Oi gente!
Abri este tópico, para centralizar aqui todas as minhas dúvidas da Nikon D3200. Além da lente dela a Nikon AF-S nikkor 18-55mm VR DX, também comprei 2 lentes: Nikon AF-S nikkor 50mm e Nikon AF-S nikkor 55-300mm VR DX 1:4.5-5.6 G ED. Para fotografar a noite, comprei o Flash Yongnuo YN568EX, e 3 filtros, 1 para cada lente.
A minha antiga máquina era uma Panassonic Lumix DMC-Lx2, maquininha boa. Até então o que eu conhecia de “usar máquina digital” era usar esta máquina. Há muita diferença nesta migração, e estou cheio de dúvidas, que para vocês serão simples, mas para mim são coisas insolúveis! Conto com a compreensão de vocês para me ajudar! ![]()
Agora vamos as dúvidas de utilização da máquina:
- Qualidade e tamanho da imagem
A máquina salva JPG nestes tamanhos
Grande: 6016 × 4000 (24.1M)
Médio: 4512 × 3000 (13.5M)
Pequeno: 3008 × 2000 (6.0M)
Nem sempre eu preciso da foto em RAW, ou com 24 mega pixeis. Se eu colocar ela para salvar como JPG pequeno, esta imagem será pior que um JPG grande?
- Foco automático, não parece focar perfeitamente
Tenho usado o foto automático, e observado que muitas fotos que eu fiz, apesar da máquina fazer aquele barulhinho do foco e dar tudo certo. Quando eu vejo a foto em 100% do tamanho os objetos não estão focados, exceto se for um close ou algo que estivesse bem perto da lente, quanto mais distante mais desfocado parece ser. Porém, reduzindo a imagem para 1920px de largura a mesma foto parece estar mais nítida. Mas isto é devido a redução sumir com os detalhes. Inclusive eu tenho uma impressão que a Panassonic focava muito melhor que a Nikon, as imagens pareciam mais nítidas. Mas ainda não fiz um teste com as 2 para comprar.
Esta diferença do foco procede ou é impressão minha?
- Usando o monitor da máquina
Se eu tirar as fotos usando o monitor da máquina, o autofocus fica terrivelmente lento, e na maior parte das vezes não consegue focar. As fotos tiradas também demoram mais para concluir. Eu achava que a máquina era contruída para usar o monitor se eu quisesse, mas meu filho disse que ela é otimizada para usar o visor. Isto é verdade, posso dizer adeus as fotos olhando na tela?
Outra coisa importante, o monitor ao vivo da máquina, não mostra a imagem como ela vai ser fotografada. Por exemplo, se eu coloco uma foto com 1/900 dentro da sala, no monitor mostra tudo, e a foto sai quase preta. A NIkon não mostra o da maneira que vai ficar não? A Panassonic mostrava exatamente como iria ficar. De vez em quando eu faço comparação, mas é porque é o que eu estava acostumado a usar.
- Tempo de bateria
Estou achando que a bateria tem durado muito pouco, pouco demais. Nem chego nas 150 fotos e acaba a bateria, ela diz que tem 20% e não pode mais liberar o obturador. Se eu usar o monitor da máquina, dura menos ainda.
Obrigado gente!