Nikon D5100 com lente de 35mm ou 50mm?

Qual dessas lentes seria o melhor para a Nikon D5100? 35mm ou 50mm??

Vlw,

Leve isso em conta! seu sensor tem fator de corte 1.5.

Uma lente 35mm com esse corte se comportaria como 52,5mm (35 x 1,5).
Uma lente 50mm com esse corte se comportaria como 75mm. (50, 1,5).

Ambas as lentes tem um grau de distorção a 35mm distorce mais e a 50mm distorce menos.

Agora leia esse artigo que é sobre fotografia de rua com ambas as lentes: http://www.fotografiaderua.com/artigos/lentes-de-35-ou-50mm.html

Depois esse: http://www.dicasdefotografia.com.br/50mm-ou-35mm

O Fábio postou dois links com muita informação interessante. Já os tinha visto antes de escolher minha prime.

Mas o assunto sobre essas duas lentes nem sempre é algo conclusivo.

Existem defensores da 35 mm defensores da 50 mm.

Não sou profissional, mas procuro fazer boas fotos… minha escolha: 50 mm (tenho a D5100), no meu ‘canto’ os 75 mm não me atrapalham…, se algum dia comprar uma full frame , não vou ficar com os 35 mm (não sou de tirar fotos de arquiteturas, fachadas…)

Bom, as duas tem vantagens e desvantagens… Segui um dica que me ajudou a decidir:

Peguei a lente do kit (18-55) e fui testando com os 18 e 50 mm para escolher qual a distância focal que mais se aproximava do meu perfil.

Isso em termos de enquadramento, composição…

Com as primes terá melhor contraste, nitidez, são mais claras…

Existem discusões calorosas aqui, pode dar uma conferida!

Meu voto é bastante “parcial” e “passional”: AF-S 35 1.8 G pelo simples motivo que acho que é a melhor lente em termos de custo x benefício além de que é uma DF intermediária tornando-a uma espécie de faz tudo.

X2

A 35 1.8G eh disparado a prime mais util e versatil para uma camera DX. Nao eh a toa q as antigas cameras de filme sempre vinham com uma 50mm fixa.

Pois é, já há algum tempo estou na dúvida entre qual delas comprar e estou quase certo em comprar a 35mm pela sua versatilidade.

Tinha a mesma dúvida… Vários colegas ajudaram no processo decisório e vou de 35

[Tópico ressuscitado]

Versiano, estou pensando em fazer o mesmo que você: fixar minha lente em 35 ou em 50 para fazer alguns testes. Minha câmera é a D5200, com a lente 18-55mm f/3.5-5.6G do kit. Considerando o crop, para ter uma noção do campo de visão, se eu comprar a lente 35mm f/1.8 terei o mesmo campo de visão que quando coloco a minha no 35? Ou devo colocar a minha atual no 18?

vc deve colocar a sua atual no 35!

Eu tinha quase certeza, mas é sempre melhor perguntar e se passar por besta do que ser um besta e comprar a lente errada :smiley:

É bom lembrar:

35mm em APS-C é 56mm equivalente FF somente na área de cobertura do primeiro plano. A compressão do segundo plano e achatamento da imagem que é o que deixa o retrato bonito é bem diferente, portanto 35mm não vai dar o mesmo efeito em retratos que em 56mm em FF.
Eu gosto muito dos 35mm em APC, mas como gosto de retrato 85mm é essencial, inclusive 35mm + 85mm em APS é pau para toda obra.

Apesar de antigo, este tópico se refere há uma dúvida muito comum aqui no fórum, em especial, para Nikon users.

A dica continua valendo: coloque a sua lente do kit em 35 e 50 e verifique qual lhe agrada mais e qual terá mais uso.

Se comprar 50mm, fará um bom par uma GA como a Sigma 16-35 2.8 ou uma prime na faixa de 20 a 28 mm. E uma tele na faixa de 100 mm.

Se comprar 35 mm, um ótimo par seria a 85 1.8.

