É o meu xodó… Além disso, sonho de juventude… Com o perdão dos “profissas”, a denominação de uma F2, segue a seguinte lógica:
Nikon F2: Visor prismático DE-1 sem fotômetro;
Nikon F2 Photomic: Visor prismático DP-1. Fotômetro com célula CdS e indicação por agulha;
Nikon F2S Photomic: Visor prismático DP-2. Fotômetro com célula CdS e indicação por LEDs;
Nikon F2SB Photomic: Visor prismático DP-3. Fotômetro com célula de silício e indicação por LEDs;
Nikon F2A Photomic: Visor prismático DP-11. Fotômetro com célula CdS e indicação por agulha;
Nikon F2AS Photomic: Visor prismático DP-12. Fotômetro com célula de silício e indicação por LEDs.
Os dois últimos tipos, aceitam as lentes Nikkor AI. Os tipos anteriores, só conseguem operar com as pré-AI (com “orelha de coelho”).
Pois bem… Feita a apresentação, encontrei uma bela F2S, que veio numa bolsa com três lentes, uma 28 mm, uma 50 mm e uma zoom 70-105. Tinha ainda um punhado de filtros, para-sóis e o mais importante de tudo… Como a F2 era uma camera profissional, em geral a maioria dos exemplares encontrados, trabalhou incansavelmente, o que acaba mostrando as marcas do tempo nos corpos…
Minha F2S, era uma camera de amador avançado, ou seja, estava com um visual muito bom, sem grandes marcas de uso severo.
Mandei para um técnico de confiança que fez uma bela revisão nela e por whatsapp me disse que ela tinha um problema clássico da maioria das F2S, ou seja, envelhecimento da eletrônica do fotômetro, que compromete a precisão e condena a uma eterna descalibragem…
Infelizmente, foi o último trabalho dele… Seu cansado coração cumpriu a missão. Fui buscar a camera na oficina debaixo de lágrimas da família…
Lá no zap, ele me disse ainda, que uma boa solução seria encontrar um outro visor, de preferência um DP-12, o que transformaria minha camera numa F2AS.
Em teoria, beleza… Duro é encontrar um DP-12 que não exija a venda de um rim para aquisição…
Algum dos Srs já viveu história parecida???