Tá bem, a gente promete não te contrariar… ![]()
Entendo que os modelos econômicos mudam. Mas a Nikon enxerga que fabricar o próprio vidro para uso em seus produtos e comercializar para outras empresas é uma vantagem competitiva. Não sou eu que estou dizendo - na entrevista o Mitsuteru Hino fala sobre essa vantagem.
Pra mim é simplesmente marketing, mas não vale a pena entrar no mérito.
Mesma coisa com essa Nikon que “vai para a Lua”. Marketing e grana rolando. Não é porque seja a coisa mais confiavel.
Apenas me diga qual a vantagem.
Não prometo, mas vou tentar ao menos o endereço de email do Mitsuteru Hino para você perguntar pessoalmente (virtualmente) para ele.
Marketing, evidente. A Nikon está errada?
Canon, faz. Sony faz. Mas a Nikon fazer marketing é um erro?
Calma gente, é a indústria.
Nikon faz o próprio vidro
Canon e Sony seus próprios sensores e assim vai.
Não. O erro é endeusar essas empresas que no final só querem a sua grana.
Em tempos de raw preprocessado com correção ótica, vejo pouca relevância em se ter todo o domínio da cadeia produtiva, e do vidro inclusive. Se a Nikon se gabasse (e ela pode fazê-lo) de fazer as lentes mais nítidas do mercado, beleza. Mas dizer que isso é por causa do vidro… Sei não. Acho que é mais pra dar assunto pros fóruns mesmo. ![]()
Sei não… Ótica é ótica, e qq processamento eletrônico não se compara com processos óticos. Claro que quebra o galho, mas não é a mesma coisa.
E as vantagens de se fazer o material existe sim. Pode não fazer diferença absoluta, mas é claro que ter o “know how” completo do material é uma vantagem. O conhecimento sobre o material está a nível estratégico dentro de cada empresa.
No caso especifico do vidro não vejo vantagem. O que não falta são fabricantes ultra competentes nessa área que podem fazer vidros com as propriedades mais loucas que se possa imaginar, inclua aí a Schott, Corning, Shanghai Optics e por aí vai. Não tem nada que a Nikon consiga fazer que esses fabricantes não dominem totalmente com um pé amarrado nas costas…
Se me falarem que querem a independência de outras fontes ou talvez no custo para um determinado vidro, aí eu concordo. Mas na qualidade, dificilmente.
P.S.
Lembrei de uma coisa, a Canon é dona da Optron que produz vidro ótico.
Legal galera, acredito que o tiozinho da Nikon ia ficar contente de ver vcs brigando pela empresa dele.
Kkkkkk ! É esse o ponto !
a galera as vezes exagera, simplifica tudo…
não é um posicionamento clubistico, é um posicionamento em relação à quem faz nossas ferramentas de trabalho.
a forma como eu fotografo se relaciona como a nikon faz suas lentes, seus vidros.
existe padrões nas imagens que cada fabricante consegue. portanto no fluxo de trabalho de cada marca se atua de determinada forma. É interessante fazer essas relações.
Vcs acham quem pilota Airbus ou Boeng não está pensando em como os fornecedores da boing e da airbus se posicionam?
Todas as marcas fazem equipamentos bons, e todas querem nossos dinheiro. - é irrelevante falar nisso. Mas eu tb quero o dinheiro que eu consigo com o meu trabalho, e discutir essas nuanças faz parte de um bom trabalho.
Lentes melhores exigem menos processamento … Leia aquecimento… para corrigir distorções e etc.
Ta meio viagen essa paradinha
Num boto fé nesse tio ae nao
Bagulho é tudo Tailandia ha tempos
Made in japan ja morreu agora vem papo de made in nikon
O lance bom é fazer o que vende e Canon nada de braçada nessa aí seja la de onde vem os caco dos vidro
Exatamente.
Chega a ser constrangedor essa declaração, caso não seja erro de tradução.
Também vejo por aí.
Cada empresa faz seu marketing, e com o you tube isso ficou mais diverso. Texto tem uma certa linearidade, mas vídeo tem a emoção, tem o modo do indivíduo ser, cultura, etc…
Canais mais estabelecidos com essa preocupação com branding são mais competitivos, mais apaixonados pela marca, tem essa vibe. O interessante é sempre absorver pontos positivos, ignorar o que não gostou, ninguém é perfeito. Não tem como ser diferente com negócios.
Alguns de rumores me causam ansiedade. Nem vejo muito, mas trazem novidades. Trabalho deles.
Tem gente que endeusa um “mito” na política.
Eu estou endeusando a Nikon. Que muita alegria e remuneração me dá. Se você está incomodando com isso, é um problema pessoal seu comigo ou com a empresa.
Certamente está!
Se fosse a Canon, Sony ou Fuji o discurso seria outro. Mas é Nikon! Tem que crucificar.