“A Nikon Inc. fornece acesso a manuais de serviço, peças e ferramentas aplicáveis para permitir que você execute seus próprios reparos em determinados produtos eletrônicos digitais da Nikon.”
O ponto positivo é para as assistências técnicas. Além de suporte, oferece peças.
Espero que seja um ponto positivo para as assistências técnicas do Brasil.
Bendito movimento Right to repair
Que idéia maravilhosa, todas as marcas deveriam implementar isso.
Esse é o ponto para nós.
Será que vou voltar pra nikon? kkkkk
Grande conquista pra comunidade.
Agora é ver como chega no BR.
Excelente notícia. :worship: É um verdadeiro parto conseguir manuais de serviço da Nikon.
Uma ótima notícia.
Seria bom ter opiniões das assistências técnicas sobre esse novo suporte. Contexto.
Portsar entre outras.
Sabe que isso é feito para que eu ou você faça o reparo por conta própria, né?
Olhei o site. A ideia é muito boa mas (sempre tem um “mas”) tem bem pouca coisa disponível. De equipamento fotográfico, só tem disponível o manual da Z 28-400mm. Vamos ver como vai evoluir este serviço (vender peças e fornecer manuais de reparo também é um serviço).
Sim, mas eu tinha entendido também que seria uma nova iniciativa de acessibilidade, para atender também assistências na distribuição de peças.
Correto!
Nikon precisa colocar isso na mesa para competir com outras empresas, ou não ganha tanto espaço.
Sou cético quanto a isso realmente ser abrangente aos modelos que não sejam do interesse deles.
A Nikon sempre foi muito problemática para fornecer peças mesmo para as autorizadas. O pessoal da T. Tanaka e da Fotek que o digam. Era relavivamente fácil conseguir flats e tal mas era tudo muito, muito demorado. E olha que a Tanaka era a assistência técnica oficial da marca.
A turma quando precisava de mais agilidade comprava direto na US Camera.
Se ele realmente mudaram a postura anterior e passarem a vender peças a um preço viável, aplausos para eles.
Estou com você. Se funcionar para todos os modelos, e não somente para os “eleitos”, será ótimo.
De fato a Nikon sempre foi a pior em suporte pós venda dentre as fabricantes do seguimento fotográfico. Preços absurdos e prazos impraticáveis.
Certa vez levei uma D40 na T.Tanaka, ainda na época em que ficava Rua Avanhandava, e além do valor proibitivo, estimaram entre 90 e 120 dias para o conserto. E isso porque era a autorizada da época.
Deixei para lá e acabei comprando outra câmera.
Em Porto Alegre tinha a Udenio.
Eu fui bem atendido. Agora só na Argentina ou Uruguai.
Pois é… Facilidade de peças para assistência técnica é o ponto mais importante para quem pensa em trampar com fotografia. Ninguém quer um problema.
Não adianta marketing promover a marca se não tiver peças. Grande parte aqui do fórum faz algum bico com foto.
A marca que parece ter bastante peças e assistência é a Canon. A Sony não tem boa fama com assistência.
Realidade do Brasil. Se o governo cobrar impostos, não tem nem como loja ter venda forte.
E a realidade está mudando, com guerras a economia está pior.
Aqui os produtos Nikon Z tem cinco anos. O que é bom. Eu não garanto que aqui tenha peças com facilidade. Mas no Brasil, se não tiver peças no mercado comum.
Eu acho que no Brasil, tem o Mercosul e deveria ter uma mudança nos impostos das câmeras para o pessoal trabalhar.
Uma lei que de incentivo aos fotógrafos e comerciantes.
Nikon acabou de disponibilizar o manual de reparos para a Z6 III:
https://ssr.downloadcenter.nikonimglib.com/en_US/products/34/Z6III.html