um Cobalt, e olha que citei a D600, não a D3200.

X2

Concordo, as pessoas ficam se enganando pensando um equipamento ‘melhor’ irá resolver determinadas deficiências, mas às vezes não percebem que elas são causadas por outros motivos, muitas vezes relativos a alguns princípios básicos da fotografia.

Alguns já adquirem um determinado equipamento e já pensam em um ‘upgrade’ sem ao menso terem tido a chance de conhecer a fundo o que tinahm em mãos.

Esses nunca estarão satisfeitos, pois sempre estarão na busca de equipamentos ‘atualizados’.

+1. Ótima colocação.

A paz esteja com você também. Arigatô gozaimasu!

Esqueça se for usa-la em filmagens horrivel , probleminha no auto-foco! eu iria de t3 no caso faz videos em HD(720P) Q EM geral são muito excelentes.

Como comparei carros achei que o dimigobbo ia dar uma chiada :slight_smile:

Vale e continuará valendo por muito tempo!

Comparando com carros, do que adianta uma Ferrari na mão de um aprendiz de auto escola!

Agora, se você faz parte dos 0,0001% dos Jovens brasileiros que são extremamente abastados financeiramente, e quer gastar os tubos, para, por exemplo, depois descobrir que não é a sua praia, vá na fé mira para o equipamento que tu sonha e rema!

Agora se for como o restante das pessoas normais, entusiasta da fotografia, uma D3100 vai cobrir 99% de tua necessidade inicial, seria 100% se ela tivesse a ferramenta para facilitar HDR, autobracketing, mas se não tem, paciência.

No tocante as lentes, a tendência é a Nikon só lançar lentes AF-S, então este fator acabou por ser superado.

Eu possuo uma 3100, sou apenas um amador que não tem sequer tempo livre que gostaria de ter para fotografar, já vou na aquisição de minha 3 lente, pretendo agora um flash e um pouco mais de tempo livre, Trocar o corpo, xiiiii, só quando Obama liberar o visto, aí quero ao menos partir para um corpo selado, com mais acessos, dials, Qualidade em ISO elevado, configurações, Bracketing, por aí vai.