Sinceramente, após dois anos da abertura desse tópico e com o lançamento da Zoom GA da Sigma 18-35 1.8, eu compraria essa Sigma e uma 85 1.8. É uma baita de uma dupla para hobby ou eventos.

Com certeza a 35mm 1.8 :ok:

Comprei a 35mm f/1.8 e não me arrependo. Até então não tirei mais ela do corpo.

Ótimo post. Mais uma vez, só vejo vantagem na 35mm 1.8 :smiley:

Compressão de planos é questão de perspectiva, depende apenas da distância da câmera para os planos. A distância focal só influencia indiretamente, na medida em que temos que nos afastar ou aproximar para fazer a foto.
Faça um teste, com dois objetos em que estejam em planos diferentes, com a câmera em um tripé, fotografe em duas distâncias focais diferentes e (18mm e 50mm, por exemplo), e faça um crop na foto feita com a menor DF para fazer o mesmo enquadramento da foto com maior DF. Perceberá que terá duas fotos idênticas, inclusive em termos de compressão de planos.
Portanto, fazer uma foto em 35mm em DX e 52,5mm em FX dará a mesma compressão de planos desde que as fotos tenham sido feitas no mesmo local, à mesma distância dos objetos.

Quanto a 35mm ou 50mm, iria de 35mm em DX. Eu mesmo teria a 35mm (essa eu compraria primeiro) e a 85mm como set de fixas para DX.

Olá pessoas!

Sou iniciante nessa área de câmera dsrl. Adquiri recentemente uma Nikon 5200. Confesso que fui meio precipitada, pois não me atentei ao fato de que ela não tem motor de foco, o que pra mim, é essencial. Mas já está feito. Meu dilema agora é achar uma lente com motor de foco que seja meio termo. No caso, que tenha um zoom de alcance melhor do que a 18-55 que veio com a câmera (achei o zoom dessa lente bem limitado) e que tenha um angulo considerável, para fotografar paisagens e etc. Me indicaram comprar a 35mm, levando em conta o fato do angulo e etc. Mas me digam, como é a distancia focal dessa lente? E da 50mm? Tem um alcance bem maior ou elas são limitadas ao fato de fazerem fotos com grandes angulos e etc?

Perdoem-me se eu tiver usado algum termo de forma errada. Como disse, sou iniciante no assunto :wink:

Bom, vc tem a 18-55mm, não? Então pegue sua lente e use ela em 35mm e saberá qual a “visão” que terá com a 35mm. A 50mm é a mesma coisa, ponha sua lente em 50mm e veja como fica.

Lembre-se que sua lente tem todas as distâncias focais indo de 18mm até 55mm, logo 35mm e 50mm estão dentro do range. Caso queria “mais zoom”, como diz-se no vocabulário leigo, precisará e distância focal maior. Nesse caso, pode ver uma 55-200mm pra vc.

Sobre o Topico, sou suspeito pra falar tendo em vista que 90% são com a minha 35mm :slight_smile:
Ja usei ambas as lentes e pro meu estilo de fotografia a 35mm é perfeita. Agora se você gosta de tirar retratos a 50mm é sensacional.

Quanto maior o “zoom” menor é a área capturada. Se você busca por uma lente “meio termo”, com melhor qualidade, mais nitidez pra substituir a 18-55mm a 35mm é a sua melhor opção. Com a 35mm você consegue capturar tanto fotos de paisagem quanto retratos por exemplo.
Se você esta buscando uma lente com um “zoom” maior para fotografar um pássaro por exemplo, ou algo que esteja muito distante você deve partir para uma 55-250, 55-300, 70-300. Para essas lentes zoom sugiro que procure uma com VR, isso ira ajudar a estabilizar a imagem, o que é um fator muito importante para fotos de longa distancia.

Oi cheguei agora, me diga uma coisa estou querendo minha segunda lente, comprei a 50 mm 1.8 agora eu queria outro lente, estou pensando na sigma 17 70 mm.. pretendo fazer festa de formatura, no fim do ano me ajudam por favor.. obrigado