Tenho duas cameras totalmente mecânicas, uma Nikon F2 e uma Nikomat FT2. Dia desses, apareceu um velho sonho a bom preço. Uma Nikon FM. Veio com lente. Uma lente Nikon Series E (aquela simples que vinha nas Nikon EL).
O estado da camera é muito bom. Obturador funcionando bem em todas as velocidades, fotômetro funcionando bem (o antigo dono teve a lucidez de guardar sem as baterias) e lente limpa e rodando lisa.
Um problema entretanto… Tem duas manchas paralelas longitudinais no visor. As manchas não chegam a afetar a operação e aparecem mesmo sem a lente instalada, logo estão ou no despolido ou no prisma. Alguém tem conhecimento de caso parecido?
Vou colocar um filme, fotografar e revelar. Se estiver tudo certo, acho que vou dar adeus à Nikomat FT2…
É bem comum. Minha última analógica foi uma Pentax ME Super (grande câmera!) que tinha um monte de partículas em algum lugar que nunca me dei ao trabalho de verificar onde era, justamente porque não saía nas fotos. Pensando bem, o caminho até o visor é cheio de superfícies onde pode acumular poeira: no espelho, despolido, no prisma e no visor; já o caminho até o filme só passa pela lente.
No meu caso, são duas linhas paralelas… cheguei a pensar que poderiam ser fios que se mexeram lá dentro…
Mas não tem nada… Coloquei um rolo de filme nela, vou analisar depois os resultados.
Muito provavelmente, pode haver algum vazamento de luz. Quarenta anos não passam impunemente. De qualquer jeito, terei de mandar pra um técnico pra fazer uma limpeza, trocar os selos de luz e tentar descobrir o que são as linhas misteriosas…
Pena que eu tinha um técnico aqui na minha cidade que além de competente era da minha total confiança. Minha Nikon F2 foi o último serviço da vida dele…
Comprei uma Helios 50mm que veio com uma camera Zenit com problema parecido. Quando procurei o motivo o consenso era desgaste (Desilvering/desprateamento segundo o google) no prisma.